Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

A passadeira ajuda a perder peso

10 de Dezembro, 2011

Jornal de Desportos – Como surgiu o ginásio?
Manuel Gomes – Havia poucas opções de actividades físicas em locais próximos. Foi então que um grupo de amigos me confiou uma missão: pensar em algum tipo de ginásio que estimulasse toda a gente. Depois de algumas reuniões com outras pessoas abalizadas na matéria, ainda cheguei a pensar em desistir da missão, mas o meu espírito empreendedor impediu-o. Reflectindo bastante, cheguei à conclusão de que o ginásio era necessário.

JD – O que vai torná-lo diferente?
MG
– A ideia é extremamente feliz. Possuir um ginásio num sítio onde não existia. Não há infra-estrutura em Viana com estas características, daí a marca de inovação, principalmente para as pessoas que não vêem habitualmente o mar. É importante referir que tudo isto tem um custo. As pessoas vão pagar para entrar no recinto.

JD Qual o aparelho mais procurado?
MG – A passadeira. A utilização frequente da passadeira traduz-se em resultados consistentes nos seguintes níveis: queimar gordura, ganhar maior fôlego e resistência aeróbia, condicionar o corpo para a corrida e, um elemento sempre importante nestas coisas, o emagrecer entre três a cinco quilos se mantiver uma actividade regular durante três meses. Nunca esquecer que tais resultados só podem ter algum valor se, em paralelo, for capaz de controlar a sua alimentação, o que o vai ajudar a perder peso.

JD – E qual o de cardio mais eficiente?
MG
– O que realmente conta é a intensidade e a duração do seu treino. Estes são os factores principais que ditam a eficiência do treino de cardio. Por outro lado, deve escolher a máquina de cardio que mais se adeque ao desporto que pratica. Ou seja, se praticar ciclismo deve utilizar com maior frequência a bicicleta, se praticar remo deve optar pela máquina de remo, se praticar atletismo deve utilizar mais o tapete, etc. No que toca a aparelhos de cardio, o melhor a fazer é escolher aquele que mais lhe agrada e que lhe dá mais prazer. Treinar motivado é meio caminho andado para tirar dividendos das horas gasta no ginásio.

JD – O que falta conquistar?
MG – Há tanta coisa ainda por conquistar, mas, principalmente, aquilo que quero é ser o melhor em tudo, estar no combate e ter o à-vontade para fazer o que quiser. Posso ter conseguido já algumas coisas, mas também não são assim tão boas se nos pusermos a comparar com outros ginásios mais antigos. Neste momento, preciso de ter o espaço mais cheio, o que seria algo de extraordinário.

JD – Que tipo de apoios recebe?
GM – Basicamente é tudo através de uma empresa privada. Temos o espírito de equipa, temos uma entreajuda muito grande.

JD – Embora seja um projecto privado a procura é grande?
MG – Acredito que, dentro de três meses, vamos ter mais gente a solicitar os nossos serviços, apesar de o investimento ser 100 por cento privado. Contudo, as portas estão abertas também para os futuros nadadores do país. É importante que as pessoas percebam que queremos lucros mas que vamos trabalhar para os ter.

JD – Qual o perfil do empreendedor de sucesso?
MG – As características que definem um empreendedor com potencial de sucesso são: coragem para arriscar, determinação, vontade de superação, capacidade de decisão, espírito de liderança, criatividade e organização. Deve acrescentar-se que hoje, para se ser empreendedor, já não basta ter boas ideias e voluntarismo em doses generosas.

JD – Como consegue conciliar a vida de responsável de um ginásio com a de funcionário público?
MG
– Não constitui problema. Trabalho numa empresa privada e tenho o ginásio sob coordenação de um administrador executivo, que organiza muito bem as aulas.

JD – Que conselho daria a um jovem que pretende criar um negócio como o seu?
MG – Para vencer no mundo dos negócios é necessário conhecer muito bem o mercado onde se pretende operar, detectar as oportunidades que este proporciona, perceber como podem ser minorados os riscos inerentes ao investimento e estabelecer, desde logo, um caminho inovador para alcançar os objectivos desejados.

Quem é quem …

Nome: Manuel Gomes
Data de nascimento: 20/4/64
Natural: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Filhos: 4
Estado civil: Solteiro
Alguma vez mentiu: Sim
Já foi enganado: Sim
Perfume: Suave
Deputado ou ministro, qual dos cargos escolheria: Ministro
Alguma vez foi aliciado? Sim
É ciumento?  Sou
Virtude: Honestidade.
Maior defeito: Paciente
Desportos que aprecia: Basquetebol e natação
Tem automóvel: Sim
Tem casa própria: Sim
Peso: 72 kg
Altura: 1,65 cm
Calçado: 41
Prato preferido: Comidas típicas
Fuma: Não
Bebida: Depende da ocasião
Filmes: Drama
Música: Afro Jazz
Droga: Contra
Melhor país: Angola
Melhor cidade: Rio de Janeiro
Esplanada ou discoteca: Depende da ocasião
Campo/Praia: Praia
Cor: Vermelho
Religião: Católica
Tempos livres: Leituras, filmes
e música