Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Gesto competente do CPA

Francisco Carvalho - 06 de Setembro, 2012

Jos Sayovo volta a conquistar uma medalha de bronze depois de Beijing2008

Fotografia: Jornal dos Desportos

A conquista da primeira medalha de Angola (bronze) nos Jogos Paralímpicos de Londres, através de José Sayovo, na prova de 200 metros T11, já mereceu reacções de alguns angolanos, atentos ao desporto. Luciano João, professor de profissão, disse ao Jornal dos Desportos que a gestão competente do Comité Paralímpico Angolano (CPA) permite aos atletas angolanos, em especial a José Sayovo, obter medalhas nas grandes provas internacionais.

O docente justifica que, a título de exemplo, a instituição liderada por Leonel Pinto da Rocha já tornou pública a elaboração do seu programa para os Jogos Paralímpicos de Rio de Janeiro 2016. “Com objectivos definidos nos programas de trabalho, qualquer instituição só tem a ganhar. O desporto não é diferente. E nesse ramo, o Comité Paralímpico Angolano é a única instituição desportiva do país que demonstra competência e gestão rigorosa”, disse.

O estudante universitário Kiânvua Miguel assegura que José Sayovo é ícone do desporto mundial e a sua presença nos eventos internacionais resulta da organização de um grupo de homens que dominam a gestão desportiva. “Se houvesse empirismo no CPA, como se nota em outras federações, Angola nunca teria medalhas nas competições mundiais e Jogos Paralímpicos. Há profissionalismo sério de um grupo de homens que sabem o querem para o país”, disse. Kiânvua Miguel defende que a planificação de uma competição desportiva “não depende do valor de verba atribuída pelo Estado, mas pelos objectivos traçados”.

O estudante vai mais longe: “No país, os gestores das federações estão mais interessados no valor financeiro que recebem do Estado, do que no desenvolvimento desportivo. O CPA faz a diferença porque aposta no desenvolvimento.” Recentemente, Nádia Cruz, tesoureira do Comité Olímpico Angolano, disse que as metas devem ser definidas, colocar os atletas a competir e fazer planos para se obterem êxitos. “Representamos a África no andebol e basquetebol, mas vimos as dificuldades para arranjar jogos de preparação, porque tudo foi feito em cima do tempo”, sentenciou.

SENSUALIDADE
Kournikova reaparece em grande

É uma das mulheres mais sensuais do Mundo e, para tristeza de muitos, andava algo desaparecida. Mas Anna Kournikova está de volta. A ex-tenista é capa da edição de Setembro da “Maxim” australiana, onde mostra que continua tão sensual como antes. Radicada em Miami, a russa de 31 anos deixou a modalidade, mas mantém-se atenta ao desporto, tal como confidenciou à revista: “Gosto de futebol e adoro os Miami Heat, a equipa da minha cidade.”  Por isso não é de estranhar que a chegada de LeBron James a South Beach lhe tenha agradado. “Foi um momento de grande celebração!”, admitiu.

SHAKIRA
Desejos da gravidez são revelados

O primeiro filho de Shakira, de 35 anos, e Gerard Piqué, de 25 anos, nasce no final de Janeiro e, como grande parte das grávidas, a cantora sofre de alguns desejos inusitados. Sabe-se que Shakira come Nutella (creme de avelã com chocolate) e bebe gasosas de limão a toda a hora, isto numa altura em que está com cinco meses de gestação. A colombiana e o jogador do Barcelona ainda não sabem se querem que o bebé nasça em Espanha ou em Miami e por isso andam à procura da melhor clínica para o parto. De acordo com a revista colombiana “Gente”, Shakira está à espera de um menino que se vai chamar Ulcito, diminutivo de Ulisses.

BTT
Bike Angels prepara Brasil Ride


São uma equipa de portugueses bem conhecidos do público e preparam a participação numa das provas mais duras de BTT. Os Bike Angels, formados por Nelson e Sérgio Rosado, da banda Anjos, pelo ex-ciclista Marco Chagas e pelos atletas Paulo Quintans, Pedro Duque e Nuno Margaça aceitaram o desafio de competir no Brasil Ride 2012, uma ultramaratona de BTT com um percurso de 700 quilómetros, a decorrer de 23 a 27 deste mês, na Bahia.
O capitão Marco Chagas garante em Monsanto que a equipa está preparada para o que der e vier.

“Vai correr bem. A minha preparação, em particular, não foi a melhor, mas vou com muita vontade e fome de pedalar”, disse o antigo campeão da Volta a Portugal.  Desde que conquistou cinco medalhas em Londres’2012 o nadador, de 28 anos, tem andado numa roda-viva mediática.  Todos querem um “pedaço” da mega estrela e a última proposta parte do canal E!, que quer apostar num reality-show. “A ideia é seguirem-me a minha rotina diária, nos treinos”, disse Ryan Lochte ao site Celebuzz. A par desta proposta, o norte-americano esta a negociar a sua participação na série televisiva “90210” e pondera competir em programas como “Dancing with the stars”, entre outros.

AMIZADE
Magali sente falta de Romanela

Tão depressa os seus caminhos se juntaram como se separaram. Magali Aravena voltou este ano a Lisboa após o Benfica contratar Salvio e reencontrou-se com a sua amiga Romanela, namorada de Saviola. Contudo, estes últimos acabaram por fazer o caminho inverso e regressaram a Espanha. E agora as saudades apertam. No Twitter, a mulher do nº 18 encarnado colocou uma foto de Romanela no estádio do Málaga e mostrou que a amizade continua, apesar das fronteiras. “Oh sim!!! Nova contratação do Málaga”, escreveu a argentina, que juntou um “sinto muito a tua falta” na mensagem. Do outro lado, a resposta não se fez esperar e Romanela confirmou que também morre de saudades de Magali.