Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

"J tenho duas normas de Grande-Mestre e falta-me a terceira para obter o ttulo definitivo"

Joo Francisco -On-line - 08 de Maio, 2013

Erickson Soares , dos xadrezistas que, chegou mais longe

Fotografia: Jornal dos Desportos

O mestre internacional Erickson Soares, 21 anos - o “Tubarão”, como é conhecido nas lides escaquísticas -, depois de ter sido campeão africano júnior de xadrez  na época 2010/2011e vice-campeão continental em 2012/2013, no mesmo escalão, está agora atrás das normas que o devem consagrar como primeiro grande mestre angolano.

Na competição interna, Tubarão  já venceu quase tudo, restando-lhe apenas o título de mestre nacional, que é atribuído ao vencedor do campeonato nacional individual absoluto, agora em posse do xadrezista Luciano Oliveira, do Grupo Desportivo da EPAL. Erickson Soares, é um dos principais tabuleiros do 1º de Agosto, a par do mestre internacional Adérito Pedro, que  na qualidade de melhor xadrezista angolano da actualidade disputa neste momento, em Cuba, pela primeira vez, o super torneio Capablanca, em memória do grande campeão cubano do século XIX José Raul Capablanca.

Oriundo da Escola de Xadrez da Vila Alice, tornou-se estrela da modalidade pela mão de “mister” Locas, fundador daquele clube de bairro, e forjador de muitos campeões. Erickson Soares é, dos xadrezistas da Vila Alice, aquele que, até agora, chegou mais longe, embora hajam colegas e jogadores da sua geração, como Carlos Fernandes, Vandersdon Dias, Jeovani Santos, à espreita de um lugar ao sol.

O xadrezista, considerado por muitos extravagante, por estar quase sempre a acompanhar a moda, tanto na forma de vestir como no corte de cabelo (corte à galo), fez a maior parte da sua carreira no Vila Alice, embora tenha passado pelo Recreativo do Libolo, agremiação que acolheu a modalidade num curto período  e é hoje um dos tabuleiros efectivos do 1º de Agosto, onde divide o favoritismo com os mestres internacionais Adérito Pedro e Amorim Agnelo.


MOMENTOS MARCANTES
“Fiquei muito feliz com os títulos africanos”


Para Erickson Soares, os momentos mais marcantes que viveu até agora foram quando obteve os dois títulos de Campeão e de Vice-Campeão Africano júnior de Xadrez, ou as medalhas de ouro e prata, nas duas últimas temporadas, no Cairo (Egipto) e Tunísia.  “Os dois títulos africanos, particularmente, o africano da Tunísia, em finais de Dezembro de 2012 e princípios de Janeiro de 2013, foi onde consegui a minha segunda norma de grande mestre (para ter em definitivo o título de GM tem de obter uma terceira norma), tornaram-me muito feliz”, confessou o jogador, que só pensa em subir a fasquia.

O futuro grande mestre angolano tem na sua galeria 27 troféus, 19 medalhas e faz parte da selecção nacional de honras de xadrez. Com 2191 pontos no Ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Erickson Soares está neste momento entre os dez melhores xadrezistas angolanos com pontuação internacional.


PING PONG
“ Angola podia estar melhor a nível de África


Jornal dos Desportos: Fale-nos dos clubes ou equipas por onde já passou.
Tubarão:
Vila Alice, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto.

JD: Qual a sua maior ambição?
T: Tornar-me grande mestre.

JD: O que se deve fazer para Angola recuperar os títulos africanos que perdeu no xadrez?
T: Trabalhar a partir da base com as camadas mais jovens.

JD: Qual é o nível do xadrez angolano no seio do continente africano?
T: Não estamos muito bem, podíamos estar muito melhor.

JD: Admira algum jogador angolano de xadrez?
T: Sim. O Mestre Internacional Adérito Pedro.

JD: Porquê?
T: Porque o Adérito Pedro, apesar dos problemas que atravessa e do pouco apoio que tem tido, consegue manter-se sempre em forma e num  bom ritmo de jogo.

POR DENTRO
Nome completo: Erickson Roberto Maurício Soares
Filiação: José António Soares e Maria Luísa Maurício Soares
Data e local de nascimento: Luanda, a 12 de Março de 1992
Estado Civil: Solteiro
Namorada: Sim
Filhos: Nenhum
Altura: 1.71m
Peso: 63 kg
Calçado: 40
Cor preferida: Preto
Estilo de jogo: Agressivo
Prato: Funji de carne seca
Bebida: Água e sumos
Clube do coração: 1º de Agosto
Sonho: Ser um empresário de sucesso e tornar-me grande mestre.