Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Morre Mateus de Brito

03 de Abril, 2014

Mateus de Brito faleceu ontem em casa nos arredores de Lisboa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente do Atlético Petróleo de Luanda, Mateus Morais de Brito, foi ontem encontrado morto na sua casa no Dafundo, nos arredores de Lisboa.
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública informou que a instituição foi chamada a uma ocorrência com um morto na zona do Dafundo, entre as 6h30 e as 7h00. A Polícia Judiciária foi chamada ao local e pode desencadear uma investigação, caso sejam encontrados indícios de crime.A notícia do óbito foi dada por um sobrinho, que disse à imprensa portuguesa que o seu tio se sentiu mal, tendo sido solicitada a intervenção médica.Mateus Morais de Brito, de 53 anos, foi eleito presidente do Petro de Luanda a 14 de Janeiro de 2012 com 63 votos a favor, 56 contra e oito nulos e tinha como vice-presidentes Alfredo Soares, Amadeu Azevedo, António Amaral Aleixo, Benjamin Romano, Mário Oliveira, Tomás Faria e Victor Geovetti Barros.Durante o seu mandato, Mateus de Brito assumiu de peito aberto reconquistar a hegemonia do clube no país e em África. O futebol, andebol, ginástica e atletismo constavam das prioridades. Volvidos dois anos, a equipa de futebol é a única sobrevivente do país nas Afrotaças, a ginástica conquistou África, o atletismo divide palcos com o Interclube e o andebol continua a “senhora africana”.Mateus de Brito era quadro da Sonangol desde 1984, tendo sido nomeado Administrador da petrolífera estatal angolana em 2005. Em Fevereiro tinha sido exonerado pelo Presidente da República do cargo de vice-governador da província do Cuanza Sul para o sector económico, cargo para o qual tinha sido nomeado em Outubro de 2012.

MICHAEL SCHUMACHER
Casa transformada em hospital


A esposa de Michael Schumacher está a transformar a sua casa num verdadeiro hospital. Corinna Schumacher gastou dez milhões de libras para construir um quarto com os aparelhos necessários para a sobrevivência do ex-piloto, conforme  o tablóide inglês “The Sun”.  Michael Schumacher dificilmente vai deixar o estado de coma induzido ao qual foi submetido, de acordo com os médicos. Então, essa foi a  solução encontrada por Corinna para mantê-lo perto da família, no Lago de Genebra na Suíça, local onde vivem. Schumacher está internado num hospital na cidade de Grenoble, ao Sul de França, desde o dia 29 de Dezembro, quando sofreu uma queda enquanto esquiava nos Alpes Franceses e bateu com a cabeça numa rocha. Uma fonte próxima da  família disse ao jornal que o piloto dificilmente vai sair do coma: “Os médicos foram directos com Corinna. Cada vez mais parece que qualquer reversão do coma vai ser parcial e o que é mais provável é que vai ficar em estado vegetativo permanente pelo resto da sua vida. Para qualquer um, isso é uma catástrofe. Para alguém que passou a vida nas pistas mais velozes, dá para imaginar o que significa”.

NO BRASIL
Foto racista rompe contrato de trabalho


Um estagiário da Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil, foi afastado após postar no Facebook uma foto considerada racista. O adepto da equipa do  Grémio foi contratado a 10 de Março pela administração municipal, que disse não pactuar com a atitude do rapaz. A imagem postada mostra um aperto de mãos entre uma pessoa de etnia branca e um macaco nas vésperas do jogo entre Gre-Nal (Grémiox Internacional) acompanhada da legenda: “Paz no Grenal”. Em comunicado, a prefeitura informou que “Gramado é uma cidade sem preconceitos  e que recebe a todos de braços abertos. A Administração do município não pactua com qualquer acto que possa sequer indicar tons racistas, pelo que, é comunicado o afastamento do cargo de estagiário actuante junto ao Arquivo Público Municipal, de um funcionário popularmente acusado de racismo”. O estagiário tem o seu contrato rescindido enquanto as averiguações legais estiverem a tramitar.

BROOKLYN BECKHAM
Um novo modelo


Aos 15 anos de idade, Brooklyn Beckham, o filho mais velho do ex-craque inglês e da desenhista Victoria, estreou como modelo ao estampar na capa de uma revista britânica masculina, conforme  publicaram na terça-feira os meios de comunicação britânicos. O jovem aparece na capa da edição de primavera-verão 2014 da revista bienal “Man About Town”, sob o título “Drop the boy” (Solta o menino). As imagens foram feitas pelo conhecido fotógrafo Alasdair McLellan, o mesmo que lançou a sua mãe à fama com uma reportagem para a edição britânica da revista Vogue e  é amigo da família. O jovem veste uma roupa das marcas Ralph Lauren e Saint Lauren e mostra o seu lado mais rebelde. O director da revista, Ben Reardon, comentou que este primeiro trabalho como modelo de Brooklyn estampa uma reportagem de 20 páginas sobre o “estilo dos adolescentes” no qual mostra uma “cálida e sincera visão do momento em que um homem começa a expressar-se através da roupa”. O seu pai, ex-estrela do Real Madrid e do Manchester United, foi protagonista de uma capa em branco e preto da mesma publicação bienal no ano passado. Além disso, o seu irmão Romeo, o filho do meio da família, de 11 anos, já entrou no mundo da moda como modelo de Burberry  com apenas oito anos fez parte da lista dos homens mais bem vestidos do Reino Unido, que a cada ano é publicada pela revista GQ.

ANDERSON SILVA
O polícia dos SWAT


A recuperação de Anderson Silva está a ser muito mais rápida do que o esperado e tudo indica que o atleta deve voltar aos octógonos. Spider já pensa no que fazer depois de encerrar a carreira de lutador. O brasileiro está a formar-se como agente da polícia, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. “Todos os meus irmãos são agentes da Polícia e o meu tio também. Já tentei estudar no Brasil, mas desisti e o meu tio ficou um mês sem falar comigo. Dessa vez, vou até o fim”, disse ao jornal “Folha de São Paulo”. Faltam apenas sete meses para Spider  formar-se, mas os cidadãos da segunda cidade mais populosa dos EUA não vão ver o atleta a andar pelas ruas. O objetivo do brasileiro é criar um treino  específico para a SWAT e deixar o tio que o criou, um militar orgulhoso, segundo Anderson Silva.

»BREVES
Valdés agradece  mensagens de apoio 


Operado na segunda-feira para curar uma lesão no joelho direito, o guarda-redes Valdés agradeceu as mensagens de apoio que recebeu. A cirurgia ocorreu em Augsburg, na Alemanha. “Mando uma saudação a todos daqui da Alemanha e agradeço a todos que mandaram as suas mensagens de apoio e força. A operação, graças a Deus, correu bem. Estou muito feliz de como tudo foi realizado e agora estou com vontade de voltar para casa.

 Al-Azzawi ostenta Ferrari dourado
O lutador de kickboxing Riyadh Al-Azzawi elevou a sua ostentação a níveis impressionantes. Não bastou a aquisição de um Ferrari 458 Spider, o atleta fez questão de cobrí-lo com película de ouro. Gastou quatro mil libras para isso, valor irrisório se se considerar o preço do carro, 200 mil libras. O carro passou a ser o  centro de atenções em Londres. Riyadh  já  ganhou seis títulos e desde 2008 é campeão mundial invicto, com 47 vitórias e 35 KO.