Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Jicalulo O`Mesu tem futuro

Sardinha Teixeira - 06 de Maio, 2011

José Manuel Martins

Fotografia: José Cola

Na década de 90, um nome se destacou na organização da pesca desportiva. Trata-se, de José Manuel Martins “Manganga” vencedor de varias provas (troféu Proquimica), pertencentes à equipa “Jicalulo O’Mesu”, do clube Náutico, nas épocas 2002/2003. José Maganga, responsável da equipa “Jicalulo O’Mesu”, explica que não se pode ter “grandes expectativas”, pois a pesca é um desporto que está sempre “dependente das condições climatéricas”.

Em tempos de crise é sempre difícil aparecerem novos amantes da pesca para competirem, mas ainda assim a equipa tem novos membros. “Gostamos de ter sempre membros novos. Este é um sinal do bom trabalho desenvolvido”, garantiu. A pesca desportiva traz à Ilha de Luanda muita gente. “Gostava de saber qual é o clube que traz mais gente que nós e que faz mais que nós”, atira, reconhecendo que o clube Náutico reúne muitas pessoas, mas, caso o município das Ingombotas tivesse mais pescadores, ainda mais pessoas viriam à Ilha do Cabo, em épocas de competições.

A ideia da realização de um mundial em Angola, é uma vontade que ainda não foi esquecida, pelos dirigentes da federação, clubes e amantes da modalidade, porque de momento, ainda é possível realizar tal evento, de acordo com “Manganga”.

Como começou na pesca desportiva?
Sou um indivíduo viciado na pesca desportiva. A partir do momento em que pesquei um marlim de 160 Kg, aumentou a minha ansiedade de continuar a praticar a modalidade. Com o Clube ADM (Associação do Desportos do Mar) a realizar os seus primeiros concursos internacionais passei a competir pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda ( Ex-Nun'Alvares).

Porque razão a pesca desportiva em Angola tornou-se famosa?
A pesca desportiva em Angola tornou-se famosa devido ao tamanho do seu Veleiro do Atlântico. A pesca do Veleiro do Atlântico em Luanda começou nos anos 60 e durante a época de 1971-1975 muitos recordes mundiais foram concedidos pela Associação Internacional de Pesca Desportiva. (IGFA). O motivo porque é que o Veleiro do Atlântico da Costa Angolana atinge tamanhos tão grandes ainda não é conhecido. Entretanto um estudo recente sugere que isto poderá ser devido à baixa concentração de oxigénio nas águas mais profundas o que obriga a que as espécies de comida que o Veleiro do Atlântico procura se concentrem em uma faixa pequena da água próximo da superfície.

Qual é o período do ano com maior afluência de peixes?
O mês de Outubro é o período do ano com maior afluência de peixes de bico na costa angolana.

Em que patamar coloca a pesca desportiva em Angola?
Já está na hora de organizar um mundial. Temos três participações em mundiais com resultados satisfatórios. Agora, só resta a federação trabalhar neste sentido para que o nosso sonho seja concretizado. Aliás, convém recordar que, em 2002, o primeiro concurso ao peixe Prata na Barra do Kuanza, que contou apenas com pescadores residentes, pós em prova cinco recordistas do mundo, todos eles com os feitos conseguidos em Angola. A equipa Birrentos de Nuno Silva (Recordista do mundo da Macoa ) foi a justa vencedora deixando para o segundo lugar os Tubarões de Marco Couto ( recordista do mundo do Barbudo ) e em terceiro lugar os Marlinheiros dos recordistas do mundo Iain Nicolson ( Veleiro ) Cam Nicolson ( Macoa ) e Bernadeth Nicolson ( veleiro ), respectivamente.


Cenário perfeito de pesca desportiva?
Um bom grupo de amigos, que saibam o significado de pesca desportiva, sol, pouco vento, mar e boa disposição.

Dirige alguma equipa de pesca desportiva?
Sim. A equipa Jicalulu O’Mesu

Porquê este nome?
Os seus integrantes pertencem ao município do Libolo (Kwanza Sul).

Qual é o seu lema de vida? 
Ganhar mais troféus.

Actualmente o que espera do futuro?
A fazer o que gosto. Espero ter saúde e que o meu trabalho me traga cada vez mais amigos.

Os pecadores têm abraçado a técnica Tag and Release?
Angola pais de gente boa abraçou esta técnica, e quer em concursos quer fora deles as equipas a pescar em águas angolanas tem feito com frequência o Tag and Release.

Para terminar, o que pensa da equipa?
É uma mais valia para a pesca desportiva em Angola, e que continue com o mesmo ritmo e a crescer cada vez mais.

Quem é quem …

Nome: José Manuel Martins “Manganga”
Data de nascimento: 24/8/1946
Natural: Lisboa (Portugal)
Filhos: (2)
Nacionalidade: Angolana
Peso: 94 Kg
Altura: 1, 64 cm
Prato preferido: Muamba de galinha
Fuma: Não
Bebida: Água
Filmes: Acção
Música: Top música
Droga: Contra
País: Angola
Casa própria: Sim
Carro: Sim
Esplana ou discoteca: Esplanada
Campo/Praia: Praia
Cor: Verde
Religião: Católica
Tempos livres: Pesca desportiva