Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Lito da Verita em festa

António Cristôvão - 11 de Outubro, 2015

Lito da Verita celebra meio século de vida com uma partida de futebol no bairro Zango III

Fotografia: Jornal dos Desportos


O campo principal do Zango III, no Largo da São, acolhe hoje, a partir das 9h00, um desafio de futebol oito de velhas glórias, entre os Amigos do Lito e os Galácticos FC, em alusão ao 50º aniversário natalício de Joaquim Francisco, também conhecido por "Lito da Verita", natural do Sambizanga, província de Luanda.

Lito da Verita foi antigo futebolista angolano, que actuou como lateral direito em diferentes equipas de Luanda. Na década de 80 do século XX, foi jogador das equipas Naturais FC, do bairro Rangel Ferroportuário (1984/85) e Progresso Sambizanga (1986/88). Do seu currículo, consta ter sido treinado  em diferentes clubes pelos técnicos Cuca e Vigário.

Para este jogo amigável de confraternização, o técnico Sílvio, dos Amigos do Lito, convocou os atletas Dito, Meganha, Riquinho, Couto, Angolano, Joka, Fulo, Dino Zenga, Mikitai, Guigui, Luís Zito, Binga, Zé Maria, Zico, Dady Dzeco, Lamy, Bisso, Paco, Pedro, Gomes, Zezinho, Mambaia, Simão Paulo, Menade, Tendele e Sampaio.

Do lado dos Galácticos FC, o técnico Ti Cláudio chamou Kikas, Tião, Dany, Gui, Neroy, Milson, Dário, Vander, Banha, Scura, Leo, Kabila, Macuto, Inácio, Lau, Wilson, César, Ary, Padre Dois, BG, Dias, Buco e Suvian.

Na equipa dos Amigos do Lito despontam Riquinho, que jogou pelo 1º de Agosto, Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca; Couto (Interclube e Selecção de Sub-17), Zico (Petro de Luanda e Progresso Sambizanga), Mambaia (Progresso Sambizanga) e Dino Zenga (antigo guarda-redes da Selecção Nacional de Honras de Futsal).

No conjunto dos Galácticos FC aparecem também antigos girabolistas, dos quais se destacam Kikas, que alinhou no Interclube e Benfica de Luanda; Gil Martins (1º de Agosto e Interclube) e Buco (Progresso Sambizanga).

Em perspectiva está um bom desafio de duas equipas de Velhas Guardas, que se conhecem bem, no campo do Zango III.

No ano passado, os Amigos do Lito venceram os seus confrades da Boavista, por 14-6, no campo da Textang, no bairro da Boavista, em Luanda. 
   
A homenagem a Lito da Verita faz parte do programa das Velhas Guardas de Luanda.


CRISTIANO RONALDO
CR 7 em Marrocos

 Cristiano Ronaldo foi dispensado da selecção Tuga no jogo frente a Sérvia e para celebrar a presença de Portugal, no Euro'2016, deslocou-se a Marrocos. Em companhia de um grupo de amigos, o craque do Real Madrid encontrou-se com outro desportista, que o recebeu em Marraquexe. O pugilista Badr Hari partilhou nas redes sociais um dos momentos de lazer de CR7. "Junto à piscina, a relaxar com o meu irmão. É sempre bom receber-te no meu lindo país", escreveu. Na quinta-feira, CR7 e amigos divertiram-se em grande estilo na noite marroquina.