Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Jogadores da seleco so homenageados amanh

Simo Kimbondo - 12 de Abril, 2013

Angola conquistou trs medalhas de bronze no ltimo africano

Fotografia: Jornal dos Desportos

O elenco liderado pelo médico Filomeno Fortes na Federação Angolana de Ténis de Mesa vai homenagear amanhã as selecções nacionais feminina e masculina de cadetes, que no Africano da Tunísia arrecadaram três medalhas de bronze. A cerimónia vai ocorrer no pavilhão anexo à sede da Federação entre as 10h30  e as 12h30.

A homenagem será feita com a entrega de ramos de flores e outros brindes aos membros da caravana e discursos de incentivo.

Além disso haverá uma demonstração de jogos, no centro de Alto Rendimento, localizado no mesmo recinto da Cidadela Desportiva, entre antigos praticantes e integrantes das selecções nacionais de seniores, como António Pimenta, actual seleccionador nacional, Miguel Gourgel, director técnico, e António Cabral, outro membro do actual elenco da FATM.

No final está previsto um almoço de confraternização, para o qual estão convidados os encarregados de educação, membros da equipa chinesa que acompanha o estágio dos angolanos na China, membros da Federação e dirigentes do Ministério da Juventude e Desportos.

Pelo facto, o técnico Manuel Pimenta, que acompanhou as duas selecções nacionais nas mais recentes competições internacionais e que segue o estágio dos novos talentos na China, manifestou-se bastante regozijado, apelando às autoridades desportivas que sejam céleres na atribuição dos prémios oficiais resultantes das medalhas obtidas, uma vez que constitui um incentivo aos jovens.

“Esta é a segunda vez que obtemos medalhas em Campeonatos africanos e esperamos que desta vez os prémios sejam de facto mais um incentivo, até porque agora conseguimos colocar dois mesatenistas nas selecções continentais que disputarão circuitos internacionais em nome de África ao longo de todo o ano, o que é de facto obra”, disse o técnico, que acredita na  renovação das futuras selecções nacionais de seniores com estes talentos.    
Os mesatenistas que integram a selecção continental são Aléssio Piter, que foi o terceiro melhor africano na competição que se disputou na Tunísia. Isabel Albino apurou-se mercê do triunfo nos quartos-de-final frente a uma tunisina.

Angola conseguiu pela primeira vez integrar dois atletas na equipa africana. A estreia de atletas angolanas num mundial aconteceu em 2000, na Malásia.

Durante o africano, o conjunto angolano arrebatou três medalhas de bronze, sendo duas por equipas, com Aléssio Peter/Paixão dos Santos e Rute Tavares/Isabel Albino e uma individual, com Aléssio Peter, que também recebeu o troféu “fair play” da organização.

Angola colecciona quatro medalhas de bronze no segundo ano de mandato de Filomeno Fortes, vencendo a primeira no africano disputado na Argélia em 2012, por equipas, através de Rute Tavares e Isabel Albino.


CAMISOLA
Papa agradece oferta
do San Lorenzo de Almagro


O Papa Francisco agradeceu a camisola que o San Lorenzo de Almagro lhe ofereceu, através de uma carta que o clube argentino divulgou quarta-feira na Internet e recordou a conquista do campeonato em 1946.

“Alegrou-me muito a atenta carta que, por ocasião da minha eleição para a Cátedra de São Pedro, entendeu por bem enviar-me, em nome do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, assim como a camisola da equipa que tão amavelmente me ofereceram”, escreveu o sumo pontífice na missiva remetida ao presidente do clube argentino.

Agradecendo o “apreço”, o Papa Francisco prometeu “pedir a Nosso Senhor que retribua generosamente essa delicadeza”, antes de recuperar algumas memórias gloriosas do clube.

“Ao ler as suas palavras, vieram-me à memória belas recordações, a começar pelas da infância. Segui, aos dez anos, a gloriosa campanha de 46! Aquele golo de Pontoni!”, pode ler-se na carta, na qual assegura “que nunca esquecerá o clube”.


