Opinião

18/05/2024 Última atualização 12H45
Opinião

A vez do Morro do Moco

A ligação mais frequente entre as províncias de Luanda e do Huambo é feita por via da Estrada Nacional (EN) número 120, uma rodovia que cruza as margens Norte e Sul do rio Kwanza e constitui um regalo para quem trafega na referida rota, exposto a inúmeras maravilhas que a paisagem natural proporciona.

18/05/2024 Última atualização 12H45
Opinião

A afinidade de Angola com o futebol português

A afinidade de Angola com o futebol português transcende o mero entretenimento. Serve como um canal cultural, aproxima as duas nações. Nos povoados mais remotos de Angola, o fervor por clubes como Sporting e Porto é palpável, ecoando as profundas ligações com Portugal – um laço histórico que molda identidades e alimenta aspirações.

18/05/2024 Última atualização 12H45
Opinião

As campanhas de vacinação e os hábitos reprováveis

Angola registou, recentemente, um caso de poliomielite. Em função disso, iniciou, ontem, uma Campanha Nacional de Vacinação de menores de cinco anos que, em termos concretos, visa dar resposta à ocorrência do referido caso de poliomielite importado de países vizinhos.

17/05/2024 Última atualização 13H25
Opinião

A liberdade de imprensa e o desafio das redes sociais

Nos tempos que correm, na abordagem sobre a importância da liberdade de imprensa na construção da democracia, é incontornável que se fale e se discuta sobre o papel e o impacto das redes sociais na facilitação do acesso à informação por parte do público. Do mesmo modo que com o surgimento da imprensa, entendida em sentido lato, assistimos a uma maior difusão de ideias, de cultura e de conhecimentos, com o aparecimento das redes sociais a divulgação de factos e acontecimentos ganhou outra dimensão.

17/05/2024 Última atualização 13H20
Opinião

Uma só China: um caminho irreversível

Para uma melhor compreensão deste artigo de opinião, afigura-se forçoso um recuo histórico, ainda que telegráfico, à Guerra Civil chinesa, que decorreu entre 1927 e 1949, entre comunistas sob a liderança do Chairman Mao Tsé-Tung, que defendiam uma revolução socialista, o fortalecimento do poder dos trabalhadores e camponeses, contra os nacionalistas sob a liderança de Chiang Kai-Shek, que defendiam a ditadura burguesa do proprietário e capitalismo, onde os primeiros venceram a guerra e os segundos foram forçados a se refugiarem na ilha de Taiwan.

17/05/2024 Última atualização 13H15
Opinião

Kwenda rumo à sustentabilidade e crescimento das famílias

O Programa de Fortalecimento da Proteção Social “Kwenda”, uma iniciativa do Executivo e do Banco Mundial que visa proceder às transferências monetárias às famílias, está a “revolucionar” as comunidades, entre aquelas que constam do ambicioso projecto, proporcionando ferramentas para os agregados familiares saírem da condição de vulnerabilidade.

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Cacimbo e obrigações

O Cacimbo, iniciado, oficialmente, ontem, causou, uma vez mais, aplausos, mas, igualmente, receios em grupos e subgrupos, de várias espécies consoante gostos e necessidades, em qualquer dos casos, sublinhe-se, acentuados nas últimas décadas.

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Chega pra lá tala!

Quando estive no Huambo por mor do Centro Cultural, todas as noites, na suite do hotel aparecia gente para tertúlia. Eram conversas sobre literatura, política, governança local, a escassez de bens de primeira necessidade e nunca faltava, de forma misteriosa, como se tivéssemos medo uns dos outros, sim, a conversa acabava no Tala.

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Início da estação seca

Ontem, quarta-feira, teve início a estação seca, vulgarmente conhecida por Cacimbo, nome dado no nordeste de Angola, para a época que decorre de 15 de Maio a 15 de Agosto. Esta fase do ano é assim chamada por oposição à estação das chuvas que ocorre entre Setembro e Abril.

15/05/2024 Última atualização 08H34
Opinião

Declínio do soft power americano e ascensão chinesa

A forma como os grandes conflitos são resolvidos, como são geridas as grandes tensões ou como determinados países, cujo hard e o soft power acabam por ter neles uma palavra dizer, acaba, também, indicar o poder crescente, estacionário ou decadente que certas potências têm no cenário mundial.

15/05/2024 Última atualização 08H30
Opinião

O acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia

Li no semanário português Expresso: Marcelo Rebelo de Sousa está preocupado com o recente acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia e disse (cito de cor) que quer “muito” conhecê-lo.

15/05/2024 Última atualização 08H27
Opinião

Coesão e solidariedade entre as famílias

A necessidade de as famílias manterem-se coesas, unidas e solidárias entre si radica na experiência que há décadas nos tem provado que os problemas económicos, sociais, culturais, apenas para mencionar estes, são transversais a todos os agregados.