Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Velas acesas na sexta-feira

Francisco Carvalho - 01 de Abril, 2014

Ftima Antnio uma das mulheres angolanas com grande prestgio internacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A campeã da categoria C1 do torneio de canoagem dos Jogos Panafricanos decorridos em Setembro de 2011 em Maputo celebrou ontem com a família, na Ilha de Luanda, o 28º aniversário natalício, num ambiente restrito. Fátima Narciso José António nasceu a 31 de Março de 1986, no seio de sete irmãos, e é casada com João Caíta Cateano, com quem tem uma filha.Para dar um colorido à data natalícia, a atleta da Selecção Nacional vai juntar os amigos de trabalho e do desporto na sua casa, à Ilha de Luanda, na próxima sexta-feira, num almoço “especial” em que se vai privilegiar os quitutes da Ilha de Luanda.

O peixe grelhado, batata-doce, feijão de óleo de palma, farinha musseque e banana cozida vão dominar as iguarias do dia. Para regar a boa alimentação, a boa cerveja nacional e o vinho de Portugal estão na lista de prioridades, segundo a aniversariante.Para evitar a presença de “patos e chatos”, Fátima António vai colocar à entrada de casa um “exército” de marujos. Só os eleitos e convidados vão ter acesso à sala e quintal para ajudarem a apagar as velas.A atleta angolana entrou na canoagem em 2003 a convite do irmão Felipe António. A paixão pelo mar, resultante da convivência diária, facilitou a aprendizagem.

Em 2007, a menina da Ilha de Luanda teve a sua primeira experiência internacional ao participar nos Jogos Africanos da Argélia. No final da prova, obteve a medalha de bronze. O sucesso abriu-lhe as portas e de regresso a casa incorporou-se na Marinha de Guerra Angolana, aos 21 anos de idade.Em 2008, no Campeonato Africano realizado no Quénia, Fátima António arrebatou duas medalhas: prata e bronze, na especialidade de Caiaque.A sagacidade da atleta angolana volta a brilhar em 2011, nos Jogos Panafricanos de Maputo, onde arrebatou o primeiro ouro pessoal no C1, 200 metros. No mesmo ano, estreia-se no campeonato do mundo realizado na Hungria e chega à final B, obtendo o quinto lugar.Fátima António tem como sonho ser a melhor mergulhadora de alto mar da Marinha de Guerra Angolana. A salvação das pessoas continua a ser a sua bandeira principal. Parabéns.

IRINA SHAYK
Brilho no Brasil


Arrancou ontem mais uma edição da São Paulo Fashion Week e a namorada de Cristiano Ronaldo é uma das convidadas que desfilaram na passarela. Antes de CR7 partir à conquista do Mundial’2014, com a selecção portuguesa, Irina Shayk chegou às terras de Vera Cruz para ser uma das estrelas de um evento de moda. Está previsto que a manequim russa seja a figura de destaque do desfile Primavera/Verão 2015 da marca Triton que se realiza hoje. A morena de olhos claros não é a única a atrair as atenções. Também Gisele Bündchen, mulher do jogador de futebol americano Tom Brady, vai pisar a passarela amanhã. A presença da manequim Candice Swanepoel também está confirmada. Muita beleza junta.

NICOLE SCHERZINGER
Cantora está orgulhosa de Hamilton


O britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Malásia e a namorada não escondeu a alegria de ver o piloto da Mercedes a cortar a meta em primeiro. “Parabéns por venceres o GP da Malásia. Estou orgulhosa”, escreveu Nicole Scherzinger. A cantora norte-americana acompanhou o piloto de F1 e assistiu à vitória do britânico no circuito de Sepang. Antes, a morena norte-americana, que lançou recentemente uma colecção de roupa, aproveitou a passagem pela Malásia para desfrutar de paradisíacas praias na companhia de um grupo de amigas.

BEYONCÉ
De olhos no Mundial


Depois de encerrar a digressão europeia em Lisboa, na passada semana, Beyoncé está de olhos postos no Brasil. A estrela da música pop e o marido, o rapper Jay Z, querem assistir à festa do futebol que é o Mundial, avança o “Daily Star”. O casal norte-americano pediu até alguns conselhos a David Beckham, de acordo com o jornal britânico. “Eles não percebem muito de futebol, mas adoraram a ideia de estarem presentes nas cerimónias e na atmosfera de festa que vai ter o Rio de Janeiro durante esses dias”, revelou uma fonte à publicação. O antigo futebolista aconselhou os melhores jogos para assistir e prometeu bilhetes VIP à dupla de cantores que vai com a filha Blue Ivy nesta viagem à cidade maravilhosa.

NA SUÉCIA
Morte de adepto adia jogo


A primeira jornada do campeonato sueco foi marcada por uma notícia triste, no último domingo. Um adepto do Djurgarden morreu antes da partida contra o Helsingborg fora de casa, no estádio Olympia. Quando a informação se propagou, um grupo de adeptos do Djurgarden tentou invadir o relvado, o que gerou muita confusão e tensão. A polícia local teve de agir para conter os ânimos exaltados e evitar uma tragédia ainda maior. Em função da luta, o árbitro foi obrigado a cancelar a partida, aos 42 minutos. O jogo estava empatado (1-1) no momento em que foi paralisado. O clube do adepto morto manifestou-se pelo Twitter para lamentar a tragédia. “Um dia terrível. A caminho do jogo em Helsingborg, um adepto foi espancado de tal maneira que morreu. Não há palavras para expressar o que estamos a sentir agora. Os nossos pensamentos estão com os familiares. O Djurgarden está de luto”, escreveu.

Breve
Adversário salva a vida de Gusev


A história é do fim-de-semana e teve lugar durante a disputa do campeonato de futebol da Ucrânia. O médio do Dínamo de Kiev, Oleg Gusev, chocou violentamente com o guarda-redes do Dnipro. Oleg Gusev caiu inconsciente e, para piorar a situação, a língua do internacional ucraniano estava a obstruir a passagem de ar pela garganta. Para livrá-lo da morte, valeu a rápida acção de Jaba Kankava, jogador do Dnipro. O fair play foi oportuno.

Jordi Alba próximo de actriz

O jogador do Barcelona Jordi Alba e Hiba Abouk, considerada uma das actrizes mais sexy da TV espanhola, foram vistos em clima de grande cumplicidade numa saída à noite, em Madrid. Os dois trocaram gestos de carinho e esta é a primeira vez que os dois são vistos juntos, segundo a revista espanhola “Cuore”. Aliás, o craque já tinha elogiado a série em que Hiba brilha no pequeno ecrã. Um novo casal na La Liga está em formação?