Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Punio de luxo

Francisco Carvalho - 15 de Dezembro, 2014

Ary Papel vai assistir ao jogos do Girabola do prximo ano atravs da televiso mas vai aprender a relacionar-se com outros profissionais

Fotografia: AFP

Agressão ao árbitro de futebol trás castigos pesados aos atletas e aos treinadores. Alguns podem ser irradiados do desporto, outros podem levar suspensões de longos meses. A história está repleta de atletas e treinadores que foram forçados a abandonar a prática desportiva. Treinar sem jogar pode ser doloroso ao atleta ou treinador. Em Angola, a moda pode ganhar força, em função das “boas consequências” para o atleta.

O jovem avançado do 1º de Agosto foi punido com dez meses de suspensão pela Federação Angolana de Futebol, por agressão ao árbitro João Goma, na última jornada do Girabola, após  expulsão. Em compensação, o “puto maravilha” da equipa do Rio Seco vai repousar nos balneários do Sporting de Portugal, onde espera ganhar experiência e maturidade, enquanto durar a sentença. O 1º de Agosto já avisou que vai apresentar recurso por considerar “pesada e injusta”.

O novo “prémio” atiçou a discussão entre membros de diferentes claques de futebol. Os adeptos militares estão solidários com a direcção, mas a presença de Ary Papel em Portugal pode ter outras consequências para o clube militar. Mateus Miguel, adepto do 1º de Agosto, afirmou que “a falta de maturidade do jogador pode acarretar o desvio para sempre dos campos, pois Ary Papel é um jovem que deve ser trabalhado em Luanda sob olhar atento da lei militar”.

O técnico de informática sustenta que “Ary Papel apresenta alguns comportamentos não aceitáveis e viver longe do olhar de alguém do 1º de Agosto só vai facilitar-lhe o incremento de má conduta”.Mateus Miguel sustenta que “Ary papel é um jogador bom com elevado grau de potencialidade, mas deve ser bem acompanhado para ser explorado”.Márcia Manuel, adepta do 1º de Agosto, defende que a presença de Ary Papel em Portugal vai dar-lhe outra responsabilidade a de observar o futebol como profissão.

“O Sporting de Portugal é uma instituição idónea e com grande prestígio no mundo de futebol. Os atletas formados na sua escola estão espalhados em grandes equipas. Cristiano Ronaldo é um exemplo. Um jogador humilde e que sabe respeitar o árbitro. Ary Papel pode ser educado naquela agremiação e regressar em Angola com outros valores positivos acrescidos”.

Ficar em Luanda ou em Lisboa, a verdade é que Ary Papel teve um “prémio” ofertado por Bruno Carvalho, presidente do Sporting de Portugal, que é de treinar no Alvalade Século XXI. Quem não gostava  de bater em árbitro e repousar, em Santiago Bernarbéu?

MARCO POLO DEL NERO
Futuro presidente do CBF em novos braços


O futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, está a esconder o seu mais recente affair, depois de separar-se de Carol Muniz há um mês, que já foi capa da Sexy. O novo coração tem o nome de Kelly Moniz e é a nova acompanhante de viagens. De momento, o casal está em Marrocos, país que acolhe o Mundial de equipas.

A modelo já mostrou algumas imagens do país africano, mas evita fazer referências ao dirigente e nem mostra fotos com ele. O futuro líder da CBF está a evitar que o mais novo affair não tenha exposição igual a da Carol Muniz. Kelly Moniz já esteve relacionada com o futebol. Foi a modelo responsável por divulgar a camisa da equipa do Morumbi em homenagem à selecção no Mundial deste ano. Ela posou para a foto ao lado de Luis Fabiano.