Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Meio sculo de Edith Pimentel

Simo Kibondo - 28 de Janeiro, 2013

Edith Pimentel, a funcionria mais antiga da Federao Angolana de Ciclismo (FACI)

Fotografia: Nuno Flash

Catarina Edith Pimentel, a funcionária mais antiga da Federação Angolana de Ciclismo (FACI), completou no sábado 50 anos, mais de 20 dos quais dedicados ao associativismo desportivo no Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), onde entrou em 1985 como trabalhadora efectiva quando este era ainda a Secretaria de Estado da Educação Física e Desportos.

Considerada uma autêntica biblioteca da modalidade em termos administrativos e financeiros, Edith Pimentel é a sobrevivente de todas as crises que a FACI já passou, desde a sua fundação a 19 de Julho de 1979, tendo entrado no ciclismo angolano em 1982, pela mão de Pascoal Van-Dúnem que, segundo reza a história, foi o primeiro dirigente que esteve à frente da modalidade até 1985, quando Catarina Pimentel passou de funcionária “eventual”( termo utilizado na altura para classificar as funcionárias estagiárias) para trabalhadora efectiva do Minjud. Ainda no tempo da então Secretaria do Estado de Educação Física e Desporto dirigida competentemente pelo então secretário de Estado, Rui Mingas, instituição que na altura tinha a responsabilidade de nomear as equipas para as Federações Nacionais (FNs), Edith Pimentel sobreviveu a todas as crises.


DESAFIO
Nicole e Hamilton trabalham em dueto


A ideia já é antiga, mas parece que só agora vai mesmo seguir em frente. Enquanto o campeonato mundial de Fórmula 1 não arranca, Lewis Hamilton, de 28 anos, tem trabalhado algumas músicas com a namorada, Nicole Scherzinger. O piloto, que no próximo ano vai defender as cores da Mercedes, é um exímio guitarrista e já há vários anos que o casal pensa num projecto a dois. “Ele está a trabalhar em algumas músicas, tal como eu. Vamos harmonizar e tornar-nos num só”, disse a cantora à rádio inglesa Capital FM. Vamos esperar pelo dueto, que tem tudo para dar certo! Lewis Hamilton quer brilhar na sua nova função. Depois da corrida, o piloto quer brilhar noutro ramo.


MODA
Irina surpreende com novo visual

A namorada de Cristiano Ronaldo, uma das morenas mais mediáticas do mundo da moda, surpreendeu anteontem os seus fãs com uma mudança radical de visual. A “prova do crime” foi uma fotografia que Irina Shayk publicou na sua página oficial do Facebook, na qual surge de cabelos longos... e ruivos. A imagem da beldade russa, de 27 anos, mereceu uma chuva de comentários, tanto positivos como negativos, e houve inclusivamente quem a comparasse a Angelina Jolie. Resta saber, no entanto, a opinião mais importante: a da estrela do Real Madrid, Cristiano Ronaldo!.

FELICIDADE
Danica reencontra o amor


Depois do fim do casamento com o fisioterapeuta Paul Hospenthal, a piloto norte-americana, de 30 anos, reencontrou o amor e novamente nos bastidores das pistas. Foi a própria Danica Patrick quem confirmou à Associated Press o romance com o colega de profissão Ricky Stenhouse, de 25 anos. “Estou muito entusiasmada por finalmente contar a alguém!”, desabafou a musa do automobilismo. O casal escondeu o relacionamento durante algum tempo e é fácil perceber porquê, já que ambos são pilotos e se preparam para competir um contra o outro na Sprint Cup da Nascar. Monotonia é algo que não vai, certamente, faltar a este namoro a alta velocidade!


TRISTEZA
O difícil divórcio de Kim Kardashian


Kim Kardashian quer pôr um ponto final na história que a liga a Kris Humphries, mas a tarefa não está fácil. Segundo o site RadarOnline, a morena, grávida do rapper Kanye West, ofereceu ao jogador de basquetebol dez milhões de dólares (cerca de 7,4 milhões de euros) para assinar os papéis do divórcio. O representante da estrela já veio recusar a tentativa de acordo. Segundo o TMZ, Kardashian quer que o atleta dos Brooklyn Nets pague os custos do divórcio. Ela considera que Humphries é responsável pela demora do processo e que, por isso, deve pagar 250 mil dólares em despesas legais. Uma novela que está longe de terminar.