Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

O campeo dos campees

Sardinha Teixeira - 20 de Agosto, 2011

Jos Antnio de Sousa Saraiva vive para o atletismo

Fotografia: Domingos Cadncia

Como surgiu no atletismo?
Comecei a praticar a modalidade em 1976, no antigo BCR, uma estrutura afecta ao Ministério da Defesa. Comecei a gostar de correr, apaixonei-me e não consegui mais parar de correr. Hoje, ainda corro, mas para manter a forma, pois já completei 53 anos. Mas quero correr enquanto tiver vida. Conte-nos um pouco da sua vida no atletismo. Estou no atletismo a 34 anos e sou treinador do 1º de Agosto. O atletismo, para mim, é tudo na vida. A minha família está em primeiro lugar, mas coloco também o atletismo em primeiro lugar. Às vezes, fico até meses sem passar um fim-de-semana em casa, dedicando todo o meu tempo à modalidade, porque o atletismo é a minha vida.

Acompanha o trabalho que os clubes desenvolvem por todo o país. Qual a sua opinião sobre o estado da modalidade?
O estado da modalidade é positivo. É de realçar que temos treinadores a produzirem bons frutos, em Luanda e na Huíla, com um
especial interesse e enorme satisfação.

Porque o atletismo do 1º de Agosto não tem campeões africanos nas especialidades?
Porque é muito complicado o atleta trabalhar com um indivíduo que não treina sequer um clube no país. Por exemplo, onde já se viu um director técnico de uma federação dirigir uma selecção.

O que é mais difícil ser director ou treinador?
Mais difícil é ser treinador.

O que falta para o atletismo do clube ir para a frente?
Com certeza, são os patrocínios. Aliás, estamos sem patrocínio hoje, mas os responsáveis estão a trabalhar e muito para conseguir um patrocínio para o atletismo o mais rápido possível. Imagine futebol sem patrocínio, é difícil. Agora, atletismo sem patrocínio fica mais difícil ainda.

Porque o atletismo do 1º de Agosto tem muitos atletas de qualidade?
Em primeiro lugar, porque gosto e amo o atletismo e sempre procuro trabalhar com atletas que gostam do atletismo e do clube.

Quem são os atletas campeões?
Em 2010, sagrou-se campeão nacional dos 1500 metros (Luteu Lourenço); campeão do disco (Loth Sukumula); campeão do peso e dardo (José Guimarães); campeão nacional dos 200 metros (Prisca Baltazar). No sector feminino, em 2011, Mukixe sagrou-se campeã dos 100 e 200 metros; campeã dos 100 metros barreiras e salto em comprimento. Por seu turno, a Guilhermina sagrou-se campeã dos 400 metros e dos 4x400 estafetas.

Qual o segredo desse sucesso?
Excelente massa associativa que, embora em pequeno número, nunca deixou de nos apoiar. Queria aproveitar este espaço para agradecer àqueles que, desde a primeira hora, tudo fizeram para que nada faltasse ao seu treinador e atletas. E, por último, fazer um agradecimento público aos atletas que, juntos, fizeram do 1º de Agosto a melhor equipa do campeonato.

Qual é o titulo mais importante da sua vida como treinador?
Quanto mais tempo poder ser o técnico do clube, melhor. É uma honra e satisfação muito grande.

Ser campeão pelo clube do coração, que sabor tem?
É muito difícil explicar por palavras os sentimentos vividos nas pistas. Acima de tudo, foi uma enorme satisfação ver a alegria de todos os elementos desta equipa e da nossa massa associativa, que mereceram estes troféus.

Vai continuar no clube?
A minha vontade é de continuar e apenas estaria disponível para sair se fosse para uma divisão superior e para um clube que me desse as mesmas condições de trabalho ou melhores do que aquelas que o 1º de Agosto me proporciona.

Uma mensagem aos jovens?
Fico muito contente com as pessoas que amam e gostam do atletismo em especial do clube e aconselho a todas as pessoas a praticarem desporto. Se escolherem o atletismo, fico mais feliz ainda, pois, para mim, o atletismo é tudo na minha vida e correr é viver, é qualidade de vida.

Quem é quem

Nome: José António de Sousa Saraiva
Data de nascimento: 3/10/1957
Natural: Moxico
Estado civil: Solteiro
Filhos: (7) sete
Nacionalidade: Angolana
Peso: 82 Kg
Altura: 1,70 cm
Calçado: 41
Função: Treinador do 1º de Agosto
Modalidade: Atletismo
Signo: Balança
Prato preferido: Feijoada
Fuma: Não
Bebida: Água e Coca-Cola
Filmes: Fixão científica
Música: Todos os géneros
Droga: Contra
Melhor país: Angola
Melhor cidade: Luena
Casa própria: Não
Carro: Sim
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Campo/Praia: Campo
Cor: Azul
Religião: Católica
Tempos livres: Viajar pelo interior e fazer novas amizades
Maior sonho: Chegar a uma olímpiadas