Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

ltimo BAI Basket

Melo Clemente - 07 de Maio, 2012

Atleta vai encerrar a carreira aos 40 anos

Fotografia: Jornal dos Desportos

Miguel Timóteo Pontes Lutonda, ou simplesmente general Lutonda, como é conhecido nas lides do basquetebol, anunciou recentemente a sua retirada de campo, no final da temporada 2011/2012.Aos 40 anos de idade, 20 dos quais dedicados à Selecção Nacional, Lutonda, considerado um dos expoentes máximos da “bola ao cesto” no país e do continente africano, não tem sido opção para Mário Palma, na fase final da 34ª edição do BAI Basket, onde a equipa militar está na corrida para a conquista do referido troféu, em posse do Petro de Luanda.

Depois de ter feito uma boa fase regular, ajudando o Clube Central das Formas Armadas Angolanas a conquistar o primeiro lugar, o internacional angolano, várias vezes considerado MVP (Jogador Mais Valioso) no continente africano, tanto ao serviço da Selecção Nacional, como ao serviço do 1º de Agosto, Lutonda, ao que tudo indica, está a atravessar uma fase negra, no ano que escolheu para se despedir dos seus admiradores.Na vitória sobre o arqui-rival Petro de Luanda, por escasso um ponto de diferença (85-84), o general Miguel Timóteo Pontes Lutonda não sai do banco de suplentes, para tristeza dos seus admiradores.E na derrota frente ao Libolo, por 83-91, o ídolo do Rio Seco, jogou apenas três minutos e 45 segundos e, não marcou qualquer ponto.

Namora do CR7
Irina reafirma vontade de ter filhos

Deslumbrante. É o mínimo que se pode dizer da produção de que é protagonista Irina Shayk para a “S. Moda”, revista que faz parte do jornal espanhol “El País”. Aquando da sua recente passagem pela capital espanhola, a namorada de Cristiano deu uma entrevista mais íntima à publicação, na qual desvendou alguns segredos para se manter em boa forma, os seus gostos e desejos para o futuro. Irina revelou, por exemplo, que é uma grande fã de Woody Allen: “Os seus filmes dão que falar, deixam marcas e afastam-se do típico final feliz de Hollywood”. Além disso, a russa de 26 anos reafirmou vontade em ter filhos no futuro. “Todas as mulheres vieram ao Mundo para ser mães”, disse.

Acção solidária
Luvas de Helton leiloadas

Na sequência do bicampeonato ganho pelo FC Porto, o ClubeFashion Solidário pôs ontem em leilão as luvas autografadas do guarda-redes Helton, utilizadas na final da Liga Europa de 2011. O valor deste leilão solidário reverte totalmente a favor da Associação Nacional de Combate à Pobreza (ANCAP). A iniciativa decorre até quarta-feira, dia 9, e todo o valor angariado, no qual está incluído o valor pelo qual a peça for arrematada mas também o valor de cada uma das licitações (0,50€/cada), reverte a favor daquela associação.

Para Jessica
Um Dia da Mãe especial

A atleta Jessica Augusto partilhou com a mãe, Ana Maria Barros, com quem fala todos os dias nem que seja por telefone, um dia num SPA no Estoril. São tão apegadas uma à outra que vivem a 500 metros de distância. “Quando a Jessica era pequenina dava-me sempre um postal que fazia na escola, um beijinho e desejava-me um feliz Dia da Mãe. Depois, quando já era mais crescida, começou a oferecer-me ramos de flores e a levar-me a jantar fora”, conta Ana Maria Barros, mãe da atleta Jessica Augusto.

Obras para Rio/2016
Pilotos da Stock revoltados

O decreto da Câmara do Rio de Janeiro que permite o uso do espaço do Autódromo Nelson Piquet para fins comerciais e possibilita legalmente a desactivação da pista para a construção do parque olímpico dos Jogos de 2016, revoltou os pilotos da Stock Car. Sobretudo os cariocas, que começaram a correr em Jacarepaguá. Anteontem, os pilotos dispararam contra os políticos pelo descaso com o automobilismo e mostraram-se unânimes em não acreditarem na construção de uma nova pista em Deodoro, cujas obras já deviam ter começado em 2010.