Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Campe infantil de tnis de campo est na seleco de pingue-pongue

Joo Francisco -On-line - 12 de Março, 2013

Maria de Ftima Samalinha, foi descoberta no tnis de campo huilano

Fotografia: Eduardo Pedro

Maria de Fátima Samalinha, faz parte do programa acordado pelo presidente da Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM), Filomeno Fortes, e a empresa chinesa Cetic Constrution, em Janeiro de 2011, que permitiu que um primeiro grupo de sete novos valores da modalidade efectuasse um estágio de dois anos na China, concretamente na província de Fuz Hou.

Este programa começou a dar os seus primeiros frutos, com a obtenção das primeiras medalhas de Angola no escalão feminino, através de Isabel Albino e Ruth Tavares, ambas com 14 anos, nos campeonatos africanos disputados em 2012, em Tipasa (Tunísia), onde o ténis de mesa almeja melhores resultados este ano nas provas marcadas de 1 a 6 de Abril, na Tunísia.

  Além das três mesa tenistas femininas referidas, fazem ainda parte das selecções nacionais de cadetes e juniores de ambos sexos, treinadas pelo seleccionador António Pimenta, os mesa tenistas Alessio Peter António, 13 anos, Paixão Feijó Neto, 14 anos, Edvane Regada Neto e Elizandro Quibuco André, 16 anos.


TRAJECTÓRIA
Passagem pelo ténis de campo


Maria de Fátima Samalinha foi “descoberta” pelo professor Severino Xavier Fernandes, mais conhecido nas lides desportivas huilanas como Juca Fernandes, nos campos da Escola Rei Mandume, no Lubango.

Segundo Juca Fernandes, a Maia, como a tratavam carinhosamente, acompanhava sempre a sua irmã mais velha, Regina Lucas, aos treinos de ténis de campo. “Via que a Maia, muito desinteressadamente, ia pegando na raquete de ténis de campo, mas o meu ‘olho clínico’, como de qualquer treinador, descobriu que aquela menina tinha talento para o ténis”, recordou. 

“Contudo, quando o ténis de campo angolano começa a viver uma crise de direcção, com todas as consequências à vista, como a não realização de campeonatos, o grosso das praticantes da modalidade, entre as quais a Maia, são absorvidas pelo ténis de mesa”, adiantou Juca Fernandes.
O treinador revelou ainda que antes de Maria de Fátima Samalinha passar para o ténis de mesa, venceu as provas da categoria de infantis do programa de ténis de campo dos primeiros jogos nacionais abertos supervisionados pela Federação Angolana de Ténis de Campo nos anos 2004/5 na Huíla (Lubango).

“Samalinha é uma jogadora activa/agressiva sempre com tendência para mandar e vencer os jogos. Uma lutadora até à exaustão. Encara muito seriamente a preparação pré-competitiva e gosta igualmente de emitir as suas opiniões ao treinador”, concluiu. 


POR  DENTRO

Nome completo: Maria de Fátima Lucas Samalinha
Filiação: Daniel José Samalinha e Luísa Lussati Lucas
Local e data do nascimento: Lubango (Huíla), a 9 de Abril de 1995
Irmãos: Seis
Altura: 1,61 m
Peso: 55 kg
Calçado: 38
Estilo de jogo: Ofensivo
Prato preferido: Mufete
Bebida: Sumos e água
Hobby: Internet/face book
Perfume: Chanel 5
Filme: Terror
Cidade: Pequim
País: China