Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Sururu no clssico luandense

Francisco Carvalho - 01 de Outubro, 2012

Adepto do Petro de Luanda (no centro com cachecol) pede clemncia depois de invadir o espao reservado aos militares

Fotografia: Jos Soares

O Estádio 11 de Novembro testemunhou ontem um clássico com todos os ingredientes. O 1º de Agosto e Petro de Luanda exibiram-se em grande estilo, arrancando aplausos até de telespectadores. A emoção dos espectadores e de adeptos no local atingiu o apogeu, quando as duas equipas decidiram abrir-se em busca da vitória. As intervenções laterais dos dois conjuntos trouxeram na segunda parte da contenda mais vida ao jogo. O silêncio que se registou em alguns momentos nas bancadas foi “substituído” por barulho e ruído de trombetas, batuques, latas e gritos das duas claques. Em causa estava o segundo lugar da tabela de classificação.

A boa posição táctica do Petro de Luanda resultou em dois golos e o cenário mudou-se quer na quadra de jogo, quer nas bancadas. Os jogadores tornaram-se mais “vaidosos”, de um lado, e mais agressivos, de outro. Essa imagem contagiou a claque militar, que arremessou objectos contundentes ao rectângulo, estragando a imagem do bom futebol. A fúria dos adeptos do 1º de Agosto contagiou também o “apanha-bola” em serviço nas traseiras da baliza do guarda-redes do Petro de Luanda, Lamá. Depois de sofrer o segundo golo, a equipa militar fez um contra-ataque e a bola perdeu-se para além da linha final.

O “apanha-bola” viu a oportunidade para agredir o guarda-redes petrolífero e atirou-lhe violentamente a bola. O gesto mereceu a reacção das entidades competentes de segurança do jogo e retiraram do Estádio 11 de Novembro o “menino indisciplinado”. Nas bancadas, o “sururu” tomou conta dos adeptos militares, quando um “intruso” vestido com as cores do Petro de Luanda decidiu “invadir” o espaço cedido aos rubro-negros. O adepto petrolífero foi atacado com vários objectos, bofetadas e socos até que foi “salvo” por um membro da claque militar.No banco de suplentes, o ambiente não foi melhor. O guarda-redes suplente do Petro de Luanda, Jotabé, sentiu-se enfurecido ante a “passividade” da equipa de arbitragem que não tomava medidas perante o “ambiente hostil”. Pela sua atitude, um cartão vermelho fê-lo tomar banho mais cedo.
O clássico luandense tinha tudo para ser mais agradável…


ADRIANO
“Imperador” brasileiro visto na boate


Adriano faltou a mais um treino do Flamengo. Por coincidência ou não, o “Imperador” não compareceu às actividades do último sábado, depois de passar a noite de sexta-feira acompanhado por um grupo de mulheres na boate Nuth, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil. Na rede social Twitter, alguns adeptos confirmaram a presença do camisola 10 na casa nocturna. O empresário Bruno Chateaubriand postou na sua página do Twitter: “Cena carioca: Adriano imperador está agora na Nuth - Barra - num camarote prive. Claro... tomando todas na noite de hip hop.” Adriano também teria faltado a uma actividade na noite de ontem, numa academia da Barra da Tijuca. De acordo com uma fonte, Adriano avisou Zinho sobre a falta, alegando problemas particulares e o director executivo concedeu a autorização.


IRINA SHAYK

Outra vez em calendário

A namorada de Cristiano Ronaldo aparece no calendário da “Sports Illustrated” de 2013. Irina Shayk, que foi capa da revista em 2011, já tinha dado a cara no calendário deste ano e foi agora convidada para continuar a colaborar com a publicação. Além da modelo russa, aparece ainda Alyssa Miller, a norte-americana que jogou futebol enquanto jovem, e Kate Upton, que sucedeu a Irina na capa da conceituada revista. A vida profissional de Irina Shayk parece estar cada vez melhor, tendo conseguido recentemente “dar o salto” para a televisão russa, onde apresenta o programa “Russia’s next top model”.


CHRIS NAMÚS
Zangada com ex-namorado


A actual campeã de peso superleve da Federação Mundial de Boxe, a uruguaia Chris Namús, apresentou uma denúncia contra o seu ex-namorado por divulgar um vídeo na Internet no qual aparecem em “momentos quentes”. Ela é conhecida como “Bombom Assassino”. Chris Namús registou a queixa enquanto a notícia do vídeo corria como pólvora nas redes sociais uruguaias. A lutadora é uma das mais destacadas atletas uruguaias, reconhecida tanto pela sua beleza como pelos escândalos que sacudiram a sua curta carreira desportiva. O seu advogado, Alejandro Balbi, disse que as autoridades procuram o homem que está no vídeo com Chris Namús e que fez a gravação.

O defensor de Chris Namús declarou que o vídeo de sexo foi divulgado “supostamente em represália” depois de ambos, que já terminaram a sua relação, discutirem na semana passada.Chris Namús tornou-se em 2008 campeã mundial juvenil da sua categoria, o maior êxito do boxe do país, e ganhou maior notoriedade pelas duras derrotas no plano desportivo e a ruptura com os seus representantes, que a processaram em 300 mil dólares norte-americanos.


MICHAEL PHELPS
Reencontro com o seu ídolo

O ex-nadador Michael Phelps foi surpreendido durante a gravação de um programa de televisão. O maior medalhista olímpico de todos os tempos ficou sem acção, quando viu o “xará” Michael Jordan, o seu maior ídolo do desporto, entrar no local de filmagem. Passado o calor do momento, Michael Phelps encontrou uma maneira bem peculiar de descrever a sua sensação ao deparar-se com a lenda do basquetebol. “Senti-me como uma daquelas fãs loucas do Justin Bieber, que começam a chorar, quando se encontram com ele. Fiquei louco”, disse o ex-nadador ao jornal “The New York Times”.


»BREVES

Jogadores de Montpellier detidos
As autoridades prenderam 12 pessoas, entre as quais oito jogadores de andebol do Montpellier, um deles o campeão olímpico Nikola Karabatic, considerado o melhor do Mundo, para interrogatório no âmbito de uma investigação sobre resultados combinados. As detenções ocorreram minutos depois do Montpellier, vencedor de nove dos últimos dez títulos da liga francesa de andebol, perder com o Paris Saint German (PSG), por 38-24, em jogo do campeonato francês.

Mundial de andebol está garantido
O presidente da Federação Espanhola de Andebol, Juan Roman, garantiu que o Mundial, agendado para Janeiro “não corre nenhum risco”, apesar dos cortes do governo espanhol. O dirigente, também responsável pela organização do Mundial, garantiu em entrevista à agência EFE, que o Conselho Superior do Desporto de Espanha já pagou integralmente os subsídios acordados e acredita que os cortes anunciados para 2013 não vão afectar o Mundial.