Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Presidente Jos Eduardo dos Santos recebe camisola de antigo craque

Hlder Jeremias - 31 de Agosto, 2013

Vtor Baa expressou o seu reconhecimento pelo empenho do Chefe de Estado

Fotografia: Francisco Bernardo

A antiga estrela do FC do Porto e guarda-redes da selecção portuguesa, Vítor Baía, entregou na quinta-feira uma camisola autografada ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, durante a cerimónia de encerramento do Fórum de Ciências do Desporto Aplicadas ao Futebol, realizado no Centro de Convenções de Talatona.

Ao fazer a entrega da camisola, Vítor Baía expressou o seu reconhecimento pelo empenho do Chefe de Estado Angolano na promoção do desporto.

Altas personalidades ligadas ao desporto testemunharam o acto e foram unânimes na crença de que o futuro do desporto nacional, em particular o futebol, está assegurado com as suas bases na recém-formada Academia de Futebol de Angola, um projecto que visa aproveitar o talento dos jovens para serem projectados para a nata do futebol nacional e internacional, além de proporcionar melhores condições de vida a esta importante franja da sociedade, através de uma formação pedagógica.

O projecto, anunciado na última quinta -feira pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, durante o encerramento do Fórum, foi aplaudido pelos especialistas da matéria que durante dois dias debateram, de forma exaustiva, as vertentes metodológica, organizativa, competitiva, tecnológica, clínica, sociológica e educativa da modalidade que nos dias de hoje “afirma-se como um dos fenómenos mais importantes do mundo contemporâneo”.


Negócio
Johan Cruyff cobra dinheiro
ao presidente do Barcelona


Johan Cruyff, ex-jogador, ex-treinador e actual presidente de honra do Barcelona, afirmou que o presidente do clube espanhol, Sandro Rosell, não está a cumprir as obrigações com a sua fundação.

O holandês disse que desde que o actual presidente assumiu o cargo, os pagamentos do Barça à fundação pararam.

“O Barça de Rosell deve-me dinheiro. Não pagou o que nos deve de convénio com a minha fundação. São 100 mil euros (cerca de 12, 7 milhões de kwanzas) por ano. Laporta cumpria o contrato, porém a actual direcção ainda não pagou. Falei com o Sandro. Na Inglaterra, trabalhamos com outros clubes e tenho que reconhecer que o comportamento do Barça é bastante pobre”, revelou Johan Cruyff.

Enquanto reclamava da falta do dinheiro do Barcelona, Johan Cruyff recebeu uma contribuição generosa da UEFA. Na gala da instituição, realizada quinta-feira, a UEFA doou um milhão de euros (cerca de 127 milhões de kwanzas) à Fundação Johan Cruyff.

A fundação atende 20 mil crianças num projecto de inclusão social através do futebol. Entre os jovens atendidos estão os de baixa renda, portadores de deficiências e de doenças genéticas, como o sindroma de Down.


Ténis

Rafael Nadal bate Dutra Silva

O espanhol Rafael Nadal número dois na hierarquia masculina, conseguiu na madrugada de ontem o apuramento para a terceira jornada do US Open ao superar facilmente o brasileiro Rogério Dutra Silva em três sets, com parciais de 6-2, 6-1 e 6-0.
Diante do 134.º Mundial o espanhol de 27 anos não deu qualquer hipótese e alcançou a 55.ª vitória da temporada (apenas soma três desaires) em pouco mais de uma hora e meia. Na próxima ronda, o maiorquino vai encontrar o croata Ivan Dodig (38.º ATP).


No Mónaco
James exibe felicidade


O colombiano James Rodriguez, que esta época mudou-se para o Monaco, juntamente com o seu colega de equipa, João Moutinho, está a viver dias felizes no Principado.
“As tardes no Mónaco são fantásticas”, escreveu James Rodriguez no Twitter, onde publicou uma foto que comprova a sua satisfação ao aparecer muito sorridente na imagem. Ele aproveitou o dia de descanso na quarta-feira para passear e desfrutar do bom tempo. A avaliar pela bela paisagem, o craque deve ter recuperado todas as energias.


Barcelona
Shakira vibra com vitória

A conquista da Supertaça de Espanha, pelo Barcelona, clube de Gerard Piqué, inspirou Shakira. A cantora passou a tarde de quarta-feira a escrever músicas para o seu novo álbum e à noite assistiu em Camp Nou à satisfação dos “blaugranas” pelo primeiro troféu da temporada.
O companheiro entrou em campo e a colombiana não conseguiu esconder o orgulho pelo futebolista, tendo publicado uma foto nas redes sociais em que aparece sorridente no estádio. Será que um dos seus temas vai ser inspirado no Barcelona?


Facebook
CR7 desafia seguidores

O internacional português, Cristiano Ronaldo, é considerado um dos melhores do Mundo e agora pediu aos fãs para mostrarem que têm talento com a bola.
No Facebook, Cristiano Ronaldo desafiou os seus admiradores a revelarem os dotes de futebolistas e aquele que for considerado o melhor vai ter um prémio especial. “Vou dar as minhas botas ao vencedor”, escreveu o jogador do Real Madrid na rede social, onde está a promover este passatempo que termina no dia 8 de Setembro.