Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Jovens do os parabns ao PR

Francisco Carvalho - 27 de Agosto, 2012

Alcino Siabala faz a entrega de material desportivo equipa de Luquembo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Jovens de oito municípios da província de Malanje reuniram-se no campo municipal de Lukembo, durante três dias, para comemorar o 70º aniversário natalício do Presidente da República de Angola, José Eduardo dois Santos, a assinalar-se amanhã. O evento desportivo, que começou na última sexta-feira, encerrou ontem com uma festa que se prolongou pela noite adentro. O momento mais solene ocorreu, quando os jovens em uníssono cantaram “Parabéns Presidente”.

O torneio de futebol denominado Taça 28 de Agosto, patrocinado e realizado pela Associação dos Naturais e Amigos da Região Songo (ANARSONGO), juntou equipas dos municípios de Luquembo, Caculama, Quirima, Cambundi Catembo, Quela, Quiuaba Nzoji, Malanje e Cangandala. Antes da abertura do evento, o presidente da Associação dos Naturais e Amigos da Região Songo (ANARSONGO), Alcino Siabala, fez a entrega de material desportivo, composto de camisolas, calções, meias e chuteiras, adquirido em Portugal através da Osofil Sports, aos representantes de todas as equipas participantes.

Luquembo é uma vila e município da província de Malanje. Tem 10 971 km² e cerca de 32 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Cangandala e Cambundi Catembo, a Este pelos municípios de Quirima e Xá-Muteba, a Sul pelos municípios de Cuemba e Camacupa, e a Oeste pelos municípios de Nharea, Andulo e Mussende. É constituído pelas comunas de Luquembo, Dombo, Capunda e Quimbango. A promoção do futebol, em particular, e do desporto, em geral, nas localidades municipais enquadra-se na estratégia de desenvolvimento social do Executivo angolano. Para o efeito, vários programas do Ministério da Juventude e Desportos foram lançados no intuito de dar à juventude mais opções de lazer. O programa mais recente está ligado à construção de Centro Desportivos Comunitários em todas as sedes municipais.

KATHERINE JENKINS
Desmentido de romance com Beckham

O casal Beckham volta a ser alvo de rumores de infidelidade, após uma brincadeira no Twitter ter tomado proporções desmedidas. Na última semana, circulou na rede social uma fotomontagem de uma falsa capa de revista, anunciando que Victoria e David Beckham estavam separados. Tudo por culpa de uma suposta traição do jogador dos LA Galaxy com Katherine Jenkins. Mas a cantora lírica britânica já desmentiu qualquer relação com o extremo, de 37 anos. “Li rumores horríveis aqui no Twitter e desminto categoricamente ter mantido algum caso com David Beckham”, escreveu Jenkins no microblogue. Não parece que a má-língua possa abalar o casamento dos Beckham, pais de quatro filhos e, ao que parece, muito felizes.

MO FARAH
Pai de duas gémeas

Foi uma das grandes figuras dos Jogos Olímpicos de Londres e tem agora nova razão para sorrir. Mo Farah foi pai de duas gémeas no último sábado e partilhou com os seus seguidores no Twitter a boa-nova: “Grandes notícias com o nascimento das minhas bebés! Gémeas…! Obrigada à minha mulher!”. Os nomes das meninas ainda não estão escolhidos, mas o campeão olímpico dos 5.000m e 10.000m diz que a sua enteada Rihanna não podia estar mais contente com a notícia. Durante os Jogos, as objectivas dos fotógrafos foram testemunhas da felicidade de Farah, da mulher Tania (na altura já no final da gravidez) e de Rihanna, uma família feliz no Estádio Olímpico.

NOVAK DJOKOVIC
Raquetes serradas por raiva
O sérvio Novak Djokovic serrou as suas raquetes depois do último encontro nos Jogos Olímpicos de Londres, em que perdeu a disputa da medalha de bronze para o argentino Juan Martín del Potro, revelou o presidente do Comité Olímpico do país, o ex-jogador de basquetebol Vlade Divac. As declarações do agora dirigente foram feitas para a emissora e portal de notícias sérvio “B-92”. “Depois do jogo, serrou todas as suas raquetes de raiva. Os seus objectivos para este ano eram vencer Roland Garros e os Jogos Olímpicos”, explicou Divac que acrescentou: “Nunca vi alguém lutar com tanta energia pela medalha e pela Sérvia. É algo contagioso”, afirmou o ex-jogador de basquetebol, que ainda revelou que Djokovic lhe pediu perdão no final do jogo. “Respondi que não tinha de me pedir perdão, porque é um campeão e vai continuar sempre a ser”.

BOCA JUNIORS
Tiros entre adeptos 

Confrontos, tiros e feridos. Foi este o resultado de mais um dia lamentável no futebol argentino. Os incidentes foram provocados por 900 adeptos que não são reconhecidos como claque oficial do Boca Juniors, de Buenos Aires, de acordo com o relato do jornal desportivo “Olé”. Apesar de estarem fora da “lista de convidados”, os adeptos resolveram viajar até Santa Fé, onde o Boca Juniors defrontou o Union no último sábado. Barrados na cidade de Rosario, bem antes de poderem chegar perto do estádio, regressavam a casa, em 11 autocarros, quando encontraram outros adeptos do Boca. Os confrontos sucederam-se, com agressões, tiros e feridos, em número ainda indeterminado. No Boca existe uma profunda divergência entre claques. Umas são organizadas e possuem bilhetes para os jogos. Outras são ilegais e as autoridades procuram mantê-las longe dos estádios.