Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O beneficiário do primeiro protótipo da Nike

19 de Julho, 2015

Matthew Walzer está feliz com as sapatilhas

Fotografia: AFP

Matthew Walzer nasceu prematuro e com uma paralisia cerebral. O jovem conseguiu superar muitas das suas limitações físicas; contudo, tem apenas flexibilidade numa das mãos. Um obstáculo que o impede de realizar tarefas simples do dia-a-dia.

Em 2012, Matthew Walzer enviou uma carta à empresa Nike, na qual expôs o problema. "Usei sapatilhas de basquetebol da Nike toda a minha vida, porque preciso de apoio nos tornozelos. Visto-me sozinho, mas os meus pais têm de me atar os sapatos, o que é extremamente frustrante e embaraçoso", dizia a mensagem enviada pelo jovem, que sensibilizou o designer da Nike, Tobie Hatfield, que trabalha com atletas olímpicos, justamente com o objectivo de os ajudar a superar desafios semelhantes.

Nesse ano, a Nike entregou a Matthew o primeiro protótipo e agora nasceu o modelo Flyease, uma inspiração desenvolvida para pessoas com deficiências e limitações físicas. Actualmente, o rapaz concluiu o segundo ano na Florida Gulf Coast University e conheceu o seu herói, o basquetebolista LeBron James. A sorte de Matthew Walzer é única entre os mil pedidos à Nike...