O homem que sempre defendeu a saúde e o desporto no rendimento dos atletas

Cirilo da Cruz, como se notabilizou nas rubricas
Fotografia: Jornal dos Desportos
Não chegou a ser desportista de alta competição, mas quem o conhece sabe bem que nunca deixou de ser um acérrimo defensor desta classe de atletas que por estarem sujeitos a muito esforço para atingirem os rendimentos, muitas vezes são considerados sobre-humanos. Trata-se de Manuel Cirilo da Cruz, 47 anos, ou simplesmente Cirilo da Cruz, como se notabilizou nas rubricas “Saúde e Desporto”, com muitas crónicas publicadas neste jornal.
Antigo praticante de futebol sem grandes pergaminhos, até aos 16 anos no Juventude do Mintek da Gabela (Kuanza Sul), Cirilo da Cruz renunciou à prática competitiva para abraçar a formação académica.
“Aquando treinador, estive na participação de Angola nos jogos dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa ( PALOPs) em 1996 na República da Guiné Bissau, tive momentos marcantes na qualidade de seleccionador nacional de Basquetebol feminino de Cabo-verde”, disse o profissional do desporto para justificar que valeu a pena apostar na formação.
Enquanto docente, Cirilo da Cruz, foi prelector do tema “A importância do profissional de Educação física na sociedade” com que abriu em Novembro de 2011, o ciclo de palestras do I Fórum sobre a revitalização da Educação Física e Desporto em Angola. Docente de educação física e desportos desde 1984, trabalhou em Angola, Cabo- Verde, Brasil...
Como treinador, Cirilo da Cruz é da geração de outros profissionais das mais variadas modalidades desportivas praticadas em Angola como, o professor José Kilamba, Arnaldo Chaves, Apolinário Paquete, Romeu Filemon, Claude Constantino, Artur Barros, Beto Garcia, Afonso Paz, Valdemar Cerdeira, Duchan Condic, Jaime Chimalanga, Inácio Olim, e outros”. Cirilo da Cruz, além da formação em Educação Física e Desporto, na especialidade de Basquetebol, tem o grau científico de Educação e pós - graduação em Ciências de treino desportivo.
MOTIVAÇÃO
Contribuir na expansão
de conhecimentos do desporto
Actualmente, Cirilo da Cruz é docente do Instituto Nacional de Educação Fisica (INEF), lecciona a disciplina de Basquetebol. Para o professor de Basquetebol no INEF, como profissional do desporto motiva-o o facto de ser membro da sociedade angolana que contribuiu, para a expansão de conhecimentos para o desenvolvimento do desporto. Na óptica do professor Cirilo da Cruz, “a disponibilidade do Executivo ao desporto em todas as suas vertentes é inquestionável”.
PONTOS FRACOS/FORTES
Modernização dos processos de preparação
De resto, para o profissional do INEF “o quadro do desporto nos escalões de formação carece de modernização dos processos de preparação”.
“Devemos capacitar os técnicos, fundamentalmente os preparadores físicos, sugerir que cada equipa técnica tenha, ao seu lado um preparador físico, um especialista em nutrição desportiva para realizar um trabalho coerente e de acordo com os objectivos planificados”, aconselha ainda o profissional de Educação Física, para melhorar o desporto angolano.
PING –PONG
“Incentivo à generalização
do Hóquei em Patins”
Quais são os verdadeiros ganhos para o País com a realização do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins?
Mobilizar novas infra-estruturas (rodoviárias, aeroportuárias e desportivas); incentivo a generalização da prática desportiva (Hóquei em Patins e Patinagem) e outros desportos de sala.
Qual será o seu contributo para o 41º mundial de Hóquei em Patins que Angola vai realizar?
Dar formação aos técnicos desportivos para que possam ter competências que lhes permitam responder às necessidades actuais do desporto.
A importância deste evento para Angola?
Reveste-se de vários factores desencadeados a partir da grande cadeia de actividades, quer sejam desportivas, sociais ou de outras valências, como infra-estruturais desportivas, emprego, cultura, turismo e outros benefícios sociais, económicos e políticos.
Angola pode vencer o 41º Mundial de Hóquei em Patins?
Não. Porque Angola não tem estrutura mental e física para poder superar as quatro Nações mais fortes do mundo, nomeadamente Espanha, Portugal, Itália e Argentina. Se acontecer é por um mero acaso.
Quais são as possibilidades reais de Angola no 41º Mundial de Hóquei?
Talvez o 5º ou 6º lugar.
Acha que o País consegue responder de forma positiva à organização?
Claro que sim, já albergamos, no caso particular do Hóquei, vários torneios internacionais.
POR DENTRO
Nome completo: Manuel Cirilo da Cruz
Filiação: Cirilo Nascimento da Cruz e Maria da Conceição
Data e local de Nascimento: Aos 12 de Julho de 1965, na Gabela ( Kunaza Sul)
Estado Civil: Solteiro
Filhos: 04.
Peso: 78 Kg
Altura: 1, 70 m
Prato Preferido: Calulu de Peixe com Funge
Bebida: Vinho
O que faz nos tempos livres: Ler e escrever, escutar música e ouvir rádio
Número de Calçado: 42
Clube Preferido: 1º de Agosto.
Cidade: Huambo
País: Angola
Perfume: Faramth
Religião: Católica
Ídolo: Messi
Alguma vez mentiu: Apenas por necessidade
Sonho/ desejo: Ser um treinador de Elite
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos