Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Jogador sonha actuar no Barcelona

30 de Setembro, 2017

O pequeno almeja jogar no FC Barcelona, num futuro breve.

Fotografia: SANTOS PEDRO/ Edições Nvembro

Futa Mendes  é o mais experiente jogador da série B, de iniciados, do Petro de Luanda. De 14 anos de idade, o pequeno jogador conquistou o lugar na equipa. Destacado, e sempre empenhado em desenvolver as suas capacidades tácticas e tácticas, Óscar, como é habitualmente tratado, acumulou no seu historial um total de 20 golos. O pequeno almeja jogar no FC Barcelona, num futuro breve.

NOTA DOS PAIS
Somos
de uma família
de desportistas


Óscar Mendes e Idalina Futa são os progenitores do adolescente Óscar, que desponta no escalão de iniciados de futebol, do Petro de Luanda. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o pai do menino disse, que o ensejo começou desde cedo.
\"Sempre gostou de futebol, e exigia como brinquedo a bola. Pela forma responsável e a dedicação com que encara o desporto, não tenho dúvidas de que possa vir a ter um futuro promissor no futebol, e pode chegar até onde o pai não chegou, porque ele vem de uma família de desportistas.
 
JD- Como surgiu a ideia de abraçar a modalidade?
Desde pequeno, que o Óscar começou a mostrar essa vontade, isso, porque também via a pai jogar, eu gosto do futebol e já pratiquei quando muito jovem. Penso, que este contacto com a bola  o incentivou.  Ele praticava na rua, tinha bom historial, mas eu não queria que entrasse cedo para um clube, deixei-o crescer um pouco mais, e o ano passado decidi enquadra-lo no Petro de Luanda.

JD- Com quantos anos começou a praticar?
Como já disse começou cedo, mas não estava integrado em nenhum clube. Dentro das normas do desporto, treina há menos de um ano.

JD- Os pais não se opuseram a isso?
Não de forma nenhuma. Pelo contrário, sempre apoiamos a ideia e incentivamos a continuar, e a  ajudar em tudo de que necessita.

JD- Quem apoia o rapaz em termos de transportes para os treinos?
Eu levo-o, pela manhã, aos treinos, e ele regressa sozinho por volta das 10 horas.

JD- Ele consegue conciliar o desporto com os estudos?
Consegue. Os treinos são feitos pela manhã, e as aulas são de tarde. Os futebol não lhe atrapalha em nada, até porque é um excelente aluno.

JD- Como pais acreditam no potencial desportivo do filho?
Sim, acreditamos. Ele tem muita vontade de seguir em frente, e Deus vai ajudá-lo a concretizar o sonho.

JD- Já há histórico de desportistas na família?
Temos um historial grande de desportistas na família. Sou primo do Zico, que joga no Petro de Luanda, eu pessoalmente joguei no Progresso, estive também nas equipas da Força Aérea e do Exército, tenho um irmão que joga no Libolo, e o meu pai também foi jogador de futebol.

PERFIL DO ATLETA
Nome: Joaquim Óscar Futa Mendes
Data de nascimento: 10/05/2003
Naturalidade: Luanda
Instituição escolar: Escola 2025
Classe:
Modalidade: Futebol
Posição: Ponta de Lança
Clube que gostava de jogar: Futebol Clube Barcelona
Ídolo: Leonel Messi
Que Angola gostava de ver daqui a 20 anos: O sustento das famílias desamparadas
Cor preferida: Amarelo e Azul
Como passa o fim de semana: Com a família
Do que gosta de brincar: Jogar o Play Station 
O que gosta de ler: O meu livro de pensamentos
Músico preferido: Badoxa
Comida: Arroz com Feijão
Que país gostava de conhecer: Espanha
Sonhos: Conhecer a sede do Barcelona    

TREINADOR
O melhor jogador
da série B 


O Óscar é um excelente atleta. Está connosco no clube, há menos de dez meses, e está a  superar dentre os demais. É o jogador, com maior números de golos, da nossa serie (B), marcou um total 20 golos rubricados nos Campeonatos Provinciais de Luanda. É um atleta que está sempre disposto e interessado em superar-se. Tem o hábito de estar sempre ansioso, mas isso, é próprio da sua idade. É um rapaz inteligente, rápido do ponto de vista táctico, amigo dos seus colegas, e está sempre disposto a ajudar. Penso, que o futebol nacional conta com ele, num futuro próximo.