Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Jogadores mantêm greve

14 de Maio, 2015

Barcelona pode ser campeão sem entrar mais em campo devido aos quatro pontos de vantagem que tem sobre o real

Fotografia: AFP

A reunião entre representantes da Associação de Jogadores de Futebol de Espanha (AFE) e da Liga de Futebol Profissional (LFP), realizada nesta terça-feira, terminou sem acordo.

Desta forma, foi mantida a convocação para a greve de atletas agendada para este fim de semana, quando acontece a penúltima rodada do Campeonato Espanhol - que pode decidir o título a favor do Barcelona.

A paralisação foi definida pela entidade sindical dos atletas, com aprovação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por discordância com uma lei aprovada há uma semana, que modifica a distribuição das cotas de direitos de transmissão das partidas pela TV, transforma a negociação individual dos clubes em colectiva.

A RFEF convocou a paralisação por considerar que o governo ignorou  autoridade na negociação com a LFP (entidade que administra a primeira e a segunda divisões e, por sua vez, é favorável à mudança na proposta). E também por não concordar com alguns pontos do projecto.

Caso as duas últimas jornadas do Espanhol não aconteçam, o Barcelona pode ser campeão sem entrar mais em campo. Luis Rubiales, presidente da AFE, afirmou que a entidade defendeu na reunião de terça-feira que “todos os agentes do futebol cheguem a um acordo”, mas que a Liga Profissional não aceita estabelecer um debate.