Angola vai ter cinco licenciados em educação física e esgrima

Domingos Pascoal participou em várias edições, desportivos
Fotografia: José Soares
Fez parte da Comissão Instaladora da Modalidade de Esgrima em Angola (CIEGSLA), fundada a 11 de novembro de 2008, depois de nos últimos anos pertencer a Academia Olímpica angolana (AOA) é agora membro individual do Comité olímpico angolano (COA).
Trata-se de Domingos Pedro Pascoal, 39 anos, que está satisfeito pelo facto de em 2015, o País contar com cinco bolseiros formados na Republica de Cuba, em Educação Física e Desportos, na especialidade de Esgrima.
“No âmbito da formação de quadros, temos o orgulho de pronunciar que vamos estar bem servidos em 2015 quando recebermos 5 bolseiros angolanos com licenciatura em educação física e desportos, na especialidade de esgrima, provenientes da República de Cuba, nomeadamente Luísa Alfredina Gomes Nicolau, Miguel Alexandre Manuel, Pinzi Manuel, Edna Elisa Ernesto Puto e Pedro Francisco Sebastião”, frisou o dirigente sem conseguir esconder a sua satisfação.
Segundo aquele dirigente, este reforço é a injeção de “sangue- novo” à comissão instaladora da modalidade de esgrima em Angola (CIESGLA), fundada a 11 de Novembro de 2008, que realiza várias actividades particularmente na capital do País.
“A escolinha de esgrima do Gamek e o núcleo do Puniv são os pilares da esgrima em Luanda, contamos também com o núcleo do Sumbe( Kwanza - Sul) desde 2011.A Lunda-Sul está numa fase experimental , com muitas expectativas contamos formar um núcleo de forma tímida na província do Namibe, Kuando Kubango e Uíge.
Na nova centralidade do Kilamba Kiaxi , vamos começar a divulgar a esgrima por estar provida de muitas escolas com equipamento desportivo, pavilhões e muita gente entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, pelo que vai dar um novo folgo à esgrima”, acrescentou.
TRAJECTÓRIA
Prática começou na Ilha da Juventude em Cuba
Domingos Pascoal é ex-bolseiro angolano da República de Cuba começou a praticar desporto a partir dos programas escolares na Ilha da Juventude.
“ Na Ilha da Juventude, em Cuba, muitos de nós tínhamos a facilidade de praticar vários desportos e, eu não fugi à regra, a praticar, atletismo, beisebol, voleibol, ténis de mesa, futebol, basquetebol, andebol, xadrez e ginástica, quando era mais novo”, revelou.
Apesar de não chegar a ser atleta de alta-competição, em 1987, Domingos Pascoal participou em várias edições e em diferentes torneios de xadrez, voleibol e beisebol, modalidades que faziam sempre parte do quadro dos “jogos da amizade na ilha da juventude até 1991.
“Posteriormente, destaquei-me nas modalidades de basebol e atletismo já na universidade, fui sempre a primeira aposta na estafeta 4x100 do ISCF Nancy Uranga em Pinar del Rio nos Campeonatos provinciais” , sublinhou.
Da sua geração, Domingos Pascoal destaca os integrantes da equipa de futebol nas categorias juniores como: Yaya, Kiaya, Zangulo, Scater, Esquerdinho, Bula, Calig, Maranha, entre outros nos jogos da amizade na Ilha da Juventude.
” A nossa equipa de futebol era de outra galáxia, mas não podemos esquecer o Francisco Moniz “Kito“ no boxe, ou o Ruca no basquetebol, o Kim no andebol, Garjoss no basquetebol, no atletismo tínhamos, o Juan Torena, o Kauter, no xadrez, no beisebol destacavam-se o Keto, e Elias “Intur“.
Tinhamos ainda naquela época, no beisebol o Devegaz , o nosso lançador supersônico, Wilson, que só não foi “catcher“ porque era esquerdinho, Casé, entre muitos outros, também fazia a grande diferença como o pessoal do voleibol com Lilás, Gugu, Antua (nosso Joel Despagner),Man Kiko. Todos tiveram o seu espaço de exibição nos jogos da amizade na Ilha da Juventude de 1986-1991”, concluiu.
PING-PONG
Desqualificação de Tumba Silva
O que o motiva a candidatar-se para membro do COA?
O gosto pelo olimpismo, em que muito acredito pode dar à sociedade,um alargado conjunto de personalidades com iniciativas de acção muito vivas e determinadas no plano desportivo nacional. Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança depositada em mim.
Quer comentar os pontos fortes do anterior elenco do COA?
A consolidação da gestão administrativa, as diferentes estruturas do COA e a capacidade de superar dificuldades.
E, os pontos fracos?
O caso do pugilista Tumba Silva, que foi desqualificado do torneio de boxe dos Jogos Olímpicos de Londres e a não divulgação de um parecer oficial.
Angola vai realizar o 41º Campeonato Mundial de Hóquei e Patins entre 20 e 28 de Setembro qual será o seu contributo?
Vou torcer muito como angolano e especialmente como antigo preparador físico do Juventude de Viana na era do Inácio Olim.
Qual é para si a importância deste evento para Angola?
Julgo ser mais uma oportunidade de apresentar a capacidade de organização, de acolhimento de eventos mundiais, também por outro lado brindar o povo ao proporcionar uma oportunidade ímpar de convivência com estrelas do hóquei mundial, ademais herdar três pavilhões de qualidade, com todas as condições.
Acha que Angola pode vencer o 41º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins?
Não, porque existem seleções tradicionalmente mais fortes, sinceramente, podemos afrontar de jogo a jogo mas é possível ficar entre os quatros primeiros classificados.
POR DENTRO
Nome completo: Domingos Pedro Pascoal
Filiação : João Domingos Pascoal e Rosa Jose Pedro
Data e local de Nascimento: Aos 19 de Maio de 1974, em Luanda
Estado Civil: solteiro
Filhos: 03
Peso: 72 kg
Altura: 1.75 m
Prato Preferido: Fungi de carne seca
Bebida: água
O que faz nos tempos livres: Ler
Número de Calçado: 42
Clube Preferido: 1º de Agosto
Cidade: Luanda
País: Angola
Perfume: La Nuit del`Homme da Yves Saint Laurent
Religião: Católico
Ídolo: Michael Jordan
Alguma vez mentiu: sim
Sonho/desejo: ir à lua
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos