Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Mais um aniversrio do COA

18 de Fevereiro, 2014

Gustavo Vaz da Conceio ( direita) ocupa actualmente a presidncia do Comit Olmpico Angolano cumprindo o segundo mandato

Fotografia: Paulo Mulaza

O Comité Olímpico Angolano (COA) assinala hoje 17 de Fevereiro, o 35º aniversário da sua fundação. Fundado em 1979 pelas Federações nacionais de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Hóquei em Patins, Judo, Natação, Voleibol e Xadrez,  o COA é uma instituição sem fins lucrativos, autónoma e que no exercício da sua actividade exclui qualquer discriminação de ordem política, social, étnica, racial e religiosa.

No mesmo ano mês de Outubro, foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) na reunião da Comissão Executiva em Nagoya, e ratificado na sua sessão de Fevereiro de 1980, em Lake Placid City. O COA, que teve como primeiro presidente Augusto Lopes Teixeira, tem como principais objectivos, divulgar, desenvolve e proteger o Movimento Olímpico e o Desporto em geral, preservar a sua autonomia e resistir a quaisquer pressões de ordem política, religiosa ou económica que o possam impedir de conformar à Carta Olímpica.

Assegurar uma efectiva representação da mulher nos órgãos de direcção dos diversos níveis hierárquicos, de acordo com os princípios do Movimento Olímpico, difundir junto da juventude o gosto pelo desporto e a prática desportiva como meios de formação do carácter dos indivíduos e de promoção da sua saúde e cultura fazem também parte dos objectivos.

Para tal, o Comité Olímpico Angolano organiza anualmente um dia ou uma Semana Olímpica destinada a promover o Movimento Olímpico, que inclua nas suas actividades a promoção da cultura e das artes no domínio do Desporto e do Olimpismo, e participe activamente nos programas da Solidariedade Olímpica do CIO.

Evento promocional
Espanhol Gené pilota
Ferrari  em Joanesburgo

A população sul-africana teve a oportunidade de ver um carro da Fórmula 1 a acelerar pelas ruas de Johanesburgo. Num evento promocional, o espanhol Marc Gené, piloto reserva da Ferrari, dirigiu o F60, modelo usado pela equipa no Mundial de 2009, numa pista de 1.480 metros montada no Soweto, subúrbio da maior cidade do país.

Gené pilotou a Ferrari, que foi utilizada no campeonato de 2009 pelo finlandês Kimi Raikkonen, de manhã e novamente à tarde. Além de dar voltas no pequeno circuito montado nas ruas, brincou de  arrancar e derrapar  em frente aos milhares de sul-africanos que acompanharam o evento promovido por um dos patrocinadores da equipa. «Foi um grande dia. É sempre divertido trazer um carro de F-1 para perto do público, o que nunca ocorre em um Grande Prémio. Estou feliz de ter feito isso pelas pessoas da África do Sul, especialmente às crianças, e mostrar como são empolgantes estes carros que não são vistos aqui há um tempo», disse Gené.

Sensualidade
Rita Pereira arrasa em Maputo


A actriz da «TVI» Rita Pereira está a aproveitar o tempo para viajar... E uma das paragens foi Maputo em Moçambique. A bela morena foi fotografada com os vestidos da estilista Micaela Oliveira, uma sessão que serviu para mostrar o trabalho da criadora portuguesa e também um pouco da realidade da cidade. «Depois de horas até à reserva dos elefantes, trocas de roupas no carro, fugidas entre os pingos de chuva e momentos de espera e paciência para conseguirmos estar tão perto dos animais, aqui fica o resultado», escreveu Rita Pereira no Facebook, muito orgulhosa do seu trabalho.

Recorde
Sérvio Novak Djokovic chega
aos quatro milhões de “gostos”


O tenista sérvio Novak Djokovic colecciona dezenas de importantes conquistas na modalidade, mas não é só dentro dos courts que soma sucessos. Durante o dia de ontem, o atleta celebrou no Facebook o facto de ter alcançado a marca dos quatro milhões de seguidores na rede social. «Obrigado a todos! Estou muito grato por todo o vosso amor e carinho! Juntos somos mais fortes, vamos continuar a espalhar amor e boas energias», escreveu o atleta, publicando uma fotografia para agradecer o feito. Recorde-se que o actual número dois no ranking mundial vai trocar alianças com Jelena já na primavera.

Descoberta
Rodriguez tem filho secreto


As boas actuações de Jesé Rodriguez, jogador do Real Madrid, chamaram a atenção da imprensa espanhola… Uma investigação do jornal «El Mundo» conta que o futebolista tem um filho secreto, de um ano e meio, na sua cidade natal Las Palmas, em Espanha. Ao que tudo indica, o craque é um pai babado (e viaja sempre que pode para poder estar com a criança). Porém, é tão reservado no que toca à vida privada que nem os companheiros de equipa sabem da existência do menino. Conforme a referida reportagem, quando Jesé assinou contrato com o Real Madrid comprou uma casa para o pai.