Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

"No fui ao mundial de ciclismo do grupo B por ter menor idade"

Joo Francisco - On-line - 16 de Fevereiro, 2013

Marcelino Augusto ciclista eleito

Fotografia: Jornal dos Desportos

Marcelino Augusto é um dos ciclistas eleitos pelo treinador do Sport Luanda e Benfica, Carlos César Araújo, para representar Angola na 39ª Volta ao Algarve em Bicicleta, de 14 a 17 deste mês. Tem 22 anos e começou a praticar a modalidade em 2004 pela mão do então treinador do Santos Futebol Clube, Zeferino Ladislau. “Naquela altura atrevi-me a acompanhar o treino da equipa principal de ciclismo do Santos FC sob o comando do treinador Zeferino Ladislau, até ao quilómetro 30 em Viana, com uma bicicleta amadora que me foi oferecida pela Federação Angolana de Ciclismo (FACI) em 2004 e a partir daí fiquei naquela formação”, contou.

Em 2007 foi convocado para integrar a Selecção Nacional que disputou o Mundial do Grupo B na Cidade do Cabo, mas não participou por ser de menor idade, não tendo ainda na altura completado 18 anos, idade mínima para participar numa competição do género, na categoria de sub-23, frisou. “No período entre a minha entrada no Santos FC e a convocatória da selecção participei em quase todos os Grandes Prémios disputados em Luanda, com destaque para os do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e fui igualmente treinado por David Ricardo, que rendeu Zeferino Ladislau no comando da equipa”, revelou. Quando entrou para o ciclismo do Santos Futebol Clube encontrou Pedro Luabo, Nelson Américo, Abel Diogo, entre outros.

PALMARÉS

Marcelino Augusto foi campeão nacional de contra-relógio na categoria de juniores em 2008 e um dos integrantes da equipa de ciclismo do Santos FC que participou na Volta aos Camarões e no Grande Prémio Chantal Bya, também em terras camaronesas em 2009. Em 2010 volta a ser eleito para a equipa principal do Santos FC que participa na primeira edição da Volta do Cacau (São Tomé e Príncipe), que foi vencida pelo penta campeão angolano Igor Silva, actualmente seu colega no Sport Luanda e Benfica e com quem se encontra em “estágio” em Portugal desde o dia 7. “Na edição 2010 da Volta do Cacau fiquei na 5ª posição da classificação geral individual e arrebatei a “camisola branca “ de melhor júnior da prova”, revelou.

Marcelino obteve igualmente dois terceiros lugares nos Campeonatos provinciais de Luanda e sagrou-se vice-campeão provincial de contra-relógio no campeonato provincial de Luanda de 2011/12. Antes de ingressar na equipa das Águias da capital, Marcelino Augusto chegou a reforçar a equipa do Núcleo do Rangel de Paulo Sérgio (Paulo Nick) no Grande Prémio BIC, em Dezembro de 2010. “No princípio de 2011 comecei por representar o Benfica de Luanda no Grande Prémio Nacional ‘Pepino em defesa dos desafios do milénio’, disputado em Fevereiro do mesmo ano em várias provinciais do sul do país (Kwanza-Sul, Benguela, Huambo e Bié.” Pelo Benfica de Luanda, Marcelino Augusto esteve em mais duas edições da Volta do Cacau ( 2011), classificando-se na segunda posição e em 2012 não chegou a concluir a competição devido a um acidente na última etapa, em que quebrou o volante da bicicleta, acabando desqualificado.


POR DENTRO

Nome completo:
Marcelino Amado Augusto
Filiação: Pedro Augusto Muhongo e Fátima António Escrivão
Local e data de nascimento: Cabuta (Libolo)
Estado civil: Solteiro
Filhos: Um
Hobbies: Ouvir música
Prato preferido: Bitoque
Bebida: Coco-Piña
Cidade: Libolo
País: Angola
Casa própria: Não
Carro Própria: Não
Sonho: Ser empresário


ZEFERINO EPALANGA

Bateu ao sprint o campeão
para impressionar a namorada


Zeferino Samassingo Epalanga, 18 anos, da Escola David Ricardo, “repescado” para reforçar o Benfica de Luanda no “estágio” que efectua no Algarve (Portugal), foi a grande manchete de capa da edição 3055 do Jornal dos Desportos por ter batido ao sprint o campeão nacional no “Grande Prémio 4 de Fevereiro”, disputado no largo da Independência para saudar a efeméride. O JD soube depois que a “façanha” se deve ao facto da prova ter sido assistida por alguém muito “próximo” do ciclista. “No Grande Prémio 4 de Fevereiro houve uma boa colaboração da equipa, mas senti-me inspirado para dar a “sapatada” na hora certa, para impressionar a minha namorada Alexandra Rodrigues, que se encontrava entre as espectadoras”, confessou.

Epalanga começou a praticar ciclismo em 2008 quando saía da casa da sua tia com uma bicicleta Montana (Todo Terreno) e o técnico
David Ricardo, treinador da equipa do mesmo nome de Viana, o abordou perguntando-lhe se gostava da modalidade e estava interessado em representar a sua equipa. “Aceitei o desafio, que no princípio parecia fácil, mas agora as coisas começam a complicar-se, pois as responsabilidades que adquirimos a cada passo em frente que damos obriga-nos a encarar a nossa actividade como verdadeiros profissionais se quisermos continuar a singrar”, acrescentou.

O ciclista, que foi campeão provincial de contra-relógio na categoria de juniores em 2011, tem agora como ambições vencer o maior número de provas e fazer os seus colegas de equipa vencerem outras tantas em que estiver envolvido. A alcunha de “Renas-Boy” foi-lhe atribuída pelo seu colega Dário António, por ter muita garra e estar sempre disposto a sacrifícios para o bem da equipa. Zeferino Epalanga está a “estagiar” no Algarve com os seus companheiros Igor Silva, Walter da Silva, Cruz Tuto, Dário António, Mário de Carvalho, Marcelino Augusto, Francisco Mateus e Vicente Lelo N´goio, sob comando do ciclista/treinador Carlos César Araújo. O Benfica de Luanda levou ainda a Portugal, numa caravana chefiada por António Prata, o mecânico e António Noé Prata, director administrativo do clube.



BILHETE DE IDENTIDADE

Nome completo: Zeferino Samassingo Epalanga
Filiação: Cornélio Caundi Epalanga e Francisca Catarina Nove Epalanga
Local e data de nascimento: Viana (Luanda), em 20 de Junho de 1994
Namorada: Tenho e chama-se Alexandra Rodrigues
Quantos filhos quer ter: Quatro filhos
Hobbies: Zombar (brincar com os colegas fazendo chacota)
Prato preferido: Arroz e feijão com todos
Bebida: Coca-Cola
Cidade: Paris
País: França
Casa própria: Não
Carro Própria: Não
Sonho: Ser advogado de sucesso
Escola: Estuda no Colégio São Bernardo, na 12ª classe de Ciências Jurídicas.