Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O futebol est de olho

02 de Setembro, 2010

Mercado Roque Santeiro observou centenas de crianas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A desactivação do mercado informal do Roque Santeiro, localizado nos arredores do bairro Sambizanga, é uma medida acertada no tempo actual. Muitas crianças, que fugiam da escola, encontraram naquele espaço, o "teatro de diversão" para fustigar os vendedores e compradores com roubos. O fim do exercício comercial vai permitir às crianças voltarem às aulas e encher as ruas e ruelas de diferentes musseques de Luanda. O bom hábito da prática de futebol pode ganhar novos alentos para colmatar o tempo vazio. É com muita pena que, no próximo dia 4, se saberá o destino das equipas de futebol Norberto de Castro, uma colectividade que abarca centenas de crianças e de jovens. Em reunião, a direcção vai procurar discutir outras fontes de receitas para o clube.

Incongruências intoleráveis

O presidente do Recreativo da Caála, Horácio Mosquito, disse, na última terça-feira, que a rescisão de contrato com o treinador David Dias está relacionado com "incongruências" intoleráveis. Em entrevista à TPA, o jovem dirigente afirmou que "no Caála não se admite a atribuição de elogios" a uma só pessoa, porque o trabalho é de uma equipa de profissionais. O prestígio atribuído a David Dias pode estar na base da tomada de decisão de rescisão do contrato oficial, que deve acontecer hoje no Huambo. Após o jogo contra o 1º de Agosto, na Cidadela Desportiva, Horácio Mosquito reuniu-se de imediato com outros membros da direcção para tomar a decisão final sobre as "incongruências" de David Dias. A derrota pesou na hora da decisão.

Lula é homenageado

O presidente do Brasil, Lula da Silva, foi homenageado na última terça-feira, no evento de comemoração ao centenário do clube Corinthians. Durante a cerimónia, Lula recebeu uma caixa com uma "colecção" de objectos corintianos. Dentre os objectos estava uma faixa de "presidente da República Popular do Corinthians" e uma camisa oficial e personalizada do clube. Após ser homenageado, Lula da Silva fez um discurso. Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, dirigiu o evento e a festa foi promovida pelo Clube dos 13. Lula subiu ao palco, onde festejou como se estivesse a comemorar um título.

Sim e ámen de Van Gaal

O atacante Luca Toni, ex-Bayern de Munique e actualmente no Génoa de Itália, disse à imprensa que o técnico holandês da equipa alemã, Louis van Gaal, não gosta "de jogadores do Sul" porque não obedecem como os demais. "Van Gaal não gosta de brasileiros, argentinos ou até mesmo de italianos; prefere trabalhar com holandeses e alemães – jogadores que têm a mesma mentalidade", disse Toni ao jornal "Bild". O jogador italiano citou como exemplo o caso de Martín de Demichelis, que perdeu o lugar de titular no clube da Baviera, por arrastar "problemas com o técnico Van Gaal". Luca afirma que o holandês "não suporta que um jogador não lhe diga sempre sim e Ámen". O campeão do Mundo de 2006 deixou o Bayern de Munique, em Janeiro passado, depois de vários desentendimentos com o técnico holandês.