Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Vata comemora anivesrio no dia do pai

Josefa Toms - 20 de Março, 2013

Vata Matanu Garcia, ou simplesmente Vata como ficou conhecido nas lides futebolísticas, comemorou ontem o seu 52º aniversário. O protagonista do famoso caso “a mão de Vata” teve ontem dois motivos especiais para merecer carinho a dobrar da família.

O primeiro por se tratar do seu aniversário natalício e o segundo por se tratar do dia dedicado aos pais, afinal não são todos os dias que antigos desportistas têm dois motivos para comemorar num só dia.

Em Angola, Vata começou a jogar futebol no Progresso do Sambizanga, vindo da RDC, tendo ido ao Paredes de Portugal anos depois. O internacional angolano é mais conhecido nas lides futebolísticas pelo caso “a mão de Vata”.

Na célebre meia-final da Taça dos Clubes Campeões da Europa entre Benfica de Lisboa e o Olympic de Marselha de França, disputada a 18 de Abril de 1990, Vata deu ao clube português a possibilidade de jogar a final, numa situação em que Valdo cruza na direita, Magnusson cabeceia para trás e neste instante um defesa empurra Vata, que ao se desequilibrar terá levantado a mão, levando a bola as redes da baliza de Joel Bats.

O internacional angolano sempre negou a versão segundo a qual marcou o célebre golo com a mão. Vata é também conhecido por ter se tornado o melhor marcador do campeonato português, com 16 golos, ao serviço do Benfica, mesmo sendo suplente.

Agora mais descansado, Vata assume o cargo de presidente da Associação provincial de futebol dactual presidente da Associação provincial de Futebol de Praia de Luanda.

Leilão
Actor António Banderas
compra camisolas do Real

O actor espanhol Antonio Banderas organizou na sexta-feira um jantar beneficente para a sua fundação, a Lágrimas y Favores, e ao fim da cerimónia houve um leilão para arrecadar fundos para a organização.

Entre os objectos, foram postas em disputa cinco camisolas do Real Madrid autografadas. Coube ao próprio Banderas arrematar as peças, segundo informações do jornal “AS”.

O actor pagou cerca de 25.690 dólares pelas camisolas que pertenciam aos jogadores Kaká, José Callejón, Álvaro Arbeloa, Sami Khedira e Xabi Alonso.
A quantia arrecadada com o leilão (assim como os 326 dólares pagos por cada pessoa presente no jantar) vai para instituições de caridade.

Banderas é adepto do Málaga e esteve presente no Estádio de La Rosaleda há uma semana, quando a equipa espanhola derrotou o Porto por 2-0 e garantiu a classificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube.

Moda
Heidi Klum cria linha
de roupa desportiva


Extremamente activa e adepta de exercício físico, Heidi Klum foi convidada pela marca de fitness New Balance para assinar uma linha de roupa destinada à prática de desporto.

A alemã é conhecida pelos trabalhos que fez como modelo, principalmente para a marca Victoria’s Secret, tendo sido um dos “anjos” mais famosos da marca de roupa íntima.

Agora, a também apresentadora aposta na criação de peças de roupa desportiva. A sua colecção tem 12 propostas, desde tops, calções e leggins, que só estão disponíveis em lojas da marca Lady Foot Locker.

“Criei peças funcionais com um toque fashion. Quero que as mulheres se sintam bonitas com esta roupa, mesmo estando a suar”, disse a loira, bem-disposta, durante a apresentação da linha de roupa.

Treinos
Candice Swanepoel
é adepta de boxe

Dona de um corpo escultural, Candice Swanepoel não descuida a imagem. Ela é uma das musas da Victoria’s Secret e um dos segredos para estar em forma é a prática de desporto. Foi exactamente isso que mostrou no Instagram.

“Preparada para fazer estragos”, escreveu enquanto o instrutor de boxe a preparava para mais uma sessão de treinos. Mas a “pugilista” também gosta de ioga e de se exercitar no ginásio.

Tanta actividade física para gastar as calorias que ingere. E não são poucas, admitiu.  “Tenho de comer bastante porque o meu metabolismo é maluco”, confessou. Tanto esforço compensa!

Automobilismo
Gémeas competem na Nascar

Angela e Amber Cope são gémeas, têm 29 anos, pertencem a uma família desde sempre ligada ao desporto automóvel e são a terceira geração de pilotos da família.

Pela primeira vez na história da Nascar, duas gémeas competem juntas numa divisão nacional. A estreia aconteceu a 23 de Outubro de 2010, no Camping World Truck Series, em Martinsville, onde Amber terminou em 26º lugar e Angela em 30º.

O percurso das gémeas no desporto automóvel começou bem cedo, logo aos nove anos, no karting. Aos 15, já ambas estavam em corridas de carros, ainda antes de terem carta de condução.