Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Rally Dakar começa na Argentina sob o signo de mortes e paixão

05 de Janeiro, 2015

Presidente da Bolívia Evo Morales chegou a decretar feriado para habitantes poderem acompanhar melhor a corrida

Fotografia: AFP

A partida foi dada no sábado para a 37ª edição do Rally Dakar, competição que ganhou ao longo da história o apelido de corrida mais fatal do mundo.
Os números são incertos, porque muitas fatalidades nunca chegaram a ser reportadas, mas estima-se que, desde 1979, o Rally Dakar já causou a morte de mais de 70 pessoas, entre elas 24 competidores. Os demais são espectadores ou simples transeuntes, que estavam no lugar errado na hora errada, e foram atropelados pelos veículos.

Desde 2009, pelo menos uma pessoa perde a vida durante a corrida; na edição do ano passado, dois argentinos não sobreviveram. Em 2015, carros, motos, camiões e quadriciclos, um total de 406 veículos, com 654 pessoas a bordo, partiram de Buenos Aires, passam pelo deserto de Atacama, no Chile, e pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, antes de voltar à capital argentina, no dia 17 de Janeiro, para a bandeirada final.

Nem todos chegam ao fim, óbvio. "Se todos cruzassem a linha final, não era o Rally Dakar", disse no ano passado David Castera, um dos organizadores da competição.
 A edição de 2014 foi considerada uma das mais duras da história.

 Metade dos competidores desistiu antes do fim. Apesar das dificuldades no percurso (ou talvez por causa delas), a competição é uma verdadeira febre na Argentina. Cerca de 800 mil pessoas, de acordo com as agências de notícias, estiveram na Praça de Maio, em Buenos Aires, para saudar os competidores.
"Este é o país de Juan Manuel Fangio", disse Castera sobre o lendário piloto de Fórmula 1 argentino. "Em cada cidade, em cada povoado, há uma verdadeira paixão pelos desportos de motor."

Na Bolívia, o Presidente Evo Morales chegou a decretar um feriado para que os habitantes possam acompanhar melhor a corrida.
O argumento é que o evento gera muitas divisas para a economia do país.

PASSATEMPO
Cantora Shakira brinca na neve


A cantora Shakira e o companheiro, o jogador do Barcelona Piqué, viajaram para um destino com neve durante as férias da quadra natalícia. A artista está na recta final da gravidez – a criança pode nascer já este mês – mas isso não a impediu de brincar com o namorado e com o filho, Milan, de dois anos. Nas redes sociais, a colombiana publicou um vídeo, onde aparece a andar de trenó… “Despeço-me do ano a praticar desportos de risco”, escreveu em tom de brincadeira.
Em entrevista à edição brasileira da revista “Caras”, Shakira revelou que a gravidez tem corrido “lindamente” e não podia estar mais feliz por receber o segundo filho. O casal espera aumentar ainda mais a família...

FELICIDADE
Funes Mori é pai

Funes Mori, jogador emprestado pelo Benfica aos turcos do Eskiehirspor, e a companheira Jor Diaz são pais pela primeira vez. A revelação foi feita por Tamara Gorro, esposa de Ezequiel Garay, no Instagram. "Chegam as primeiras boas notícias do ano. Dois grandes amigos e irmãos para nós vão trazer-nos um sobrinho. Estou ansiosa por ver a cara dessa criatura que tanto amor vai receber, vai ter os melhores pais do Mundo, trabalhadores, humildes, carinhosos e divertidos", escreveu. Tamara e Garay tinham uma relação muito próxima com o casal antes de todos abandonarem Lisboa no final da época passada.

Neymar sai com advogada fanática do Barcelona

Separado há vários meses da actriz e modelo Bruna Marquezine, Neymar parece estar a reencontrar a felicidade ao lado de uma advogada catalã. Segundo o diário "El Mundo", Elisabeth Martínez, de 26 anos, é a nova conquista do craque do Barcelona e da selecção brasileira. A fervorosa adepta culé e o avançado frequentam os mesmos espaços nocturnos e foi num deles que se conheceram.

Casillas celebra aniversário do filho
Anteontem foi dia de festa na casa do guarda-redes do Real Madrid, Casillas, e da jornalista desportiva Sara Carbonero. É que o filho do casal, Martín, completou um ano. Assim, o sábado foi dedicado ao menino. Além de ultimarem os preparativos da festa, saíram para comprar alguns presentes. No Twitter, Casillas publicou uma fotografia com a criança e escreveu: “Um ano desde que o Martín chegou às nossas vidas. Quero seguir e aprender ao teu lado.”