Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Presidente da Repblica toma posse esta quarta-feira

Francisco Carvalho - 26 de Setembro, 2012

os Eduardo dos Santos toma posse hoje como Presidente da Repblica de Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

José Eduardo dos Santos toma posse hoje como Presidente da República de Angola, em cerimónia a realizar-se no átrio do Memorial Agostinho Neto, erguido no bairro da Kinanga. Antigo médio-ofensivo do Futebol Clube de Luanda (FCL), José Eduardo liderou a lista de candidatura do MPLA às eleições gerais de 31 de Agosto último. O antigo jogador do Futebol Clube de Luanda (FCL) toma posse hoje como Presidente da República de Angola, em cerimónia a realizar-se no átrio do Memorial Agostinho Neto, erguido na Praia do Bispo.

O antigo médio-ofensivo liderou a lista de candidatura do MPLA nas eleições de 31 de Agosto de 2012. Reza a história que José Eduardo dos Santos, a par de Pedro de Castro Van-Dúnen “Loy”, já falecido, foi responsável pela integração de Justino Fernandes, ex-presidente da Federação Angolana de Futebol, na equipa do FCL.  Falando à reportagem da TV Zimbo, Justino Fernandes disse que tudo começou com um convite para jogar ténis de mesa no São Domingos. José Eduardo dos Santos e Pedro de Castro Van-Dúnen pediram-lhe, na ocasião, que os acompanhasse aos treinos do FCL.

Após a chegada, ouviu José Eduardo dos Santos a confidenciar com o técnico: “Aquele é o miúdo de quem falámos”. O técnico chamou Justino Fernandes e, após uma conversa, acabou por se equipar para marcar a sua história do Futebol Clube de Luanda. Guilherme Espírito Santo disse que José Eduardo e o finado Loy possuíam uma série de códigos para se comunicarem entre si dentro do campo. Como exemplo, referiu que, quando tivesse a bola, Loy fugia em diagonal e gritava: “Viagem”. Sem que os adversários se apercebessem, José Eduardo dos Santos movimentava-se para a grande área, onde acabava por receber o passe.

Depois de muitos anos, descobriu-se que “Viagem” era pseudónimo de José Eduardo dos Santos, não só nas lides desportivas, mas também noutras esferas. De acordo com os seus contemporâneos, a paixão de José Eduardo dos Santos pelo futebol é antiga. Sempre que dispõe de tempo, já como Chefe de Estado, acompanha os jogos do Girabola, do basquetebol, andebol, hóquei em patins e outras modalidades. A filha Tchizé dos Santos disse à TV Zimbo que José Eduardo dos Santos acompanha os programas juvenis nacionais exibidos pelas televisões locais e comenta, às vezes, o desempenho dos cantores angolanos.

NAMORO
Nicole Scherzinger mais perto de Hamilton


A jurada da versão britânica do programa “The X Factor” decidiu começar a procurar casa em Londres, de forma a ficar mais perto do namorado, mas também para não viajar tanto. Há cerca de uma semana rumores indicavam que Nicole Scherzinger ia ser substituída no programa por Melanie B, ex-Spice Girl, mas a bonita norte-americana não se deixou ir abaixo. A companheira de Lewis Hamilton admite continuar a ter a sua “base” em Los Angeles, mas foi vista em Regent’s Park e em Hampstead à procura de um novo lar. A cantora fica assim mais próximo do piloto, que tem casa em Mónaco e mostra que, apesar da traição que descobriu há poucos meses, está preparada para continuar a apostar na relação.

SOFIA VERGARA
Acidente no vestido deixa parte do corpo nu

A actriz colombiana, de 40 anos, jamais se vai esquecer da noite de segunda-feira, por dois motivos distintos. Primeiro, porque a série na qual é uma das protagonistas – “Modern Family”, “Uma família muito moderna” em português – ganhou o Emmy de melhor comédia na cerimónia que decorreu no Nokia Theatre, em Los Angeles, EUA. Segundo, porque apresentou ao Mundo o seu traseiro... Tudo aconteceu pouco antes de o elenco receber o prémio: o lindíssimo vestido verde que Sofia Vergara usou rompeu-se na zona do fecho, deixando à mostra muito mais do que era suposto.
Mas a beldade não ficou nem um pouco incomodada com o acidente.

ESPOSA DE RODDICK
Brooklyn quer experimentar teatro


A mulher do ex-tenista Andy Roddick revelou que tem pelo menos um sonho por concretizar: fazer teatro. Brooklyn Decker, de 25 anos, confessou mesmo que até já está à procura de trabalho na área. “Nunca fiz teatro mas estou a tentar estudar para alguns papéis e espero encontrar alguma coisa até ao final do ano em Nova Iorque”, disse. A manequim está ainda muito ligada ao seu mais recente trabalho, no filme “Battleship”, mas diz que mergulhava já “de cabeça” num novo projecto. Brooklyn lançou-se no mundo do espectáculo depois de ter colaborado com a “Sports Illustrated” – faz produções para a revista desde 2006 – e agora com o marido reformado há que trabalhar a dobrar...

APOIO A SUÁREZ
Melena Costa anima Calderón


Durante a semana passada, Malena Costa esteve em Milão a assistir à Semana de Moda, mas no domingo a manequim espanhola já se encontrava em Madrid, onde fez questão de ir ao Estádio Vicente Calderón apoiar o seu mais-que-tudo, Mario Suárez.  O jogador do Atlético de Madrid entrou na segunda parte do jogo, em que a equipa da casa venceu por 2-1 o Valladolid. Malena Costa, que durante o namoro com Puyol era presença assídua em Camp Nou, faz agora parte da claque colchonera, ao lado de Lorelei Tarón, mulher do ex-portista Falcão, que no domingo voltou a faturar, contando já cinco golos marcados esta época.