Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Pep Guardiola vira adepto

20 de Março, 2015

O seu coração ainda pertence ao Barcelona e isto ficou evidente nesta quarta-feira

Fotografia: Reuters

Pep Guardiola é treinador do Bayern de Munique desde 2013, período em que já venceu o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha, a Supercopa da Alemanha e o Mundial de Clubes. Entretanto, o seu coração ainda pertence ao Barcelona. Isto ficou evidente nesta quarta-feira, quando o treinador voltou ao Camp Nou e não resistiu à emoção de ver a equipa catalã derrotar o Manchester City por 1-0 e garantir vaga nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O problema é que a presença de Guardiola na Catalunha não se deve somente a sua origem local. O Bayern também está nos "quartos" depois de passar pelo Shakhtar Donetsk e pode ser adversário do Barça na próxima fase, caso o sorteio que ocorre hoje assim determine. O técnico também foi visto na última terça no triunfo em casa do Atlético de Madrid, que despachou o Bayer Leverkusen nos penáltis depois de vitória por 1- 0.

Apanhado pelas câmaras da transmissão da partida e também pelas lentes dos fotógrafos, o treinador alegrou-se com a actuação do Barcelona. Quando Ivan Rakitic recebeu o passe de Messi e completou com um belo golo, o técnico levantou-se e comemorou como se ainda fizesse parte do quadro de funcionários do clube.
"Isso é maravilhoso. O Barça jogou muito bem e criou muitas oportunidades de golo. E é um luxo ver Messi jogar", declarou Guardiola à Catalunya Radio.
O espanhol foi revelado nas bases do Barcelona e actuou  pela equipa catalã  entre 1990 e 2001. Depois de comandar as categorias inferiores, assumiu a equipa principal em 2008 para treinar uma das equipas mais vencedoras e elogiadas da história.

 Nesta quarta-feira, viu momentos de brilho similar, como  um quase golo de Neymar e drible desconcertante de Messi em Milner. Nas duas vezes Guardiola não se segurou e pôs as mãos na cabeça para rir da plasticidade dos lances. Assim com os outros adeptos do Barça no Camp Nou.