BREVES
PUBLICIDADE

Irina faz papel de dona de casa


No papel de uma dona de casa muito especial, Irina Shayk encarna uma mulher sexy e provocadora na campanha da marca canadiana Dynamite, uma cadeia de lojas de roupa para mulheres. Quer seja a regar flores, sentada em cima de um fogão, a segurar um homem por uma mangueira, a namorada de Cristiano Ronaldo exibe o poder feminino dentro de quatro paredes.


INTERNET
Alonso festeja um ano no Twitter


Fernando Alonso fez quarta-feira um ano desde que chegou ao Twitter, uma data que o fez dar uma prenda aos seguidores – já são 1,5 milhões – respondendo a dezenas de perguntas feitas através desta rede social.

Alonso revelou a primeira parte da entrevista e o grande tema foi, obviamente, a Fórmula 1, mas houve espaço para a vida pessoal.

O piloto da Ferrari revelou a sua rotina em dias de corrida, quando, por exemplo, toma o pequeno-almoço às 8h30 e é obrigado a almoçar às 10h30.
O piloto espanhol disse ainda que quer terminar a carreira na F1 e na Ferrari. Caso isso não aconteça, é porque foi correr para outra categoria “apenas por diversão”.


MÉRITO

Gary Payton e Bernard 
entram no Hall da Fama


O lendário base Gary Payton e o extremo Bernard King, ex-estrelas da NBA, entraram segunda-feira no Hall da Fama do basquetebol americano.
Payton, que foi seleccionado nove vezes para o All Star Game (o Jogo das Estrelas da liga americana), precisou de esperar até aos 37 anos para conquistar o seu único título, como o Miami Heat, em 2007.

Começou a carreira em 1990 no Seattle Supersonics, no qual ficou 13 temporadas e formou uma dobradinha inesquecível com Shawn Kemp, com o qual foi finalista em 1996, perdendo com o mítico Chicago Bulls de Michael Jordan.

Com o apelido de “a luva”, Payton somou nada menos que 2.445 roubos de bola na sua carreira e foi eleito melhor defensor da NBA em 1996.
Além do Supersonics e do Heat, também teve passagens rápidas no Milwaukee Bucks, no Los Angeles Lakers e no Boston Celtics.

King, quatro vezes All Star, passou a maior parte da sua carreira no New York Knicks nos anos 80 e foi um dos maiores cestinhas da NBA, somando 19.665 pontos, uma média de 22,5 por jogo.

Também entraram no Hall da Fama Jerry Tarkanian, Guy Lewis e Rick Pitino (técnicos de equipas universitárias), a jogadora Dawn Staley, da WNBA e a técnica Sylvia Hatchell.

Os ex-craques Mitch Richmond e Tim Hardaway foram indicados, mas acabaram por não ser seleccionados.


Fàbregas é pai durante o jogo
A noite de quarta-feira foi única para Cesc Fàbregas. Além de ter sido titular e do Barcelona ter passado às meias-finais da Liga dos Campeões, deixando o PSG pelo caminho, o jogador ainda recebeu outra boa notícia: o nascimento da filha. Tanto Daniella Semaan, a mulher de Fàbregas, como Lia, estão de óptima saúde.Barcelona e Paris Saint German empataram quarta-feira a uma bola, tendo a elimatória ficado em 3-3, no cômputo geral.


Tamara chega à Rádio
A mulher do jogador do Benfica Ezequiel Garay é a nova colaboradora da rádio espanhola Happy FM, onde tem uma pequena participação semanal ligada ao seu novo site. “Quero que saibam ao detalhe o que vai ser e como podem colaborar. Um microfone, uma câmara, o meu computador e a vossa ajuda serão os meus instrumentos de trabalho”, revelou Tamara Gorro. A apresentadora confessou que quer estar ainda mais próximo dos fãs.