Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

"O xadrez tem ajudado bastante a moldar a minha personalidade"

Joo Francisco - 24 de Dezembro, 2012

Esperana Caxito, 13 anos, conhecida simplesmente por Pancha, apesar da sua tenra idade, integrou a seleco olmpica feminina que representou Angola na Olimpada de Xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

Esperança Caxito, 13 anos, conhecida simplesmente por Pancha, apesar da sua tenra idade, integrou a selecção olímpica feminina que representou Angola na Olimpíada de Xadrez. Sagrou-se campeã nacional de juvenis de 2012, na prova recentemente disputada em Malange. Estes feitos colocam-na entre as xadrezistas angolanas mais promissoras da actualidade. A xadrezista começou a jogar em 2010, por acaso, quando passeava nos arredores do parque Augusto Ngangula, no Bairro Neves Bendinha. Viu que naquele recinto entravam e saíam muitas crianças de uma sala onde, por curiosidade, também entrou, deparando-se com muitas pessoas da sua idade sentadas defronte de tabuleiros com peças, sentindo a partir daí vontade de fazer o mesmo.

O local é a sede da Escola MACOVI, onde se inscreveu e começou a sua carreira de xadrezista. Adquiriu um invejável palmarés. Basta recordar que se sagrou pela primeira vez campeã nacional de juvenis na prova disputada em Maio deste ano no Namibe, depois de ter participado no seu primeiro Campeonato Nacional em 2011, classificando-se na quinta posição. Pancha foi convocada para a pré-selecção sénior ou absoluta (como se denomina em xadrez) do seu escalão, depois de ter ocupado a sétima posição no respectivo Campeonato Nacional e, em função das suas boas prestações nos torneios internos pré - olímpicos, onde superou as mais directas concorrentes, ficou entre as eleitas do técnico Francisco Andrade, que a integrou na equipa olímpica que representou as cores do País na Olimpíada de Istambul, Turquia.

Em 2010 e 2011, foi seleccionada pela Federação Angolana de Xadrez (FAX) e Escola Macovi para representar o País nos Campeonatos Africanos de Jovens, em Lusaka e Pretória, onde Angola teve uma honrosa participação, trazendo uma medalha de prata da primeira competição em sub-16 e uma de ouro na segunda prova dos sub-14. A jogadora revelou que se inspira na sua ex-colega Sony Rosalina - que agora representa o Grupo Desportivo da EPAL - para obter os melhores resultados nas competições em que participa. “Ela joga bem e acho que é a melhor jogadora de todas nós”, disse com a modéstia que a caracteriza.

MOMENTOS
Vitória no Campeonato Nacional marcou a atleta


Esperança Caxito considera que o seu momento mais feliz foi quando venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional Juvenil. “Senti-me muito feliz, porque foi a primeira vez que vencia uma prova do género”, desabafou a jogadora. Esperança dedica os seus triunfos no xadrez à Escola MACOVI, “pela ajuda que esta instituição continua a dar na aprendizagem do xadrez, que de facto tem ajudado bastante a minha personalidade”, disse. Além de praticar xadrez, onde tem acompanhamento do técnico José João, Esperança Caxito é estudante da 4ª classe, na Escola 6006, no Bairro Neves Bendinha.

PALAVRA DO TÉCNICO
O técnico José João, que tem acompanhado a progressão das jogadoras da Escola MACOVI, desde a iniciação até ao momento em que começam a dar os primeiros frutos, diz que a xadrezista Esperança Caxito é dedicada e disciplina, além de possuir outras qualidades. “Tem perfeito domínio da fase inicial do jogo (abertura), que é indispensável para um bom começo da partida, embora na fase de estruturação (meio jogo) cometa algumas imprecisões. Ela compensa com uma maior concentração nos momentos derradeiros (finais do jogo), o que lhe permite obter bons resultados”, referiu.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Jornal dos Desportos
O que é o xadrez para ti?
Esperança Caxito - É um desporto, um jogo e é uma “ciência”. Ajuda a disciplinar o raciocínio e é uma excelente ferramenta para todos os afazeres, particularmente os escolares.

Quem mais admiras
no xadrez?

O Grande Mestre Russo, Garry Kasparov, e Sony Rosalina, no xadrez angolano feminino.

Quantas horas preparas para um jogo de xadrez?
Quatro horas por dia, excepto sábados e domingos, que são dedicados à prática em torneios e repouso activo (actividades físicas e/ou relacionadas com a modalidade).

Como é que os teus pais reagem em relação ao xadrez?
Reagem bem, incentivam-me e recordam-me que também tenho que dar conta dos meus afazeres escolares

Qual é a mensagem que deixas aos futuros dirigentes da FAX?
Gostava que os dirigentes se empenhassem mais para desenvolver a modalidade, como acontece nos países onde o xadrez é muito forte. Devemos ter muita gente a praticar xadrez em Angola. Só assim é que podemos sonhar ter um Grande Mestre algum dia.

Qual é  seu sentimento por não integrar a selecção nacional que está a disputar o africano de juniores em Tunes(Tunísia)?
Acho que não deviam ter-nos dado esperanças que a Federação não conseguiu cumprir. Primeiro disseram-nos que íamos todas. Depois, apenas duas em, no fim acabaram por levar uma, a Domingas Tavares. Isto não é bom. Evitariam o nosso descontentamento se quando convocaram-nos nos dissessem que apenas iria viajar uma jogadora.

Quais acham que são as possibilidades de Domingas Tavares no Campeonato Africano de Juniores?
Tenho certeza que vai fazer o melhor que estiver ao seu alcance. É preciso ter em conta que estarão em competição as melhores xadrezistas do continente no escalão de juniores e a Domingas Tavares é só a Campeã Nacional de Angola. E, também nem sempre temos a melhor preparação que queremos, atendendo as dificuldades financeiras que a própria Federação atravessa.

Qual é o País que detêm a hegemonia do xadrez feminino em África?
O Egipto, deverá dividir o favoritismo com a África do Sul. As xadrezistas da Zâmbia também se têm destacado muito nos últimos tempos e podem fazer alguma surpresa. 

PERFIL

Nome completo:
Esperança Manuel Caxito
Filiação: Manassa Caxito e Cecília Sumbula
Data e local de nascimento: 14 de Abril de 1999, em Cafunfo (Lunda-Norte)
Irmãos: Três
Altura: 1,57 m
Peso: 42 kg
Filmes: Acção
Calçado: 34
Hobby: Jogar xadrez
Música: House
Cor: Vermelha
Mente: Às vezes
Religião: Testemunha de Jeová