Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Grande promessa do futebol nacional

Augusto Fernandes com Joo Francisco - 17 de Setembro, 2012

Isner, comeou a jogar a srio em Portugal nas escolas do guias de Camalati

Fotografia: Augusto Fernandes

O rapaz de 14 anos é canhoto e dono de uma técnica de fazer inveja a qualquer um da sua idade. Isner Paulo João, ou simplesmente Isner, começou a jogar a sério em Portugal nas escolas do Águias de Camalati de Lisboa. Mesmo com tenra idade os seus dotes futebolísticos não escaparam ao faro dos “Leões de Alvalade” e um contrato com a equipa leonina só não foi efectivado porque alguém impediu. Isner nasceu em Luanda no bairro da Boavista, mas foi em “terras de Camões”, precisamente no Águias de Camalati de Lisboa que a nossa estrela começou a jogar a sério, quando tinha nove anos de idade, na companhia de Rafael, Ivo, Sandro, Pedro e Filipe, treinados pelo mister Pisca.

Neste mesmo período, Isner despertou o interesse do Sporting Clube de Portugal, que só não foi consumado porque um dos dirigentes do Águias de Camalati não facilitou o contacto com o encarregado de Isner. Com a morte de seu tio em Luanda, o puto teve de regressar em 2010 à Pátria que o viu nascer. Isner, posto em Luanda, no

Bairro do Sambizanga, ingressou nos iniciados do Progresso Associação do Sambizanga e não teve dificuldades de se impor, pois o olho clínico de Arnaldo Gabonal foi determinante para a sua admissão no clube Sambila. Quando chegou ao Progresso encontrou o Germano, Alexandre, Do Leite, Maradona, Mano, Chara, Gelson, Betão, Zidane e Balotelli, treinados pelo mister Duvi.  “Como iniciado joguei apenas duas épocas (2010-2011). Este último foi o ano em que me destaquei muito e fruto disso fui promovido ao escalão de juvenis com apenas 14 anos de idade e a partir daí estou quase sempre entre os convocados da equipa principal e treino com muita regularidade.

Faço tudo para estar entre os melhores. Este ano já fiz cinco jogos como titular no campeonato provincial e marquei um golo contra o Interclube”, disse. O facto de estar a jogar num escalão acima da sua idade é forte indicativo de que Isner é um jogador a ter-se em conta nos próximos anos. Segundo ainda Isner, inspira-se em Neymar do Santos do Brasil, que tem grande faro para o golo, apesar da sua baixa estatura. Com dribles estonteantes e grande nível técnico o puto vai caminhando para o estrelato.

Em relação ao seu ídolo, Isner disse que: “O Neimar é um jogador muito talentoso e eu faço tudo para emitá-lo. Era um prazer muito grande para mim jogar ao lado dele. Em Angola tenho certa simpatia pelo Isack por ser um jogador muito combativo”. Para ele, “mesmo que a equipa esteja a perder, o Isack tem sempre a cabeça erguida e isso é muito importante para um jogador profissional, pois o adversário sente muita dificuldade em jogar”.  

PERSPECTIVA

“Progresso vai permanecer na I divisão”

Isner acredita que equipa sénior do Progresso do Sambizanga vai manter-se na primeira divisão nacional, “pois tem um grande treinador e jogadores capazes de justificar a permanência”. O fenómeno, falando do campeonato provincial do qual a sua equipa faz parte, é de opinião que as equipas mais fortes são o Petro de Luanda, Interclube, os Brilhantes e o seu Progresso. Isner considerou que em alguns casos não existe verdade desportiva porque alguns clubes usam jogadores com idade adulterada. “Isto prejudica não só o adversário como também o próprio jogador que joga em escalão impróprio para a sua idade”, argumentou. Isner é grande apreciador do Girabola e como a maior parte dos amantes do futebol angolano vê os dérbis entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda, ou os jogos em que aquelas equipas e o seu Progresso estejam envolvidos a jogar contra o Kabuscorp do Palanca.

“Quero chegar à selecção  de honras”

O nosso rapaz não se intimida em jogar com jogadores mais velhos que ele. “Gosto de mostrar o que sei e acredito que com muito trabalho posso atingir grandes níveis em termos de futebol e chegar à selecção nacional bem como chegar ao futebol europeu.” “Em 2013, se Deus permitir, estou em melhores condições de justificar a minha presença nos juvenis. Por isso, vou aproveitar bem todas as oportunidades que me forem dadas pelo treinador”, disse. “Sinto-me bem aqui no Progresso e espero ajudar a minha equipa a ganhar o primeiro Girabola da sua história, se isto não acontecer antes”, prometeu a nossa estrela.

Nome completo: Isner Paulo João
Filiação: António Pedro Monteiro e Eva Paulo João
Naturalidade e data de nascimento: Luanda, 23 de Maio de 1998
Irmãos: quatro
Altura: 1,64m
Peso: 47kg
Calçado: 38
Filme: Acção
Hobby: Estudar e jogar
Prato preferido: Bitoque
Bebida: Blue de maracujá
Música: Americana
Carro de sonho: Ferrari
Clube do coração: Progresso (Angola) e Barcelona (Europa)
Religião: Protestante
Sonho: Ser empresário de sucesso

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Jornal dos Desportos - O que pensas ser depois de terminar os estudos?
Isner - Penso ser contabilista
JD - Tens namorada?

IS - Não

JD - Qual é o problema que mais te apoquenta?
IS - A delinquência


JD - Já alguma vez recorreste a cábula?
IS - Não, porque os prejudicados são sempre os que recorrem a esta prática.