Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Sambila receia época de pouca qualidade

Avelino Umba - 25 de Dezembro, 2016

Jogador sambila aguarda com grande expectativa a abertura das oficinas na segunda-feira visando a nova temporada futebolística

Fotografia: A.Narciso

O momento financeiro que o país atravessa, resultante da baixa do preço de petróleo no mercado internacional, pode levar a que haja uma época menos competitiva. De acordo com Almeida, em entrevista ao Jornal dos Desportos, a actual situação obriga determinados clubes a não realizem o que programaram para a época futebolística.

Segundo ainda o médio central do Progresso do Sambizanga, a época não vai ser fácil para nenhum clube, apesar de uns serem mais fortes que outros em termos administrativos e financeiros.

"Acredito que não será uma época fácil para todos, embora alguns com mais organização e capacidade financeira, mas todos estamos convictos do que nos espera. Todos sabemos que as coisas não estão fáceis. Para tal, temos de trabalhar seriamente para que alcancemos os nossos objectivos com ajuda de Deus" referiu.

Questionado sobre o plantel para a próxima temporada futebolística, o atleta sublinhou que em termos de reforços todos os clubes podem ter bons jogadores.

"Tenho a certeza de que a direcção possa contratar muitos bons reforços. É de louvar o grande esforço do clube, na pessoa do presidente Paixão Júnior, que não mede esforços para ter um bom plantel na próxima época", disse Almeida, que elogiou as contratações de Norberto e René (ex-Progresso da Lunda Sul) e Quibeixa (ex-Interclube). 

O Progresso do Sambizanga inicia o Girabola Zap do próximo ano, no Estádio 11 de Novembro, ao Camama, diante do vice -campeão Petro Atlético de Luanda.

“Prometo bastante
empenho para justificar a renovação”


O médio central José Xavier Fernando, conhecido nas lides futebolísticas por Almeida, vai continuar a defender as cores do Progresso do Sambizanga por mais dois anos. O jogador chegou a acordo com a direcção presidida por Paixão Júnior,  promete muito empenho para ajudar a equipa a concretizar a meta da próxima época, nomeadamente, a obtenção do pódio no Girabola Zap e a conquista da Taça de Angola. 

O experiente atleta assegurou ao Jornal dos Desportos estar satisfeito com o facto de renovar com o clube, por sinal o primeiro que representa, na maior competição do futebol nacional.

"Estou feliz por renovar o vínculo contratual com o Progresso do Sambizanga por mais duas épocas. Prometo muito empenho para ajudar a equipa a materializar os objectivos da nova época, que passam por uma boa classificação no Girabola Zap e a conquista da Taça de Angola, assim como justificar a confiança da direcção em renovar o contrato comigo", disse.

O médio sambila, 23 anos de idade, confessou ao nosso jornal que foi "assediado" por  outros clubes que competem no Girabola Zap, optou por renovar com a formação que o descobriu  para ingressar na maior competição de futebol doméstico.

O período derradeiro da época futebolística anterior, tanto no Campeonato Nacional como na Taça de Angola, foi para o médio central uma maravilha, a julgar pelo potencial demonstrado em nome dos sambilas, que  no seu ponto de vista acabou por convencer  a direcção do clube a prolongar o contrato, por mais dois anos.

Muitas vezes utilizado nos jogos da Taça de Angola, as actuações de Almeida foram preponderantes para a equipa chegar à final , em que foi derrotado pelo Recreativo do Libolo, por duas bolas a uma.

O médio integrou a equipa do Progresso do Sambizanga no início da época,  e no estágio realizado em Windhoek, em que deixou boas impressões nos jogos amistosos com equipas locais e não só, foi um dos jogadores mais regulares do grupo.

As brilhantes exibições, na fase inicial da época, contribuíram muito para que Almeida  ganhasse  notoriedade no meio -campo da formação, na altura treinada por Albano César, substituído por Kito Ribeiro, treinador contratado para comandar os sambilas na época de 2017.

Descoberto numa das edições do Torneio Pausa por um antigo jogador da equipa sambila Salviano Magalhães, por sinal "olheiro" do clube, o jogador adaptou-se rapidamente ao futebol da equipa, e ganhou lugar de destaque entre os concorrentes à titularidade.

Depois da confirmação da continuação do vínculo contratual com os sambilas até 2018, Almeida promete dar  o melhor de si para merecer a confiança da equipa técnica.

"Acredito que a renovação chegou em bom momento.  Estamos no período do defeso, o regresso ao trabalho acontece na segunda-feira, no qual esperamos reencontrar os antigos colegas  e conhecer novos", disse.


JOELHO ESQUERDO
Lesão atrapalha
carreira de Almeida


Uma lesão contraída no joelho direito quando estavam jogadas quatro jornadas  do Campeonato Nacional, concretamente no mês de Março, Almeida lembra com alguma tristeza o momento em que tudo aconteceu, numa altura em que estava a realizar uma excelente época.

A lesão fez que o jogador fosse submetido à uma cirurgia em Windhoek, República da Namíbia, onde a equipa realizou o estágio pré-competitivo da temporada de 2016. Entretanto, a recuperação foi feita na Fisioluanda.

Almeida garante ter pensado no pior da sua carreira,  depois que soube da necessidade de uma cirurgia. O jogador pensou que não fosse possível dar o contributo à equipa, mas a  fé em Deus, tudo se ultrapassou.

Recuperado da lesão, o jovem voltou a dar o contributo em Outubro,  quase na recta final do Girabola Zap, frente ao Recreativo do Libolo com vitória do Progresso do Sambizanga, por 1-0, no Estádio dos Coqueiros, em jogo a contar para a 27ª jornada.

"Foi uma lesão que me tirou para fora dos campos, quase até ao fim do campeonato, pois desde à quarta jornada apenas voltei a jogar com o Libolo  quase no fim do campeonato. Joguei no Torneio Independência e na Taça de Angola", explicou.

A nova temporada no Progresso do Sambizanga começa na segunda -feira, com a apresentação de plantel e da nova equipa técnica, a ser liderada por Kito Ribeiro, em substituição de treinador Albano César, que é aguarda com bastante expectativa. À respeito, Almeida garante empenho para alegrar a massa apoiante sambila.
AU