Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Tubaro ataca surfista

26 de Março, 2014

Kurt Hoffman exibiu o brao atacado pelo tubaro e promete continuar a praticar surf

Fotografia: AFP

O kite surfista, Kurt Hoffman, foi atacado no final de semana por um tubarão na praia Delray, ao norte de Miami (Flórida), em plena prática da modalidade.Hoffman, residente no condado de Palm Beach, no litoral sudeste da Flórida, levou um susto dos grandes quando foi atacado e mordido num braço. O kite surfista sentiu o braço esquerdo ficar agarrado aos dentes do tubarão que, apesar disso, largou-o evitando assim males maiores para o praticante. No entanto, as marcas do ataque ficaram bem visíveis, com o braço a ficar com mais de uma dúzia de picadas correspondentes aos dentes do tubarão.

Os médicos que assistiram o kite surfista decidiram não fechar as feridas de imediato de forma a evitar infecções graves, dada a elevada quantidade de bactérias normalmente existentes na boca dos tubarões.Apesar do sucedido, Kurt Hoffman promete continuar a desafiar os mares, embora daqui em diante com um olhar mais atento aos possíveis perigos vindos das profundezas.Conforme o relatório do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões da Universidade da Flórida (UFA), em 2013 o estado americano registou 23 ataques de tubarões “não provocados”, 49 por cento do total contabilizado no litoral de EUA, o número mais alto do Mundo. Assim, o conhecido como “estado do Sol” ficou no topo do ranking mundial em ataques de tubarões e duplicou o número contabilizado em qualquer outro país, embora nenhum dos casos registados no litoral da Flórida tenha sido mortal. A média anual de ataques de tubarões “não provocados” é de 21, como “foi a média durante décadas”.

Confederação Brasileira
Campeãs mundiais entregam a Taça


As jogadoras da selecção brasileira de andebol feminino entregaram segunda-feira a Taça conquistada no Mundial da Croácia, em Dezembro de 2013, à Confederação Brasileira de andebol, em Aracaju, sede da organização. A capitã da equipa, Fabiana Diniz, representou o grupo no momento da entrega do troféu e reconheceu o trabalho de todos para que o título fosse possível. “Sabemos que por trás deste título existe um grande trabalho, com muita gente envolvida a dar-nos suporte. Tivemos muito apoio e investimento para que isso acontecesse”, declarou. O presidente da Confederação, Manoel Luiz Oliveira, recebeu o prémio e disse estar concentrado agora nos Jogos Olímpicos do Rio.

Ao nível da Europa
Portugueses fazem menos exercícios


Portugal é um dos países da União Europeia onde os cidadãos fazem menos exercícios físicos ou praticam algum tipo de desporto, é apenas ultrapassado pela Bulgária e por Malta, revela um euro barómetro divulgado terça-feira.De acordo com as conclusões deste estudo encomendado pela Comissão Europeia, que inquiriu 28 mil pessoas entre Novembro e Dezembro do ano passado, os países do norte da Europa são fisicamente mais activos do que os do sul e do este.Na Suécia, um dos países com índices mais elevados de actividades físicas, 70 por cento dos inquiridos dizem fazer exercícios ou praticar um desporto pelo menos uma vez por semana, seguindo-se a Dinamarca (68 por cento), a Finlândia (66 por cento) e os Países Baixos (58 por cento).

No fim da tabela está a Bulgária, onde 78 por cento dos entrevistados dizem que nunca fizeram qualquer tipo de actividade física, seguida de perto por Malta (75 por cento), com Portugal (64 por cento), a Roménia e a Itália (60 por cento, cada) a completar a lista de países com menor índice de actividade física entre os cidadãos.No caso de Portugal, 64 por cento dos inquiridos diz nunca fazer exercício físico e apenas oito por cento admite fazer desporto ou praticar exercício regularmente.

NFL
Atleta esfaqueado pelo irmão


Mike Williams, wide-receiver dos Tampa Bay Buccaneers, foi parar ao hospital, após ter sido esfaqueado na coxa, em casa, supostamente pelo irmão, Eric Baylor.Devido ao incidente, a polícia emitiu um mandato de captura por crime de violência doméstica contra Baylor. Ainda assim, o hospital que acolheu Williams esclareceu a situação através de um comunicado.“Estamos cientes do que aconteceu em casa de Mike Williams e estamos a colaborar com ele e com as autoridades para ter informação adicional.  Temos conhecimento limitado neste momento, mas a nossa principal preocupação é a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, pode ler-se no comunicado do hospital de St. Joseph.

Videoclipe
Shakira admite carga sexual


A cantora colombiana Shakira admitiu segunda-feira ao jornal francês “Le Parisien”, que o videoclipe da canção “Can't remember to forget you”, tem uma carga sexual e atribui o feito Rihanna, com quem gravou a obra.“É Rihanna quem faz tudo ser sexy”, comentou, antes de acrescentar que ela também pode ser sexy, mas que para isso tem de preparar-se e mentalizar para isso acontecer.A cantora dedicou a Piqué o tema de seu novo disco que saiu no dia 23 e ao seu filho a canção “The One Thing”.

A artista explicou, além disso, que a maternidade “simplificou” o seu dia-a-dia e que agora dedica-se “ao essencial”, à música e ao seu filho.“Se tenho de viajar durante mais de sete dias, Milan fica em casa porque ainda é muito pequeno, mas quando sair em “tournée”, ele pode vir comigo. Devemos também acompanhar Gérard na Copa para animá-lo”, contou.

Breve
Ministério Público acusa suspeito


O Ministério Público de Portugal deduziu uma acusação contra um homem suspeito de ter assaltado por duas vezes as instalações da sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Fevereiro de 2013. De acordo com uma nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o arguido, de 41 anos e que se encontra em prisão preventiva desde 2 de Dezembro de 2013, está acusado de dois crimes de furto qualificado.

Jogador do Fulham confirma traição

O jornal inglês “The Sun” afirmou que o médio alemão Lewis Holtby, do Fulham, admitiu em entrevista que traiu a namorada, a modelo dinamarquesa Anne Charlotte. O atleta é conhecido pela fama de “bom moço” na Inglaterra, o que causou espanto a  alguns órgãos  que reproduziram a notícia. Segundo o jornal, Holtby afirmou que cometeu “o primeiro grande erro da sua vida” com uma aeromoça, com a qual trocou mensagens de textos  e fotos íntimas.