Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Yara Lima concretiza sonho de superar recorde da me

Rosa Panzo - 17 de Agosto, 2013

Nadadora de 17 anos bateu dois recordes nacionais no Campeonato do Mundo

Fotografia: Kindala Manuel

Segundo o ditado popular filho de peixe sabe nadar. A nadadora angolana Yara Lima conseguiu concretizar o velho sonho de bater o recorde nacional absoluto dos 50 metros livres que pertencia à sua mãe, Ana Martins, desde 1988.

A campeã nacional absoluta, filha da antiga nadadora, Ana Martins, actual vice-presidente da Federação Angolana de Natação, concretizou o sonho no Campeonato do Mundo, que encerrou recentemente em Barcelona,

Yara Lima é hoje considerada a melhor nadadora angolana da categoria com 28.69. O anterior recorde era de 29.74 pertencia a Ana Martins. Para além do recorde da mãe, Yara Lima bateu no Mundial o seu próprio recorde dos 200 metros livres, com o tempo 2m.16s.01décima. O anterior era de 2m.17s.51 décimas.

Com os novos tempos, Yara Lima conseguiu também melhorar a sua posição no ranking de cada prova em que participou. Nos 50m livres, por exemplo, quedou-se na 60ª posição.

Yara Lima começou a dar os primeiros passos da natação no Clube Náutico da Ilha de Luanda, na classe de iniciados. Depois, ficou parada por questões pessoais e retomou a natação aos 15 anos, em nado sincronizado.

Anos depois passou a pertencer a categoria de juvenis do 1º de Agosto (competição), clube que ajudou a recuperar títulos nacionais perdidos há mais de 12 anos.

Yara Lima foi a primeira atleta do clube militar que conquistou pela primeira vez a Travessia do Lobito, em 2010, ano em que recuperou o título da Taça de Angola.
Actualmente com 17 anos, Yara Lima vive em Portugal, beneficia de uma bolsa de estudo e representa o Sporting Clube de Portugal.


Na Inglaterra

Equipa muda nome de jogadores


Uma equipa amadora da Inglaterra (Farnoborough) decidiu mudar o nome dos seus jogadores, juntando várias estrelas mundiais na equipa.
Doravante Pelé, Maradona, Messi, Zinedine Zidane e tantos outros passam a jogar juntos numa só equipa.

A atitude do Farnoborough surgiu do empresário “Paddy” Power, dono de uma casa de apostas que tem o seu nome e que patrocina a equipa inglesa.

“Os fãs já podem esquecer o Camp Nou e precisam apenas de viajar ao Paddy Power Park para assistir a alguns dos melhores jogadores do Mundo em acção. Queremos ver como os nossos próximos adversários vão reagir diante de um ataque com Pelé e Messi e Zidane no meio de campo”, brincou o empresário.

A fim de promover a equipa desconhecida, todos os atletas “mudaram” os seus nomes pelos de referências histórias das suas posições.

Desta forma, o guarda-redes Scriven passou a chamar-se Gordon Banks, enquanto os laterais Massaquoi e Treacher reeditam a dupla brasileira Cafu e Roberto Carlos. McGarry tornou-se Beckenbauer. James-Lewis converteu-se em Zidane. Berry atende agora pelo nome de Johann Cruyff. Bennett quer ser chamado de Messi, Tarpey é o novo Maradona e Elvis Hammond, esqueça este nome, agora ele é Pelé.

Até o treinador Spencer Day entrou na brincadeira e agora é José Mourinho. Mais inusitado ainda talvez seja o assistente técnico Gardener, que passa a ser conhecido como Sir Alex Ferguson.

Resta saber como lidar com uma possível crise de vaidade entre o elenco. Aliás, Maradona ficou com a camisa 10 do Farnoborough. Pelé é o 11 e Messi, o 7. Estranho, não?

Essa acção de marketing, na verdade, serviu também para deixar o clima melhor no Farnoborough, que passava por uma situação financeira bastante delicada.


BREVES

Pesquisa

Barcelona tem mais seguidores na Internet


Em Julho deste ano, a revista Forbes publicou um estudo em que colocou o Barcelona como a equipa desportiva com mais seguidores em redes sociais no Mundo.
O clube espanhol tinha mais do que todas as outras equipas de futebol americano juntas. Porém, quando o assunto é engajamento, quando o internauta interage, o Real Madrid passa o seu maior rival, segundo números do site Be On.

O site explica que, entre os factores pesquisados estão o volume de conteúdo produzido e distribuídos, visualizações totais, interactividade, e até a qualidade final de canais, como no Youtube e no Facebook.
Para completar o top 5, aparecem outros clubes de futebol.


CRISTIANO RONALDO

Crise no sector imobiliário
deixa casas por arrendar


La Finca é uma das urbanizações mais luxuosas da Europa, onde moram as maiores estrelas da La Liga, o principal campeonato espanhol de futebol.

Foi o local escolhido por Cristiano Ronaldo para viver enquanto estiver ao serviço do Real Madrid. Mas devido à crise no sector imobiliário, os preços para alugar uma moradia nesta zona baixaram consideravelmente, existindo cerca de 50 habitações disponíveis para arrendar por, pelo menos, 3.500 euros (cerca de 447.275,00 kwanzas) mensais.

De acordo com o site especializado Idealista, as casas mais “baratas” são do estilo duplex, mas existem ainda moradias por 4.500 euros (cerca de 575.067,00 kwanzas) mensais, que possuem cinco quartos, quatro casas de banho, um jacuzzi e uma piscina. Aliado a isso, os habitantes passarão a ter um dos melhores futebolistas do Mundo como vizinho.


Beleza

Rodic concentra atenções
no campeonato de Moscovo


Snezana Rodic é uma das estrelas mais faladas no mundial de Atletismo que decorre em Moscovo. Aos 30 anos, a atleta é conhecida pela sua beleza e também pelos resultados positivos que tem conseguido. O mais recente aconteceu no mundial de Moscovo, onde conseguiu 14,58 metros no triplo salto (o seu melhor registo).

Bastaram os focos de algumas objectivas presentes no evento para ser uma das atletas mais faladas.
Snezana Rodic já foi casada com um jogador de futebol, Aleksandar Rodic, também esloveno.


James Bond de Londres morre nos Alpes da Suíça

Responsável por representar o agente secreto James Bond na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, Mark Sutton morreu após sofrer um acidente enquanto gravava um vídeo de desportos radicais com outras 20 pessoas nos Alpes Suíços, na quarta-feira última. Mark Sutton bateu de frente com uma montanha ao pular de helicóptero, quando trajava um “wingsuit” , um fato de macaco aerodinâmico utilizado para o chamado “voo do morcego”.


Lionel Messi recebe proposta
para promover infidelidade

 O jogador do Barcelona, Lionel Messi, recebeu uma proposta para ser cabeça de cartaz de um site especializado em encontros extra-conjugais. O site britânico especializado em encontros extra-conjugais, AshleyMadison.com, fez uma oferta de 200 mil euros ao argentino Lionel Messi para lhe fazer promoção através de um filme publicitário a exibir em 28 países.