Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O lado maternal de Marximina

Josefa Tms - 02 de Maio, 2013

Marximina Bernardo consolou Ito ante o olhar solidrio de Jos Domingos

Fotografia: Jos Soares

Marximina Bernardo surpreendeu o país quando se tornou a primeira mulher árbitro de futebol em Angola. Marximina conseguiu este feito com muita determinação, coragem e acima de tudo competência dentro de um mundo (entenda-se do futebol) historicamente ligado aos homens. Debaixo daquele aspecto de mulher determinada e decisiva, o JD foi descobrir o lado maternal da árbitra, no jogo do Girabola entre o Benfica de Luanda e o Progresso do Sambizanga, disputado no estádio dos Coqueiros.

Marximina Bernardo extrapolou as suas competências dentro das quatro linhas e deixou falar mais alto o seu lado maternal ao prestar auxílio ao avançado Ito, do Progresso do Sambizanga. Em boa verdade, esta não é tarefa do árbitro, uma vez que existem as equipas médicas e, como manda a regra, a equipa da Cruz Vermelha em campo. Contudo, a dor de Ito não deixou indiferente a árbitra do jogo, que não se fez rogada e consolou o jogador ante o olhar solidário do guarda-redes José Domingos do Benfica de Luanda. Bonito gesto.


COM MODELO BELGA
Mario Balotelli termina namoro


Mario Balotelli terminou o namoro com a modelo e dançarina belga, Fanny Neguesha. Segundo o jornal de Milão “La Gazzetta dello Sport”, na terça-feira, um dos romances mais estrondosos do futebol italiano acabou. O jornal publica que o relacionamento entre os dois durou pouco e que desde a semana passada já se intuía que o namoro tivesse terminado.

Desde então, Balotelli tem sido visto sozinho em Milão ou acompanhado dos amigos Antony e Giorgio Petrosyan, este um arménio campeão de artes marciais. No final de Março, em entrevista à revista “Vanity Fair”, Balotelli disse que estava “apaixonado” por Neguesha e havia agradecido à belga por lhe fazer “encontrar o equilíbrio”. Naquela altura estava prestes a viver em Milão ao lado da namorada.  Recentemente, a modelo fez uma tatuagem em homenagem ao jogador e publicou uma foto íntima do casal na rede social Instagram, que causou furor, com os seguintes dizeres: “brincámos como crianças”.

Antes do namoro, Balotelli teve um relacionamento com a apresentadora de televisão italiana Raffaella Fico, de 25 anos.
Em Dezembro, Fico teve uma filha, Pia, a qual diz ser de Balotelli. O atacante pediu um teste de ADN para verificar a paternidade da bebé. Contratado pelo Milan por 20 milhões de euros em Janeiro, Balotelli, 22 anos, tem-se destacado mais em campo do que em polémicas manchetes de jornais, algo que ocorria constantemente quando defendia o Manchester City. Actualmente ostenta oito golos em nove partidas desde que chegou à equipa italiana.


NO MEIO DO RELVADO
Adeptos cavam sepultura para estimular equipa


Alguns adeptos do clube sérvio Macva Sabac, da III divisão de futebol, cavaram uma sepultura e construíram uma cruz no meio do relvado do seu estádio, escrevendo a mensagem “Ou a II liga ou isto”. O consecutivo falhanço na tentativa de subir à II divisão fez com que os adeptos cavassem uma cova de cerca de 15 centímetros no terreno de jogo, obra que foi descoberta pelos responsáveis do clube na segunda-feira.

“Há vários anos que falhamos a subida à II divisão apenas por alguns pontos. Nunca pensámos que alguém pudesse ter esta ideia”, disse o secretário-geral do clube, Zvone Javanovic, em declarações à France Press, adicionando que a polícia abriu um inquérito. O Macva Sabac é um histórico do futebol da antiga Jugoslávia, tendo disputado os escalões mais baixos nas últimas décadas.


POLEMICA
Ronaldo desmente caso
com candidata a Miss


A modelo brasileira Andressa Urach deu sábado uma entrevista ao tablóide britânico “The Sun”, no qual revela ter tido um caso amoroso com Cristiano Ronaldo. Sabendo que o artigo seria publicado na segunda-feira, o internacional português jogou na antecipação e nas redes sociais e fez sua justiça. “Fui informado que o jornal “The Sun”, fiel à sua linha editorial, vai publicar uma matéria onde dá voz a uma mulher de nome Andressa, alguém que procura ser o centro das atenções à minha custa.

Pergunto por que isso acontece dias antes de um jogo importante para a minha equipa. Profundamente indignado com a situação de querer tentar afectar a minha vida pessoal, só quero esclarecer que na verdade eu estive no Hotel Villa Magna, a 22 de Abril, para dar uma entrevista a Manu Sainz, algo que o próprio repórter pode confirmar. O resto é falsificação e ficção”, podia ler-se. Uma versão bem diferente tem Andressa, que nessa mesma publicação garantiu o encontro com o avançado do Real Madrid.


COM ALONSO
Kapustina quer casar


A manequim russa Dasha Kapustina revelou num desfile em Barcelona que quer formar família com o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso e casar. Dasha Kapustina vestiu-se de noiva no desfile e confessou que se sentia “como uma verdadeira princesa”. Quando a pergunta inevitável surgiu, Dasha respondeu sem qualquer problema: “O Fernando é o homem da minha vida. Gostava de ter filhos com ele e casar-me”.