Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Ntyamba parte na pole

Francisco Carvalho - 10 de Outubro, 2012

Joo Ntyamba apontado como virtual vencedor das eleies de Novembro

Fotografia: Jornal dos Desportos

O antigo fundista João Ntyamba oficializou, na última segunda-feira, a sua candidatura à presidência da Federação Angolana de Atletismo. A lista foi entregue à Comissão Eleitoral num “sprint” que ultrapassou a do presidente cessante, Carlos Rosa, que o fez a posteriori. De acordo com o regulamento eleitoral, a lista de João Ntyamba passa a ser a “A” e a de Carlos Rosa “B”. Depois de quatro anos de convívio, os dois “amigos” decidiram partir da meta em pistas diferentes, numa corrida que termina a 6 de Novembro.

A decisão de João Ntyamba em concorrer ao cadeirão máximo da Federação Angolana de Atletismo está a merecer elogios mo seio da modalidade. A experiência internacional e a gestão das suas escolas de atletismo são apontadas como vantagens para fortificar a modalidade. Experts da modalidade afirmam que a lista de Ntyamba parte na “pole position” num “sprint” que pode terminar no lugar mais alto do pódio, pois, a imagem que ostenta no mundo e no país é outra vantagem. “Com João Ntyamba na liderança do atletismo nacional, o país só tem a ganhar, pois quem o vê, vai olhar para Angola”, disse Joaquim Carlos.

João Ntyamba nasceu a 20 de Março de 1968 na província da Huíla. Começou a sua carreira internacional sob orientação de Fonseca e Costa, treinador português que o recebeu e treinou no princípio da década de 80 do século XX nas terras dos tugas. Do seu historial, constam participações em provas internacionais em todo o mundo. Teve seis participações em Jogos Olímpicos, um recorde entre os atletas participantes. Antes de terminar a carreira, recebeu ofertas de trabalho como treinador no Brasil, Colômbia e Coreia do Sul, países onde competia com regularidade. O amor à pátria falou mais alto e hoje transmite conhecimentos aos mais jovens em todo o território nacional, através da sua escola Ntyamba Sports.

RONALDO FENÓMENO
Publicidade em família


A família do antigo internacional brasileiro decidiu juntar-se ao craque numa campanha publicitária para uma marca de medicamentos genéricos. Ronaldo fenómeno fez-se acompanhar da mãe, Sónia, e dos filhos Ronald e Alex. O “Fenómeno” é ainda pai de duas meninas do seu actual casamento com Bia Anthony – Maria Sophia e Maria Alice, mas nenhuma delas participou no anúncio. A antiga estrela dos relvados, que concorre neste momento num programa de TV para emagrecer, partilhou a imagem ao lado da família através do Twitter. “Até a minha mãe participou”, escreveu de forma a captar a atenção dos fãs para o seu novo trabalho.

RIVER PLATE
A maior bandeira do mundo


Milhares de adeptos do River Plate foram às ruas de Buenos Aires na última segunda-feira para apresentar a “maior bandeira do mundo”, que tem quase oito quilómetros de cumprimento e entrou no Livro Guiness dos recordes. Os cerca de 50 mil adeptos que participaram do desfile terminaram a sua caminhada no Estádio Monumental, onde assistiram a uma partida amistosa. A bandeira tem 7.829,74 metros de cumprimento e 4,5 de largura, de acordo com um acto notarial enviado à organização Guiness para oficializar o recorde. Ela foi realizada com pedaços de pano doados por adeptos de toda a Argentina e também de outros países como Austrália, Espanha, Chile e Peru. O River é o clube mais vitorioso do futebol argentino, com 34 títulos nacionais e duas Taças Libertadores.

MARIO BALOTELLI
Apartamento de luxo


Depois de ter reatado o namoro com Rafaella Fico, que vai ser mãe de um filho seu em Dezembro, o avançado do Manchester City comprou agora um apartamento de luxo em Brescia, Itália, pela módica quantia de 750 mil dólares. A casa foi escolhida por Mario Balotelli em conjunto com a manequim italiana, através da internet, e vai ser o lar de ambos e do futuro herdeiro, sempre que o futebolista transalpino esteja de folga. O local foi também bastante pensado, pois o apartamento situa-se perto da casa, onde vivem os pais adoptivos de Balotelli, de uma universidade e do Estádio de futebol da cidade. Aparentemente, as discussões e pedidos de testes de ADN já lá vão e o controverso jogador está cada vez mais entusiasmado com a ideia de ser papá!

JENNIFER LOPEZ
Adepta do Real Madrid


O jogo entre Real Madrid e Barcelona atrasou o início do concerto de Jennifer Lopez em Madrid, mas isso não a afectou. A cantora norte-americana foi vista momentos antes do clássico com os dois filhos, os gémeos Max e Emme, os três vestidos a rigor para assistir à partida através da televisão. A actriz norte-americana, de origem latina, envergava uma camisola do Real Madrid personalizada com o seu nome e o número 24, mas acabou mesmo assim por não dar sorte ao clube treinado por José Mourinho. Um empate a dois golos foi o que J-Lo teve direito a assistir antes de subir ao palco, onde arrasou mais uma vez... aí já vestida de forma sensual. Será que aqueceu a voz ao gritar por CR7?