Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Entrevistas

Trabalho para melhorar o meu tnis

Sardinha Teixeira - 23 de Abril, 2011

Hermenegildo Agnelo professor de Educao Fisica

Fotografia: Paulo Mulaza

Hermenegildo Agnelo fala sobre diversos aspectos do desporto. Na conversa com este desportista, revela-se-nos uma pessoa além do ténis de mesa: um homem culto, tanto na modalidade quanto nas demais áreas do conhecimento. “O meu pai ensinou-me e deu-me um pequeno livro, mas eu não tinha com quem jogar, então, rapidamente decorei todas as partidas que havia no livro. Era um livro muito fininho, devia ter umas 20 partidas”, refere Agnelo, sobre o início da sua paixão pelo ténis de mesa.

Aprendeu a jogar com 10 anos e, logo, se tornou num dos melhores jogadores do bairro onde vivia. Hoje, quer voltar a subir ao pódio, porque já pensa nos próximos compromissos da selecção nacional, como os Panafricanos e os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Foi já convocado e tem dado o seu máximo nos treinos.

Já enfrentou  muitos grandes profissionais. Quais as suas partidas preferidas contra eles?
Cada partida com um grande jogador tem um significado especial, pois não é todos os dias que se tem oportunidade de jogar contra alguém desse nível. Lembro-me daquelas partida de que saí vitorioso, mas, sem dúvida, foram importantes, independentemente dos resultados.

Cite as partidas mais importantes jogadas ao longo da sua carreira.
Levando em conta a importância desportiva, deveria dizer que a mais importante, por enquanto, foi a realizada em 2002, em Joanesburgo, a contar para o campenato africano de jovens, onde me classifiquei em terceiro lugar.

Quais os seus principais títulos?
Fiquei feliz com a de vice-campeão nacional de juniores individual, pois, em 2000, não tinha sido tão bom desportivamente. Foi um bom resultado e um excelente começo do ano.

Como fez para mudar um resultado desfavorável?
Eu luto pelo que acredito, e acredito que posso jogar um melhor ténis. É dessa forma que me tenho comportado em jogo.

Sabe-se que sempre gostou do ténis de mesa, alguma vez pensou em trocar de modalidade?
Sempre gostei da modalidade, sobretudo pelos seus gestores e pela forma como a sociedade reconheçe os meus feitos desportivos. Aliás, o ténis pode ser também uma modalide grande neste país. Nos últimos tempos, o ténis de mesa tem estado a evoluir.

Como é a sua rotina de trabalho?
Divido o meu trabalho entre o ténis de mesa e as aulas de educação física. Nos meus tempos livres, trabalho tentando melhorar o meu ténis.

É também treinador. Fale-nos desse trabalho.
Gosto de dar aulas. Acho que tenho uma didática que me permite passar os meus conhecimentos a outras pessoas e, dessa forma, ajudá-las a melhorar o seu ténis e o seu pensamento.

Quem é quem ...

Nome:
Hermenegildo Agnelo de Sousa Sebastião
Data e nascimento: 24/2/1985
Natural: Luanda
Nacionalidade: Angolano
Peso: 73 Kg
Altura: 1, 72 cm
Clube: UPRA
Prato preferido: Bitoque
Bebida: Sumos
Filmes: Acção
Perfume: Diversos
Música: Semba
Droga: Contra
País: Angola
Casa própria: Não
Esplana ou discoteca: Esplanada