Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O lado solidrio de Baduna

Paulo Caculo - 21 de Junho, 2013

Ex-craque do Petro de Luanda ofereceu presentes a crianas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O antigo basquetebolista Edmar Vitoriano Baduna foi uma das figuras de destaque na mais recente acção filantrópica promovida pela “Associação Delfi Solidários”.
Afastado dos holofotes do desporto, o antigo jogador do Petro de Luanda e da Selecção Nacional tem surgido fora dos campos em eventos de solidariedade que visam ajudar pessoas desfavorecidas.

Sensível ao sofrimento do próximo, Baduna não pensou duas vezes quando foi convidado pelo jovem empreendedor Delfi Uluri a participar num acto de caridade, cujos beneficiários foram crianças necessitadas de um lar no município de Viana.
O gesto do ex-basquetebolista contagiou todos os presentes no evento recreativo e cultural no recinto de jogos Manuel Berenguel, também conhecido como campo da Rádio Nacional de Angola.

Edmar Vitoriano Baduna abandonou a carreira desportiva em 2007, depois de ter sido submetido a vários tratamentos para combater uma hérnia discal nos Estados Unidos da América. A conselho de muitos treinadores, como Alberto de Carvalho “Ginguba”, que na época treinava o Petro de Luanda, Baduna pôs fim à sua carreira desportiva.
Em 2003, o extremo da selecção nacional de basquetebol representou o 1º de Agosto, mas no ano seguinte regressou ao Petro de Luanda. Desentendimentos com a direcção estiveram na base do fim de contrato com a equipa “militar”.


IRINA SHAYK
Vítima de perseguição


São vários os casos de celebridades vítimas de perseguição por parte de fãs obsessivos e Irina Shayk é a mais recente. A namorada de Cristiano Ronaldo foi obrigada solicitar uma ordem de restrição contra um homem que a persegue há dois anos. Segundo o jornal “New York Post”, a top model já apresentou duas queixas à Polícia – anexando como prova as gravações feitas com uma câmara de filmar –, sendo que uma delas foi feita em 2012, após o indivíduo ter conseguido entrar no seu apartamento no bairro de West Village, em Nova Iorque (EUA), aproveitando a fase em que este estava em obras na sequência dos estragos causados pelo furacão Sandy. A russa, que se encontrava em casa, fugiu ao deparar com o homem. Ligou para as autoridades, mas estas não chegaram a tempo de o capturar. Ainda de acordo com o “New York Post”, o perseguidor de Irina Shayk costuma enviar-lhe flores e diversos presentes. A situação está a deixar a manequim assustada e com receio de sair à rua sozinha.


BREVES

RAUL ALBIOL

Celebração do casamento


“Dia especial... Segundo aniversário do meu casamento com a mulher mais maravilhosa do Mundo. Amo-te!” Foi assim que o jogador do Real Madrid, Raúl Albiol, partilhou pelo Twitter o amor que sente por Alicia Roig, com quem subiu ao altar em 2011. A celebração da data foi feita no Rio de Janeiro, onde o craque está com a selecção espanhola, que disputa a Taça das Confederações. A homenagem do craque à mulher no dia do 2º aniversário do enlace matrimonial veio acompanhada de uma foto do casal. Os dois não podiam estar mais felizes, até porque vão ser pais pela terceira vez


NEYMAR
O dono da marca NJR


As primeiras imagens da linha de roupas que levará a marca do atacante da selecção brasileira e do mais novo contratado do Barcelona, Neymar, foram divulgadas na última segunda-feira. Com o nome de NJR, as peças foram criadas com base no estilo próprio do jogador, que teve participação no design das roupas. Serão 60 opções de calças e bermudas jeans. O craque demonstrou satisfação com o resultado. “Ficou muito fera! Também foi bom participar da criação e depois ver o resultado final”, afirmou Neymar. A colecção deve chegar às lojas ainda em Agosto deste ano.


DAVID LUÍS E HULK
Apoiantes das manifestações


A insatisfação dos brasileiros chegou não só às ruas, mas também foi um dos assuntos da conferência de imprensa da selecção brasileira. Centenas de pessoas foram até à porta do Hotel Marina Park, onde os jogadores e comissão técnica estão concentrados para o jogo, e protestaram contra os gastos públicos, com vários cantos e palavras de ordem contra a Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol e a realização da Copa do Mundo no Brasil. “Sou um brasileiro que vive fora, mas amo o meu país. Sou a favor de uma manifestação pacífica. O cidadão tem direito. Basta o brasileiro estar unido e demonstrar aquilo que tem de melhor. O brasileiro é patriota, ama o país. Espero que possamos chegar a um consenso e ter um Brasil melhor no futuro”, salientou David Luiz. Mesmo a viver no estrangeiro há muitos anos, David Luiz e Hulk não escondem o apoio aos manifestantes pacíficos. O defesa admitiu o seu desejo de se juntar às manifestações. “Sou a favor das manifestações. Até porque quando temos manifestações, sabemos que o Brasil pode ser melhor. É lógico que em mim, por vir de baixo e graças a Deus estar numa posição boa, bate uma vontade de viver essa situação e saber que eles têm total razão. Temos de dar ouvidos ao manifesto. O Brasil precisa de melhorar em muitas coisas. Sentimos e sabemos que é verdade”, ressaltou Hulk


Maicon casou no Brasil
Perante 200 convidados, o jogador do FC Porto, Maicon, casou-se com Úrsula Roque em Belo Horizonte, Brasil. Há um ano, o casal já tinha oficializado a relação pelo civil no consulado do Brasil, em Portugal, e agora celebrou a união pela igreja na terra natal, com a filha mais velha, Luísa, de dois anos, a levar as alianças até ao altar. O defesa brasileiro e a mulher desfrutam esta semana da lua-de-mel e regressam a Portugal no dia 30.


Abbey Clancy procura o melhor manequim

A mulher do jogador do Stoke City, Peter Crouch, vai fazer parte do painel de jurados de “The complete package”, programa britânico do canal ITV, que vai procurar o “top model” masculino. Aqueles que querem vingar no mundo da moda vão ter de passar por diversos desafios em Setembro. Abbey Clancy vai ter uma palavra a dizer sobre o melhor candidato a pisar a passarela.