Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

"Taça 10 de Dezembro" leva festa aos Coqueiros"

15 de Dezembro, 2015

Presidente da República quando procedia à entrega da Taça ao capitão da equipa vencedora do torneio

Fotografia: M. Machangongo

No sábado todos os caminhos foram dar ao Estádio dos Coqueiros, recinto desportivo que acolheu a final da Taça 10 de Dezembro, em Velhas Guardas. O jogo foi prestigiado com a presença do Presidente da República e do Presidente da Assembleia Nacional, José Eduardo dos Santos e Fernando da Piedade Dias dos Santos, respectivamente.

No recinto a selecção de velhas guardas de Luanda foi superior à de Cabo Verde, apesar de renhida  a disputa registada, razão por que a decisão teve de ser encontrada através da marcação de grandes penalidades. Quatro bolas a uma foi o resultado final, ficou o troféu em casa, ou para a equipa que se revelou mais certeira na cobrança de penaltes.

Esta foi a segunda edição da prova, tendo trazido desta vez ao país para além da selecção de Cabo Verde, também a selecção de Moçambique, num convívio que para lá do seu carácter competitivo, valeu sobretudo pelo convívio de irmandade, entre gente que tem a língua portuguesa como "traço de união".Todas honras vão para a direcção da Velha Guarda do Sambizanaga, encabeçada por Silvestre Kissari, um incansável que não se tem poupado a esforços na busca de elementos valorizadores do futebol entre os antigos praticantes.

O próximo ano em que o partido dos camaradas completa 60 anos, a coisa pode ser melhor ainda. Por tudo isso, a organização teve nota positiva. No final o Presidente da República procedeu à entrega da Taça e das medalhas à equipa vencedora, fez o mesmo à equipa segunda classificada, o presidente da  Assembleia Nacional. As quatro melhores equipas que disputaram as meias-finais foram agraciadas  pela organização com cheques monetários. Ficou de parabéns a Velha Guarda do Sambizanga e muito em especial a sua direcção sob a presidência de Silvestre Kissari.