Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O benfeitor do União da Madeira

07 de Janeiro, 2016

As façanhas de Cristiano Ronaldo no campo e o seu lado de benfeitor fazem dele cidadão muito admirado na ilha portuguesa

Fotografia: DR

Quando garoto, Cristiano Ronaldo passou dois anos nas categorias de base do Nacional, a maior equipa da Ilha da Madeira. Mas foi noutro clube do Funchal, a cidade onde nasceu, que teve a sua história transformada. Foi graças ao dinheiro de CR7 que o União da Madeira voltou à primeira divisão, depois de 20 anos de ausência. Devido ao investimento feito pelo jogador, a equipa mantém-se fora da zona de despromoção nesta época.

A parceria foi selada em Novembro de 2014, quando o Museu CR7 se tornou no principal patrocinador do clube.Em Maio do ano passado, veio um segundo passo. Hugo Aveiro, irmão do jogador e responsável pelo museu, assumiu uma cadeira no Conselho Administrativo do União da Madeira.Apesar do investimento de Cristiano Ronaldo no clube nunca ter sido revelado, o valor foi suficiente para mudar o status da equipa da Ilha da Madeira.

A equipa oscilava entre a segunda e a terceira divisões, desde 1995. Agora, conseguiu o acesso para o primeiro escalão do futebol luso no fim da época passada, após a injecção de dinheiro da estrela do Real Madrid. Neste ano, faz uma campanha  razoável para uma equipa que ficou afastada do primeiro escalão por tanto tempo. É a 15ª classificada do Campeonato Português e tem quatro pontos de folga para a zona de despromoção.

Foi ainda a única equipa que derrotou o Sporting de Portugal, líder da competição e, curiosamente, o clube em que Cristiano Ronaldo despontou para o estrelato. A vitória por 1 - 0, no dia 20 de Dezembro, foi acompanhada a partir do Estádio por Dolores Aveiro e Cristiano Ronaldo Jr., respectivamente, a mãe e o filho do jogador. Ambos carregavam instrumentos de apoio ao União.“O Cristiano Ronaldo para o pessoal da Ilha da Madeira é como se fosse o Neymar para o Brasil. É o rei, idolatrado por todos.

Tem até uma estátua  na avenida da praia”, disse o meia campista Breitner. Companheiro de Neymar, na base do Santos, chegou ao Funchal em Julho e veste a “camisola 10” do União. O elenco ainda conta com o meia -campista brasileiro Danilo Dias e com o defesa Tiago Ferreira, ex-capitão das selecções de base de Portugal.Todos são pagos, ainda que indirectamente, por Cristiano Ronaldo. Afinal, é ele quem dá as cartas no União. Na linguagem, das terras angolanas, podia dizer-se que é o "Kangamba" de lá.