Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

O mecenas do boxe

Francisco Carvalho - 23 de Junho, 2012

Ex-campeo nacional quer tirar a modalidade da letargia em que se encontra

Fotografia: Jornal dos Desportos



O antigo pugilista angolano, Simão Muanda, ofereceu no início da presente semana um kit de equipamentos de boxe à Associação Provincial de Luanda, liderado por Franklim Gomes. Composto de 50 pares de luvas, 50 protectores de cabeça, 100 protectores de boca, 100 pares de ligaduras e 15 pares de plastons. Simão Muanda disse ontem ao Jornal de Desportos que o quite está avaliado em 1,1 milhões de kwanzas e foi a “boa vontade” de um antigo pugilista na tomada de posse de Franklim Gomes, “para minimizar as dificuldades dos clubes espalhados na periferia da capital”.

O gesto do antigo campeão da Zona VI vai estender-se a todo o país. Simão Muanda está preocupado com o estado actual da modalidade e um “apoio” aos clubes deixa-o feliz. Em busca desta felicidade, a província do Huambo é a próxima beneficiada. Na segunda quinzena de Julho, a Direcção Provincial da Juventude e Desportos vai receber os equipamentos para promover e massificar o boxe. A escolha dessa entidade deve-se à ausência de uma associação de boxe.

O gesto filantrópico de Simão Muanda estende-se depois às províncias de Benguela, Namibe, Huíla, Uíge e Cabinda. O volume dos kits de cada província é variável em função do número de praticantes. Simão Muanda foi várias vezes campeão nacional, três vezes campeão da zona VI, teve uma participação no campeonato do mundo realizado na China, em 2008. Do seu currículo consta ainda o exercício das funções de secretário-geral do Team Elite e é vogal de direcção da Federação Angolana de Boxe.

ANGOLA

Um passeio no Brasil

Em missão desportiva, a delegação angolana de basquetebol “esbanjou” dinheiro em terras brasileiras. Hospedados num hotel na zona nobre de São Paulo, os atletas, liderados tecnicamente por José Carlos Guimarães, deixam amanhã a cidade paulista sem efectuar jogos de controlo, principal objectivo da presença no Brasil. Para uma equipa que vai participar de 2 a 8 de Julho, em Caracas, Venezuela, no torneio pré-olímpico, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Londres, o desgaste do treino durante oito dias tem influência negativa na selecção mais competitiva do continente africano. Os aspectos psicológicos são accionados e a falta de um especialista na delegação obriga o treinador a exercitar esse papel.

Conhecidos como os “outsiders” nas competições internacionais, Angola tem poucas oportunidades de repetir os brilharetes apresentados noutros eventos e garantir a qualificação. A presença de um novo treinador e a falta de jogos de controlo vão repercutir-se na qualidade do basquetebol a apresentar em Caracas. A filosofia de José Carlos Guimarães difere da do técnico anterior, Jaime Covilhã, chamado na recta final da competição africana.

As exibições da equipa angolana feitas no Campeonato Africano das Nações, em Antananarivo, Madagáscar, patentearam a fragilidade nos sectores quatro e três, situação não ensaiada pelo novo treinador José Carlos Guimarães. No entanto, a estada de oito dias na cidade de São Paulo é manifestamente um belo passeio pelo Brasil…

»BREVES

NATALIA SIWIEC

Musa do euro festeja com tugas
Considerada a musa da Euro’2012, Natalia Siwiec festejou a primeira vitória na competição. A bela manequim polaca torceu por Portugal no jogo com a República Checa, uma promessa que cumpriu à risca, depois de três “desgostos” na primeira fase com a selecção do seu país. Na sua conta do Twitter, Natalia celebrou a vitória tuga depois de a testemunhar ao vivo no Estádio Nacional de Varsóvia. A exibição de Cristiano Ronaldo, sobre quem diz ter uma “queda de sedução”, deixou-a encantada. Antes, a polaca tinha dito que “os golos de Cristiano Ronaldo foram fantásticos”. E como ela classificou o golo da vitória de Portugal sobre a República Checa?

IKER CASILLAS

Promessa de beijo a homem

As imagens correram Mundo e ainda todos se lembram do beijo que Iker Casillas deu à namorada Sara Carbonero, quando esta o entrevistava após a conquista do Mundial’2010. Pois bem, o capitão da selecção espanhola promete fazer algo parecido no Euro’2012... mas com outro jornalista. Um homem: José Ramón de la Morena, da Cadena SER. A brincadeira começou quando o guarda-redes do Real Madrid comentava a nova fórmula que a Federação Real Espanhola adoptou para o relacionamento com a comunicação social, que obriga os jogadores a correr de um lado para o outro. Na entrevista em directo, o veterano jornalista brincou com Casillas, perguntando-lhe se ia repetir o beijo a Sara e a resposta do guarda-redes foi: “Homem, se a Espanha ganhar o Euro, primeiro vou ter contigo e dou-te um beijo que nunca vais esquecer”. De la Morena defendeu-se de imediato: “Isso é se me conseguires apanhar”.

KAKÁ

Com filhos na Disney World

Para celebrar o aniversário do seu filho mais velho, Luca, que completou quatro anos no passado dia 10, o jogador do Real Madrid levou a família ao sítio onde todas as crianças sonham ir: a Disney World. Kaká, a mulher, Caroline Celico, e os dois filhos – além de Luca, o craque brasileiro é pai de Isabella, de 1 ano – viajaram para Orlando, Estados Unidos, onde desfrutaram da magia daquele lugar único. Nem o Mickey faltou à festa de Luca, cujo tema foi, sem surpresa, o futebol e a selecção brasileira. “Venho à Disney desde a adolescência e, agora, ter o privilégio de trazer os meus filhos e ver como se divertem é, para nós, uma grande alegria”, disse o médio à revista “Caras”. Que papá!

Polémica nas celebrações de Ronaldo    
As celebrações de Cristiano Ronaldo no golo de Portugal frente à República Checa estão a suscitar alguma polémica. Embora Ronaldo já tivesse vindo esclarecer que em nenhum momento falou no nome de Messi e que apenas disse que era o melhor e que dedicou o golo ao filho. Nas redes sociais foi interpretado que o avançado português, a primeira coisa que diz, é Messi. No final do encontro, o CR7 disse que “a esperança é grande” e “há que manter os pés assentes na terra”.

Shakira espera bebé
A imprensa colombiana avança que a cantora está grávida de seis semanas. No início deste mês, os representantes de Shakira desmentiram a notícia, mas a revista “Gente” diz saber de fonte segura que a beldade e Gerard Piqué vão mesmo ser papás pela primeira vez no início do próximo ano. Pelos vistos não foi só a namorada do jogador da selecção espanhola que o acompanhou até à Polónia, para torcer no Euro’2012, o seu herdeiro ou herdeira também.