Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

`Neblina agrada a Ernestina

04 de Janeiro, 2014

Atleta angolana quer mais postos de lanamento de neblina para refrescar os atletas

Fotografia: Kindala Manuel

O sistema de lançamento de ‘neblina’ no túnel do Prenda e na Marginal de Luanda foram as grandes novidades da São Silvestre de 2013, realizada no dia 31 de Dezembro, nas ruas da capital de Angola. A inovação agradou à maioria dos participantes e principalmente a fundista angolana Ernestina Paulino, a melhor do país na competição de estrada.

Em entrevista à imprensa, a corredora do Interclube elogiou a Federação Angolana de Atletismo por ter colocado o sistema de lançamento de neblina e os dois tapetes na partida e meta. Não obstante ter levado para o Lubango o’ cachet gordo’ da Sonangol, Ernestina Paulino manifestou-se descontente com o sistema de refrescamento durante o percurso, que de acordo com a fundista precisa de ‘mais postos’.

O ‘belisco’ de Ernestina estende-se ao número de participantes. A fundista da Huíla pede a Federação de Carlos Rosa para que reveja o número de participantes estrangeiros na corrida de fim de ano de Luanda. A diva do desporto argumenta que é necessário preservar o potencial dos atletas nacionais. E se isso não for feito, os angolanos vão assistir todos os anos a ausência de angolanos no pódio. Os quenianos Stanley Biwot e Priscah Jeptoo vão continuar a levar os prémios patrocinados pelo Estado angolano.

A São Silvestre de Luanda é uma competição de estrada que se disputa desde 1955 e durante os 58 anos de existências os angolanos João Ntyamba e Aurélio Mitty também inscreveram os seus nomes da lista de vencedores, tal como Ana Isabel.

A Federação Angolana de Atletismo promete inovar na corrida de fim de ano de 2014, as deliberações vão ser tomadas nas próximas reuniões de balanço da última edição da São Silvestre a ter lugar na próxima semana, em Luanda.


MAURO E WANDA

Lua-de-mel no Brasil


O casal, que agitou os bastidores do futebol na Itália e na Argentina com um escancarado triângulo amoroso nos últimos meses de 2013, Mauro Icardi e Wanda Nara, não escondeu  detalhes das férias de final de ano que tiveram no Sul do Brasil. Os argentinos, que agora vão morar juntos em Milão, postaram nas redes sociais diversos momentos da “mini lua de mel” num’ resort’  exclusivo durante o Natal, fizeram tatuagens em homenagem ao outro e tiveram até uma “maratona de carinhos”. A modelo argentina, Wanda, anunciou em Novembro o fim do casamento com o médio Maxi López, do Catania, após seis anos. Quando regressou a Buenos Aires com os três filhos,  foi surpreendida em Setembro com uma declaração pública de amor do também atacante Icardi, do Inter de Milão, ex-colega de equipa de Maxi e amigo pessoal do casal López. Numa das ocasiões, Mauro participou de um passeio de barco pelo Mar Mediterrâneo com os dois (Maxi e Wanda).


REMO
Calendário para doentes oncológicos


As atletas da equipa de remo da Universidade de Warwick, em Inglaterra, voltaram a despir-se para um calendário que vai ajudar a angariar fundos para uma instituição de solidariedade social, concretamente, para doentes oncológicos. As raparigas estrearam-se nestas lides no ano passado, e foram alvo de muitas críticas por “contribuírem para a promoção da ideia de que as mulheres são objectos sexuais”. O ataque não demoveu as jovens, que foram fotografadas num cenário relacionado com o remo. Até ao momento já foram feitas mais de 300 pré-encomendas do calendário, que custa menos de dez euros.


GEORGES ST-PIERRE
Cinturão do UFC roubado


Georges St-Pierre não deve guardar muitas boas lembranças do Ultimate, apesar de ter vencido Johny Hendricks e mantido o cinturão dos meio-médios no UFC 167. A vitória do lutador foi muito  contestada e também foi o duelo que marcou a paragem por tempo indeterminado do canadense. E esses não foram os únicos problemas. GSP alega  que o cinturão foi roubado após o combate.

“Depois de tomar banho após a luta, no momento em que vestia o  fato um grupo de pessoas apossou-se do cinturão e levou consigo sem me dar qualquer informação”, disse o canadense sem esclarecer quem são as pessoas. Em entrevista ao canal de TV ‘Informan’,  GSP manifestou tristeza ao dizer que desconhece ‘se foi um roubo, de facto, ou se simplesmente o ‘staff’ da UFC apoderou-se do  prémio e nunca mais devolveu”. O curioso é que após a luta, o GSP foi visto com o cinturão durante a conferência de imprensa. Um membro do UFC posicionou o objecto à frente do lutador assim que chegou ao local. Porém, depois das entrevistas, o canadense foi embora sem segurar o cinturão, que, de acordo com as declarações, continua desaparecido. Agora, um novo cinturão vai ser posto em jogo, no UFC 171, no dia 15 de Março, no duelo entre Johny Hendricks e Robbie Lawer.


ANDERSON SILVA
Filho pede aposentação


Depois da fractura sofrida na luta contra Chris Weidman para o  cinturão dos médios no UFC 138, a aposentação de Anderson Silva é uma possibilidade muito comentada pelos fãs. Kalyl Silva, filho de Anderson Silva  é uma das vozes que se opõe a vontade de  seu pai em regressar aos treinos, quando se recuperar da lesão. O adolescente de 15 anos de idade mostrou muito respeito a Weidman e pediu a aposentação de Spider, nome pelo qual é conhecido o  pai nas lides desportivas. “Espero que se aposente e vá para casa, porque estou cansado de ver o meu pai treinar todos os dias e depois ficar dois ou três meses fora de casa. Contudo,  voce é o meu campeão, pai”, escreveu o adolescente nas redes sociais. Spider já deixou o Centro Médico Universitário de Las Vegas, Estados Unidos da América, onde fez cirurgia para colocar uma haste na tíbia e passou o Ano Novo em casa com a família. O médico do UFC Steven Sanders, que tratou o lutador brasileiro, disse que a operação foi um sucesso e afirmou que o prazo de recuperação é de três a seis meses.


BREVES


Schumacher passa aniversário no hospital

Michael Schumacher completou ontem 45 anos de idade no leito de hospital. A família do maior campeão da história da Fórmula 1 não teve motivos para comemorar. O heptacampeão mundial continua em coma induzido num hospital da França, depois de um grave acidente de esqui, quando pretendia ajudar uma criança, que saiu da zona permitida. O ex-piloto alemão embateu em duas pedras e na terceira, o capacete não resistiu a pancada.


Berlusconi apresenta recurso contra ‘Rubygate’

O dono do AC Milan e ex-chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi  apresentou oficialmente  na última quinta-feira, um recurso contra a sentença de sete anos de prisão pelo escândalo sexual ‘Rubygate’,  anunciaram os seus advogados. «Il Cavaliere», de 77 anos, foi condenado em 24 de junho, em primeira instância, a sete anos de prisão por abuso de poder e prostituição de menores. A pena não deve ser  aplicada enquanto houver recursos legais.