Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Luanda abre mundial

Francisco Carvalho - 18 de Setembro, 2013

Presidente da Repblica descerrou ontem a placa da mais nova jia do desporto angolano localizado no municpio de Belas em Luanda

Fotografia: Francisco Bernardo

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou ontem o Pavilhão Multiusos de Luanda, palco da cerimónia de abertura e de encerramento do 41.º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, que começa na próxima sexta-feira até ao dia 28 do corrente.

Em ambiente de muita alegria, José Eduardo dos Santos percorreu vários compartimentos do empreendimento antes de receber a ovação da assistência jovem quando se dirigia à cabina presidencial.

Acompanhado de várias entidades, José Eduardo dos Santos foi informado do processo que conduziu à edificação da mais jovem jóia do desporto nacional.
Nas bancadas, jovens de vários estratos manifestaram sentimentos de felicidade por fazerem parte de um acto que marca o país.

O Pavilhão Multiusos de Luanda está construído numa área de 29.360 metros quadrados, comporta 12.000 espectadores e está orçado em nove mil milhões de kwanzas.

Localizado na zona adjacente do Estádio 11 de Novembro, no município de Belas, o multiusos de Luanda tem um camarote presidencial e 20 camarotes Vip. Quatro mostradores ocupam a zona central do tecto, a partir dos quais são transmitidos dados estatísticos dos jogos e imagens do interior em tempo real.

O Multiusos de Luanda tem uma sala de redacção, duas salas de conferências, sete salas de imprensa, uma sala de controlo antidoping e 12 bares. Para os actores directos dos jogos estão disponíveis oito balneários, dois para árbitros e um para cronometristas.

No exterior, há um parque de estacionamento para 920 viaturas, além de um outro no interior do pavilhão.

NELSON CUEVAS
Futebolista emprestado à música

A troca de palco exige muitas adaptações aos artistas. Essa não foi a sina de Nelson Cuevas. O futebolista é a mais nova sensação nas paradas de sucesso do Paraguai. Afastado dos relvados por problemas de meniscos, Cuevas está a destacar-se no mundo da música. O seu envolvimento com a música surgiu em 2010. À época, o seu compatriota Salvador Cabañas foi alvejado com um tiro na cabeça num bar no México. A propósito, Cuevas compôs uma música em homenagem ao atacante paraguaio, que ia disputar o Campeonato do Mundo de 2010. A sua voz fez sucesso e desde então o atleta apresenta-se em diversos programas do seu país natal, chegando a cantar na televisão argentina.

Apesar do seu sucesso ser hoje maior na música do que no futebol, o atleta garante que a sua última cirurgia, realizada em Agosto deste ano, vai resolver os problemas nos joelhos. Caso se cumpra o ditado “quem canta seus males espanta”, Cuevas tem tudo para se livrar dos problemas no joelho e voltar ao futebol. “Tudo está bem. Vou voltar a jogar. Vamos ver como a perna responde”, afirmou em entrevista ao site Uol Esporte. “Está tudo solucionado. Vou com tudo agora”. O jogador de 33 anos disputou 13 partidas, marcou dois golos com a camisola da equipa do Santos do Brasil.

Os problemas nos meniscos fizeram com que o atleta, desde 2007, passasse por quatro cirurgias para resolver a situação. Por conta das lesões, o atleta ficou com as pernas mais fracas e não conseguiu fixar-se em nenhuma equipa, passando por Santos, Universidad do Chile, Albacete de Espanha, Puebla do México, Cerro Porteño, Sportivo Luqueño, Sportivo Carapeguá e Deportivo Capiatá, todas do Paraguai. Neste último país, o atleta mal começou a treinar percebeu que não estava recuperado e largou o futebol.

FK VOZDOVAC
Estádio de futebol no Shopping


Stadion Shopping Center. O nome parece estranho, mas assim determinaram os donos. Um estádio de futebol dentro de um Shopping. A equipa da capital da Sérvia, FK Vozdovac, inovou de forma inacreditável na construção do seu novo estádio. A casa da equipa de Belgrado fica no quarto andar de um shopping.

O estádio tem capacidade para 5.174 adeptos com assentos cobertos e atende a todas as especificações técnicas da UEFA, segundo o clube. A relva é sintética e a capacidade do campo inovador pode aumentar para 13 mil pessoas em eventos especiais, como concertos musicais. O local recebeu o primeiro jogo da liga sérvia no último fim-de-semana e os caseiros empataram 1-1 na estreia com Jagodina.

MARK HALSEY
Possível suicídio de árbitro


O ex-árbitro do campeonato inglês, Mark Halsey, afirmou no seu livro, publicado em série no jornal “The Sun”, que teme pelo suicídio de um colega de profissão. A pressão sobre a arbitragem no futebol está a atingir níveis absurdos e algum juiz pode sofrer um “colapso nervoso”, caso seja provocado ou perseguido de forma excessiva, escreveu Halsey. O autor de 52 anos de idade aposentou-se na última época. “Se não houver um apoio especializado aos árbitros em relação à saúde mental e ao stress, podemos assistir a um suicídio em breve”, denuncia.

O ex-árbitro citou o caso do juiz Babak Rafati, que apitou no campeonato alemão e foi encontrado numa banheira com os pulsos cortados. Rafati tratava uma depressão. Halsey contou que já passou por um caso de stress extremo. Após apitar um penálti a favor do Manchester United, que foi decisivo numa vitória por 2 a 1 sobre o Liverpool, foi perseguido no Twitter e sofreu ofensas que faziam referência ao cancro que teve na garganta, curado em 2009.

LEILA LOPES
A noiva da estrela da NFL


Sete meses depois de anunciar o noivado, a manequim angolana Leila Lopes continua a preparar o casamento com Osi Umenyiora. Apesar da agenda preenchida, a Miss Universo 2011 quis estar presente num dos momentos mais importantes da estrela da NFL: a sua estreia pelos Atlanta Falcons no Georgia Dome. “Primeiro jogo em casa pelos Falcon e a minha primeira vez a ver o meu noivo com a camisola 50”, revelou a manequim angolana, que foi equipada a rigor para o jogo, tal como mostrou no Instagram. Falta só saber a data em que o casal sobe ao altar e que ainda não foi tornada pública.

»BREVES
LeBron James está casado

Antes do arranque da nova época da NBA, o basquetebolista dos Miami Heat, LeBron James, decidiu dar o nó com Savannah Brinson, mãe dos seus dois filhos. O casal casou-se no último sábado num hotel da Califórnia (EUA), numa cerimónia que contou com a presença de outras estrelas da NBA, como Dwyane Wade. Os convidados foram ainda surpreendidos por Beyoncé e por Jay Z, que cantaram o tema “Crazy in love”.

Neymar foi "ousado" na conquista de Bruna
Bruna Marquezine falou com a revista “Joyce Pascowitch” sobre a forma como Neymar a conquistou. A actriz afirmou que o jogador foi “ousadinho”. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”. Marquezine disse que Neymar conseguiu o número de telefone dela através de uma amiga. Ao ser questionada se acha o jogador do Barcelona bonito, a actriz foi categórica: “Acho-o lindo”. Os dois assumiram o romance no Carnaval deste ano.