Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Recepo calorosa no Namibe

Francisco Carvalho - 25 de Setembro, 2013

As equipas das sries B e D do Campeonato do Mundo foram recebidas com danas tradicionais chegada no aeroporto Yuri Gagarin

Fotografia: Jos Soares

A recepção feita no Namibe às selecções participantes do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins vai ficar nos corações de muitos cidadãos estrangeiros. As delegações das oito selecções foram recebidas com música e dança no aeroporto internacional Yuri Gagarin. Embalados pelo som, houve mesmo quem experimentasse uns passos de dança. É o caso do capitão da selecção de Uruguai. O avançado despiu-se dos complexos e juntou-se ao grupo. Com gestos cadenciados, não decepcionou. Gingou, saltou e dançou. O seu à-vontade no “palco” foi motivo de conversa entre os angolanos.
Da plateia ecoaram os aplausos dos presentes, quer de elementos de outras delegações quer da sua comitiva.  O Uruguai jogou no grupo B da fase preliminar do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins ao lado da Argentina, Alemanha e França.

JOÃO CARMO
O novo comunicador de empresa


A realização de uma meta é sempre motivo de felicidade. Assim aconteceu com João Carmo, editor para futebol internacional do Jornal dos Desportos. O Mitó, como também é conhecido, entrou na lista de jornalistas licenciados em Ciências da Comunicação, na Universidade Independente de Angola. No dia 19 do corrente, João Carmo juntou-se a outros 60 do seu curso na cerimónia de outorga de diplomas no Centro de Conferências de Belas. Perante familiares e amigos, o editor de futebol internacional do JD era um homem feliz. João Carmo teve como tutor Adérito Quizunda, um dos professores mais queridos da UNIA, e a tese de licenciatura foi sobre Comunicação Empresarial.

BEN JOHNSON
Velocista regressa a Seul


O antigo velocista canadiano Ben Johnson regressou ontem ao Estádio Olímpico de Seul, onde em 1988 ganhou a medalha de ouro nos 100 metros, que viria a perder por acusar positivo num controlo anti-doping. “É bom estar de volta”, disse o canadiano, ao pisar a pista do estádio sul-coreano, onde a 24 de Setembro de 1988 venceu aquela que ficou conhecida como “a corrida mais suja da história”, batendo o americano Carl Lewis. A visita a Seul está integrada num programa de luta anti-doping que Ben Johnson integra, para tentar passar uma mensagem para limpar a imagem do atletismo. “Foi feita história aqui. Alguns podem dizer que é má história, mas eu não o vejo dessa forma”, disse. Em 1988, Bem Johnson bateu o recorde do Mundo, em 9,79 segundos, mas o controlo anti-doping revelou o uso de um esteróide anabolizante.

TAMARA ECCLESTONE
No clube das grávidas


A filha de Bernie Ecclestone, o promotor e organizador do campeonato do Mundo de Fórmula 1, casou-se com Jay Rutland e agora anunciou que está grávida.Quatro meses depois de ter “dado o nó” em França, Tamara Ecclestone, de 29 anos, revelou que vai ser mãe à revista “Hello”. “Sou tão sortuda”, afirmou a manequim, radiante com a gravidez de três meses e meio. “Nunca imaginei que tudo fosse acontecer tão depressa. Jay adora crianças e eu estou realmente entusiasmada com esta nova fase da nossa relação”, disse a futura mãe. Bernie Ecclestone também deverá estar nas nuvens com a chegada do netinho ou netinha.

SHAQUILLE O’NEAL
Novo dono dos Kings


O antigo jogador da NBA, Shaquille O’Neal, já é um dos donos do Sacramento Kings, anunciou a equipa de basquetebol profissional dos EUA na última segunda-feira. “Shaq” comprou acções da equipa, cujo dono é Vivek Ranadive. Ontem, os Sacramento Kings apresentaram, em conferência de imprensa, na cidade de Sacramento, Shaquille O’Neal como um dos proprietários do clube. Por ironia do destino, “Shaq”, que foi quatro vezes campeão da NBA, foi uma das peças-chave para que a sua equipa na época de atleta, os Los Angeles Lakers, derrotasse os Sacramento Kings, num memorável jogo das finais da Conferência Oeste. Na ocasião, apelidou os rivais dos Lakers de “Sacramento Queens” (As Rainhas de Sacramento, em tradução livre). Essa e outras atitudes do ex-jogador contribuíram para criar um clima nada amistoso com a claque do Sacramento Kings. Shaquille O’Neal foi o MVP (Jogador Mais Valioso) da liga americana de basquetebol em 2000 e teve passagens pelo Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns e Cleveland Cavaliers antes de se aposentar após a época de 2010/11, quando defendia as cores dos Boston Celtics. Nas últimas duas épocas, Shaquille O’Neal, agora com 41 anos de idade, actuou como comentarista de TV.

Felipe Melo rebate acusações de tumulto
O futebolista Felipe Melo defendeu-se na última segunda-feira das acusações de que teria causado a invasão de campo durante o clássico entre o Galatasaray e o Besiktas, no último domingo. Por meio do Twitter, o médio publicou uma foto que supostamente mostra adeptos à beira do relvado antes de ser expulso e provocar a claque rival. “Essa foto publicada na Europa é para os idiotas de plantão que querem colocar a invasão na minha conta”, escreveu.

Benzema em noites “transexuais”
O atacante francês Benzema, do Real Madrid, teria pago oito mil euros (cerca de um milhão de kwanzas) para passar duas noites com duas prostitutas. A informação é do site belga Sud Info. O mais curioso, porém, é que uma delas é transexual. Em entrevista ao diário europeu, Victoria Dorval, a transexual que se teria envolvido com o atacante, garantiu que o jogador sabia da sua cirurgia e revelou que o craque pagou dois mil euros pela primeira noite.