Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Gigantes da bola ao cesto

28 de Julho, 2011

Dois gigantes, dois homens, duas paixes. Vitorino Cunha e Jean-Jacques

Fotografia: Jornal dos Desportos

Dois gigantes, dois homens, duas paixões. Vitorino Cunha e Jean-Jacques da Conceição, o primeiro no banco, como treinador, e o segundo dentro das linhas de jogo, como atleta, souberam dignificar o nome de Angola com os títulos que o país conquistou na arena continental e com o prestígio granjeado pelo nosso desporto a nível internacional.  Por altura do Afrobasket do Madagáscar, em Agosto, ambos vão ser homenageados pela FIBA África, concretamente no dia 26, numa altura em que o organismo continental também reconhece os feitos de outras figuras do continente. Vitorino Cunha foi o primeiro treinador angolano a conquistar uma medalha de ouro num campeonato africano, além de ter sido, durante muito tempo, presidente da Comissão Africana de Treinadores e membro do Conselho Mundial de Treinadores, enquanto Jean-Jacques da Conceição mereceu, a seu tempo, a distinção de Melhor Jogador Africano. Eles merecem.


KO antes
do tempo

No estágio em Portugal, onde Angola participou no torneio de Guimarães, na preparação para o Afrobasket´2011, o azar bateu à porta de Divaldo Bunga, e o poste angolano foi o primeiro a ver o campeonato por um canudo, após sofrer uma malfadada lesão no jogo contra Portugal. E como a preparação da equipa não pode parar nem esperar por ninguém, ao poste angolano só resta a consolação de poder acompanhar a prova através das imagens televisivas e fazer força pelos seus companheiros. A vida é isso mesmo, feita de altos e baixos...


Nani na passerelle

Nani e toda a equipa do Manchester United, incluindo Alex Ferguson, desfilaram na segunda-feira em Nova Iorque. O evento decorreu em Wall Street, onde a equipa participou no espectáculo de moda "Hublot art of fusion", para angariar dinheiro para a Manchester United Foundation. Nani destacou-se pela postura bastante séria que assumiu ao desfilar, fazendo poses para os fotógrafos, encarnando um autêntico modelo de passerelle. De certeza que a sua namorada, Daniela Martins, está radiante com o desempenho do seu amado como manequim.



O novo candidato

O 1º de Agosto vai ter dois concorrentes ao cadeirão máximo do clube no acto eleitoral do próximo dia 1 de Agosto. Depois de Carlos Hendrick, Ambrósio Narciso, um agostino de alma e gema, anunciou a sua candidatura à presidência do clube, ele que já foi dirigente na qualidade de vice-presidente para o futebol. Dia 1, no pavilhão do Rio Seco, as coisas prometem aquecer.


Rumores de casamento
entre Shakira e Piqué

Os rumores de que Shakira e Gerard Piqué estarão perto do altar surgem após as especulações sobre uma gravidez da colombiana, desmentida de imediato pelo casal. O que eles ainda não desmentiram, até porque ultimamente têm andado muito distantes das redes sociais, foi esta notícia do casamento. Quem sabe se depois de terem passado férias juntos em Israel, Grécia, entre outros países, não decidiram dar o passo até ao altar. Resta esperar e ver se a boda está para chegar.


Património
Desportivo da Humanidade

Messi, Pelé e Hugo Sánchez foram eleitos "Património Desportivo da Humanidade", pelo IBOCC (Bureau Internacional de Capitais Culturais). Um total de 42 jogadores argentinos, 57 brasileiros e 41 mexicanos aspiravam ao prémio, mas foram os dois ex-jogadores e a estrela do Barcelona a vencer. A mesma entidade diz que esta distinção visa "impulsionar a consolidação da importância da preservação da realidade desportiva em todo o Mundo" e afirma que os critérios para a votação foram "a excelência desportiva e o jogo limpo".