Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O rbitro de lupa opaca

Francisco Carvalho - 29 de Abril, 2013

Pedro dos Santos acusado de fazer a pior actuao na sua carreira desportiva

Fotografia: Kindala Manuel

A tarde do último sábado foi o pior dia de muitos angolanos que se deslocaram ao Estádio dos Coqueiros, em Luanda, para testemunhar o jogo entre Kabuscorp e Libolo. A actuação do árbitro Pedro dos Santos deixou “doentes” e “frustrados” não só os adeptos e dirigentes do Libolo, como também do Kabuscorp e de outras equipas que militam no Girabola. Em causa está a sinalização de “duas faltas” que precederam os lances de dois golos da equipa da província do Kwanza-Sul.

No círculo da imprensa desportiva, concretamente, os fotógrafos, os profissionais de imagem deixaram de captar o ambiente que se vivia nos bancos das duas equipas para se concentrarem na análise do ajuizamento de Pedro dos Santos. Por força da “má actuação” ou não do árbitro, os fotógrafos travaram fortes discussões entre si. De muito resmungar, perderam-se, porque não sabiam a que instituição se dirigir, para averiguar a verdade.
A “febre” dos fotógrafos também se viveu nas bancadas e nas ruas após o jogo. Diferentes adeptos questionaram se há verdade desportiva no Girabola, depois de se assistir a “tamanha vergonha” do futebol nacional.

Lourenço Miguel, adepto do 1º de Agosto, era um homem inconformado. Sem as cores do clube ao peito, disse: “O Kabuscorp tem bom futebol e não precisa de favores de Pedro dos Santos. A péssima actuação só o coloca mais longe da elite do futebol africano e mundial”. Para Lourenço Miguel, “em nenhuma parte do mundo o árbitro tem competências para inventar faltas que só os seus olhos viram”. “O jogador do Libolo subiu até ao quinto andar sem contacto com ninguém e cabeceou a bola para a baliza adversária. Onde Pedro dos Santos viu a falta?”, questiona.

Mateus Kitembo, adepto do Petro de Luanda, disse que “o segundo golo do Libolo foi tão limpo quanto a agua potável, mas o senhor Pedro dos Santos usou das prerrogativas que a lei lhe confere para faltar ao respeito aos homens de futebol; faltou-lhe visão, pois estava opaca”. A continuar assim, “vale mais parar o Girabola, para evitar que muitos adultos sofram de AVC”.



CRISTIANO RONALDO
Sábado em família

Afastado da convocatória de José Mourinho para o dérbi com o Atlético Madrid devido a um problema físico contraído no encontro com o Dortmund, Cristiano Ronaldo aproveitou para passar um sábado em família. Na sua página de Facebook, Kátia Aveiro publicou várias fotos na sala da luxuosa casa do irmão, onde os Aveiro mostraram mais uma vez uma grande união. Numa das fotos, a mãe Dolores junta-se aos dois filhos mais novos para um bonito retrato familiar. “Mãe orgulhosa dos filhos... Mãe querida...”, escreveu a cantora, que está em Madrid desde sexta-feira. Quando se aproxima o jogo mais importante da época, a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, com o Borussia, CR7 não dispensa o apoio dos mais próximos.


NOVAK DJOKOVIC
Fidelidade ao amigo “Pierre”

O cão é o melhor amigo do homem, diz-se, e Novak Djokovic parece levar essa máxima a sério. Agora, “Pierre” acompanha o tenista para todo o lado, inclusive para... sessões fotográficas. Depois de ter partilhado a alegria da vitória no Masters de Monte Carlo com o seu caniche de estimação, o número um mundial voltou a usar as redes sociais para mostrar o seu querido companheiro peludo. “Acreditem ou não, sessões fotográficas também fazem parte do meu trabalho. Tive uma esta manhã”, começou por escrever o sérvio no Twitter. Minutos mais tarde confirmou a presença do amigo de quatro patas no estúdio: “Sim, o ‘Pierre’ esteve comigo também.” É caso para dizer que há cães com sorte!   


EX-DEFESA BRASILEIRO
Sorlei na prisão


O ex-defesa das equipas brasileiras Fluminense, São Paulo e Curitiba, Sorlei, foi detido pela Polícia Federal (PF) após ter a sua prisão decretada pela Justiça a meio da semana passada. Segundo informações do “Diário Catarinense”, o ex-defesa é acusado de ser o chefe de uma quadrilha de contrabando em Curitiba, capital do Estado do Paraná. Os bandidos subornavam os agentes da Polícia de Trânsito do Estado para facilitar a entrada de carregamentos de contrabando. De acordo com o portal, assessores de um deputado estadual e três coronéis da Polícia Militar também faziam parte do esquema. Os criminosos utilizavam Santa Catarina como ponte para lavar dinheiro e fazer investimentos em jogos de azar. Revelado pelo Curitiba no início dos anos 90, Sorlei foi peça importante no título estadual do Fluminense em 1995. No ano seguinte, o ex-defesa transferiu-se para o São Paulo, onde não reeditou as boas actuações que teve no clube carioca. Devido às lesões constantes no joelho, o ex-jogador encerrou a carreira precocemente aos 28 anos, em 2002, quando actuava pela Portuguesa Santista.


ROMÁRIO E PELÉ
Polémica tem mais capítulos


A polémica entre Pelé e Romário, dois famosos ex-futebolistas brasileiros, continua quente. O empate (2-2) entre o Brasil e o Chile, em Belo Horizonte, não agradou aos adeptos brasileiros, que não pouparam Neymar e a selecção de Scolari, que ouviram assobios. O ambiente provocou uma nova troca de palavras entre os antigos craques canarinhos. De um lado, Pelé saiu em defesa da selecção e sugeriu que a base da equipa fosse composta por jogadores de um só clube. “Neymar não tem culpa nenhuma. É um jogador só. Volto a dizer, o Corinthians foi campeão sem ter um grande jogador, um craque”, salientou o ex-jogador, criticando ainda Romário: “Ele fala, porque não sabe muito bem o que quer. Sempre fui muito católico e Deus dizia que perdoava os ignorantes. Por isso, também perdoo os ignorantes”. Estas declarações foram feitas durante um almoço em São Paulo, que juntou vários antigos campeões do Mundo pelo Brasil e o ministro do brasileiro dos Desportos, Aldo Rebelo.

A resposta de Romário não demorou muito a surgir e chegou com toda a força. “Quem é o Pelé para chamar alguém de ignorante? Antes, dizia que ele, calado, era um poeta. Agora, digo que é um boçal. Pelé não é católico... Ele nem assumiu a filha que morreu em 2006 (Sandra Regina), nem foi ao funeral dela... Isso não é de um pai católico. Ele tem de se ver ao espelho. Está completamente enganado em relação a quem é ignorante. Tanto que o clube que ele queria que fosse a base da selecção esteve bem representado no empate com o Chile e ganhou uma das maiores vaias da história. E eu sou o ignorante?”, atirou o deputado Romário, que deixou um conselho ao craque Neymar: “O futebol é isto mesmo, ele que se prepare. Quando as coisas correrem mal, tudo vai cair em cima dele, como aconteceu comigo e com Ronaldo. Neymar tem de ter inteligência e sair de perto de Pelé”.