Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O mais caro divrcio

23 de Maio, 2014

Dmitri Rybolovlev e Elena Rybolovleva dividiram a casa durante duas dcadas e tm uma filha do casamento

Fotografia: AFP

O divórcio do proprietário do Mónaco, o magnata russo Dmitri Rybolovlev, é o mais caro de sempre, depois de um tribunal suíço o obrigar a pagar 3,29 mil milhões de euros (cerca de 437,5 mil milhões de kwanzas) à ex-mulher, Elena Rybolovleva, para além de perder a custódia da única filha em comum. Com uma fortuna avaliada em cerca de 9 mil milhões de euros (cerca de 1,1 trilião de kwanzas), Dmitri Rybolovlev terá de dar mais de um terço à mulher com quem esteve casado 23 anos.

Além de ser proprietário do Mónaco, o magnata também é dono da ilha grega Skorpios, que pertencia à família Onasis, e de uma mansão de Miami que havia sido do bilionário americano Donald Trump. Também comprou a mansão de Will Smith no Havai e outra em Saint Tropez, no Sul da França. Ryboloblev fez fortuna com a venda da Uralkali, uma das maiores fabricantes de potássio do mundo. Elena denunciou em Janeiro, numa entrevista à revista suíça 'Bilan', que, desde o pedido de divórcio, tem sido seguida constantemente por detectives particulares. Em Fevereiro, a polícia do Chipre chegou a detê-la e interrogá-la pelo suposto roubo de um anel de diamantes que custou vários milhões de euros. A família Rybolovlev já havia acusado Elena de ter roubado outra jóia avaliada entre 25 e 50 milhões de euros (cerca de 3,3 mil milhões a 6,6 mil milhões de kwanzas).

Dmitry Rybolovlev nasceu em 1966 em Perm, num grande centro industrial na região dos Urais, na Rússia e vem de uma família de médicos bem conhecidos naquela cidade. Em 1990, graduou-se com honra do Instituto Médico de Perm como cardiologista e trabalhou no serviço de emergência cardiológica. Durante os seus anos de estudante, casou-se com Elena Rybolovlev, uma das suas colegas e, em 1989, nasceu a primeira filha, Ekaterina. Com a desagregação do sistema político na União Soviética, Rybolovlev recusou-se a viver na pobreza e abandonou a carreira médica, abraçando o risco de homem de negócios. O primeiro projecto nos negócios foi na sua área, medicina.

REIS DE ESPANHA
Presença em Lisboa


Os reis de Espanha viajam para Lisboa para assistirem amanhã à final da Liga dos Campeões de futebol, que opõe o Real Madrid ao Atlético Madrid no Estádio da Luz. Fontes da casa real, citadas pela agência EFE, indicaram que o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia viajam no próprio dia para presenciarem a primeira final da Liga dos Campeões em que se defrontam equipas da mesma cidade. O Real Madrid, com três portugueses no plantel, Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, procura o seu décimo troféu da principal prova europeia de clubes, enquanto o Atlético de Madrid, que conta com o luso Tiago, regressa à final 40 anos depois de ter perdido a Taça dos Campeões para o Bayern Munique. O encontro está marcado para as 19h45 no Estádio da Luz, em Lisboa.

MÃE DE RONALDO
História de vida em livro


O Verão europeu está próximo e as novidades chegam de soslaio aos potenciais interessados. Dolores Aveiro vai lançar uma biografia entre Junho e Agosto. A mãe de Cristiano Ronaldo, de 59 anos, aceitou o desafio do escritor Paulo Sousa e Costa para partilhar os momentos mais marcantes pelos quais já passou. "O objectivo deste livro é homenagear uma mulher e uma mãe extraordinária, que passou por muito para dar educação e comida aos filhos. É uma inspiração para muitas pessoas", revela o escritor. O mentor do projecto acrescentou: "Fiquei impressionado com o carácter dela.

MICHAEL JORDAN
Ténis do craque leiloados


Um par de ténis usado por Michael Jordan nas finais da NBA de 1997 foi leiloado na quinta-feira por 104.765 dólares (equivalente a 10,4 milhões de kwanzas). Os ténis, com as cores preta e vermelha, com a assinatura de Jordan e o emblemático número 23,  de Chicago Bulls, foram usados no famoso "flu game". O craque entrou no campo com febre e gripe na quinta partida das finais contra o Utah Jazz e liderou a sua equipa na vitória fundamental para o título. Apesar da saúde debilitada, Jordan anotou 38 pontos na vitória de 90 a 88 da equipa de Chicago, abrindo 3 a 2 na série. Na partida seguinte, os Bulls fecharam a final em 4 a 2 com uma vitória de 90 a 86. A identidade do comprador não foi divulgada pela casa de leilões Grey Flannel Auctions.

MCIRLOY E WOZNIACKI
Fim de noivado


O noivado de Caroline Wozniacki e do golfista Rory McIlroy chegou ao fim na última terça-feira, através de um comunicado da assessoria de imprensa do jogador da Irlanda do Norte. “O problema é meu. Os convites para o casamento enviados ao longo deste fim-de-semana fizeram-me perceber que não estava pronto para uma vida de casado. Desejo a maior felicidade à Caroline tal como ela merece e tenho a agradecer-lhe pelos bons momentos que passámos juntos”, disse ainda o golfista, que no passado domingo publicou uma foto no Twitter a jantar com Wozniacki em Monte-Carlo. Os dois desportistas estavam noivos há seis meses e havia rumores de que o casamento estava marcado para Agosto.

Balotelli sofre insultos racistas na selecção
O atacante do AC Milan, Mario Balotelli, foi vítima de insultos racistas no treino da selecção italiana, na última quarta-feira, no centro de estágios de Coverciano, em Florença. Um grupo de jovens gritou "negro de m...." ao avançado, que ficou visivelmente abalado. "Coisas como esta só acontecem em Roma e Florença", desabafou Balotelli. A Itália e a Espanha são os epicentros do racismo no futebol na Europa e vários agentes já pediram sanções rígidas.

Mulher de Rooney desfila no Brasil
A selecção inglesa escolheu o Algarve para os trabalhos de preparação para o Mundial do Brasil. Antes de se juntar aos colegas, Wayne Rooney aproveitou o sol e as praias do Sul de Portugal com a família, a mulher Coleen Rooney e os dois filhos. Com o fim das férias ao lado do craque, a morena revelou, nas redes sociais, a colecção de roupa de praia com a sua assinatura. A manequim prepara-se para “desfilar” nas praias brasileiras durante o Mundial.